Futebol

01 setembro 2023, 10h42

Festejo dos jogadores do Benfica

André Silva e João Mendes celebram o primeiro golo da vitória sobre o Vizela (2-0)

Num duelo válido para a 4.ª jornada da Liga Betclic, o Benfica recebe às 20h30 deste sábado, 2 de setembro, o Vitória SC, atual líder da prova com nove pontos.

A partida marcada para o Estádio da Luz será a 181.ª entre as duas equipas para todas as competições. A contabilidade desses duelos mostra 125 vitórias para as águias e 30 empates. Na temporada transata (2022/23), o Benfica venceu os minhotos na Catedral por 5-1, com golos de João Mário (autor de um bis), Gonçalo Ramos, Dani Silva (na própria baliza) e António Silva.

O duelo deste sábado, 2 de setembro, colocará frente a frente duas equipas que gostam de ter a bola e a iniciativa de jogo. O Benfica soma 1573 tentativas de passe (85,3% de acerto) contra 1357 do Vitória SC (83,1%), e ambos registam uma posse de bola acima dos 50%: 57,1% para as águias e 52,7% para os minhotos.

Kökcü

A diferença fundamental neste capítulo passa pelo estilo, com o conjunto de Roger Schmidt a mostrar inclinação para um jogo mais apoiado, com 15,1 passes por minuto de posse de bola, enquanto o seu próximo adversário aposta num jogo mais direto: é a equipa com mais passes longos (154) na Liga Betclic.

Somando sete golos em três jogos, as águias colhem os frutos de serem a equipa mais rematadora do Campeonato, com 54 disparos, 38,9% deles enquadrados com a baliza. Já o Vitória SC fica-se pelos 32, com 28,1% deles a atingirem o alvo. O número de toques na bola no interior da área adversária também ilustra a postura mais ofensiva do Benfica: 95 contra 51.

O benfiquista Rafa, com três remates certeiros e uma assistência, é um dos jogadores que mais participam em golos na Liga Betclic, enquanto, do lado minhoto, André Silva, Tiago Silva e João Mendes somam um golo e uma assistência cada um.

Rafa

Com apenas um golo sofrido (melhor registo da competição), o Vitória SC é uma das equipas do Campeonato que menos remates consentem (25). Revelando bons predicados no posicionamento e na pressão, os minhotos têm 149 interceções.

No triunfo do Benfica frente ao Gil Vicente (2-3), Roger Schmidt lançou de início Samuel Soares, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, Kökcü, Di María, João Mário, Rafa e Arthur Cabral.

Por seu lado, na sua estreia ao comando dos vimaranenses, o treinador Paulo Turra apostou num onze montado em 5x3x2 ante o Vizela (2-0). Este foi formado por Bruno Varela, Bruno Gaspar, Villanueva, Manu Silva, Jorge Fernandes, Afonso Freitas, Tomás Händel, João Mendes, Tiago Silva, Jota Silva e André Silva.

A equipa do Vitória SC, recorde-se, foi orientada por Moreno na 1.ª jornada (Estrela da Amadora) e, após a renúncia deste ao cargo, por João Aroso, de forma transitória, na 2.ª ronda (Gil Vicente).

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas