Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal
Lúcio Rocha, Pedro Marques, Diogo Carrera, Afonso Serra e Tomás Colaço contribuíram para o sucesso de Portugal no Campeonato da Europa.
10 setembro 2023, 21h36
Lúcio Rocha: capitão de equipa, melhor marcador e melhor jogador do Europeu
Pedro Marques
Diogo Carrera (12)
Afonso Serra
Tomás Colaço
O começo do jogo decisivo nem foi auspicioso para a equipa das Quinas, que sofreu dois golos de Salas (5' e 6'). A reação portuguesa não tardou: Lúcio Rocha reduziu (10') e Andriy igualou 2-2 em cima do intervalo (20').
No segundo tempo só deu Portugal no marcador: Salas (27') acertou na própria baliza (3-2 aos 27'), Tomás Colaço ampliou aos 36' (4-2), Lúcio Rocha dilatou aos 37' (5-2) e Pedro Santos fechou aos 39' (6-2).
O CONTRIBUTO BENFIQUISTA NO CAMINHO ATÉ À FINAL
Os desempenhos de Diogo Carrera, Lúcio Rocha, Pedro Marques, Afonso Serra e Tomás Colaço, os cinco futsalistas vinculados ao Benfica e convocados para o Europeu, tiveram bastante peso na caminhada nacional, iniciada frente à seleção espanhola, a mesma adversária da final deste domingo.
Na 1.ª jornada do grupo A (França e Croácia eram os outros rivais), a 3 de setembro, o capitão Lúcio Rocha foi aposta no cinco inicial, anotando mesmo um dos golos do triunfo (29') por 5-3.
Tomás Colaço, atleta das águias que, na última temporada, representou a AD Fundão por empréstimo, também esteve em evidência, pois foi lançado no decorrer do jogo, faturando em dose dupla (19' e 36').
Nota ainda para a utilização do guarda-redes Diogo Carrera, Pedro Marques e Afonso Serra na estreia de Portugal no certame.
Seguiu-se o embate com a França, referente à 2.ª jornada, na segunda-feira, 4 de setembro. O triunfo (1-5) possibilitou o apuramento para as meias-finais. Ao intervalo, verificava-se um nulo, mas os contributos de Lúcio Rocha, titular, e de Afonso Serra, autores de dois golos (31' e 32', respetivamente), tiveram influência direta no desfecho do jogo.
Além desta dupla, o selecionador José Luís Mendes recorreu ainda a Diogo Carrera, Tomás Colaço e Pedro Marques.
A fechar a fase de grupos, o pleno de vitórias teve Pedro Marques como jogador-chave. Opção a partir do banco, o futsalista do Benfica fez um hat-trick (19', 29' e 30') no triunfo ante a Croácia (3-4). Neste desafio, realizado na quarta-feira, 6 de setembro, Tomás Colaço integrou o cinco inicial, enquanto Diogo Carrera, Lúcio Rocha e Afonso Serra, que debutaram como suplentes, também somaram minutos.
Já na meia-final, disputada na sexta-feira, 8 de setembro, Portugal mediu forças com a Eslovénia. Mais uma vez, as ações de jogadores encarnados tiveram reflexo no sucesso alcançado. Aos 39', Lúcio Rocha, titular, desfez a igualdade que se verificava (2-2), e deu o triunfo à formação das Quinas (3-2), que assim disputou a sua segunda final consecutiva do Europeu Sub-19. Vindo do banco, aos 10' Tomás Colaço foi o responsável pelo golo inaugural da partida.
Texto: Redação
Fotos: FPF e UEFA
Última atualização: 21 de março de 2024