Futsal

10 setembro 2023, 21h36

Lúcio Rocha: capitão de equipa, melhor marcador e melhor jogador do Europeu

Pedro Marques

Diogo Carrera (12)

Afonso Serra

Tomás Colaço

Pela primeira vez na história, a Seleção Nacional Sub-19 sagrou-se campeã da Europa de futsal, contando para esse sucesso com o forte contributo dos benfiquistas Lúcio Rocha (capitão de equipa, melhor marcador e eleito o melhor jogador da prova), Pedro Marques, Diogo Carrera, Afonso Serra e Tomás Colaço. Na final, Portugal bateu a Espanha por 6-2, neste domingo, 10 de setembro, na Croácia.

O começo do jogo decisivo nem foi auspicioso para a equipa das Quinas, que sofreu dois golos de Salas (5' e 6'). A reação portuguesa não tardou: Lúcio Rocha reduziu (10') e Andriy igualou 2-2 em cima do intervalo (20').

No segundo tempo só deu Portugal no marcador: Salas (27') acertou na própria baliza (3-2 aos 27'), Tomás Colaço ampliou aos 36' (4-2), Lúcio Rocha dilatou aos 37' (5-2) e Pedro Santos fechou aos 39' (6-2).

Lúcio Rocha, Pedro Marques, Diogo Carrera, Afonso Serra e Tomás Colaço

O CONTRIBUTO BENFIQUISTA NO CAMINHO ATÉ À FINAL

Os desempenhos de Diogo Carrera, Lúcio Rocha, Pedro Marques, Afonso Serra e Tomás Colaço, os cinco futsalistas vinculados ao Benfica e convocados para o Europeu, tiveram bastante peso na caminhada nacional, iniciada frente à seleção espanhola, a mesma adversária da final deste domingo.

Na 1.ª jornada do grupo A (França e Croácia eram os outros rivais), a 3 de setembro, o capitão Lúcio Rocha foi aposta no cinco inicial, anotando mesmo um dos golos do triunfo (29') por 5-3.

Tomás Colaço, atleta das águias que, na última temporada, representou a AD Fundão por empréstimo, também esteve em evidência, pois foi lançado no decorrer do jogo, faturando em dose dupla (19' e 36').

Nota ainda para a utilização do guarda-redes Diogo Carrera, Pedro Marques e Afonso Serra na estreia de Portugal no certame.

Seguiu-se o embate com a França, referente à 2.ª jornada, na segunda-feira, 4 de setembro. O triunfo (1-5) possibilitou o apuramento para as meias-finais. Ao intervalo, verificava-se um nulo, mas os contributos de Lúcio Rocha, titular, e de Afonso Serra, autores de dois golos (31' e 32', respetivamente), tiveram influência direta no desfecho do jogo.

Além desta dupla, o selecionador José Luís Mendes recorreu ainda a Diogo Carrera, Tomás Colaço e Pedro Marques.

Pedro Marques

A fechar a fase de grupos, o pleno de vitórias teve Pedro Marques como jogador-chave. Opção a partir do banco, o futsalista do Benfica fez um hat-trick (19', 29' e 30') no triunfo ante a Croácia (3-4). Neste desafio, realizado na quarta-feira, 6 de setembro, Tomás Colaço integrou o cinco inicial, enquanto Diogo Carrera, Lúcio Rocha e Afonso Serra, que debutaram como suplentes, também somaram minutos.

Já na meia-final, disputada na sexta-feira, 8 de setembro, Portugal mediu forças com a Eslovénia. Mais uma vez, as ações de jogadores encarnados tiveram reflexo no sucesso alcançado. Aos 39', Lúcio Rocha, titular, desfez a igualdade que se verificava (2-2), e deu o triunfo à formação das Quinas (3-2), que assim disputou a sua segunda final consecutiva do Europeu Sub-19. Vindo do banco, aos 10' Tomás Colaço foi o responsável pelo golo inaugural da partida.

Seleção Nacional Sub-19 de futsal

Texto: Redação
Fotos: FPF e UEFA
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futsal