Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica perdeu com a Real Sociedad, por 0-1, em jogo da 3.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões.
24 outubro 2023, 23h41
Musa
Confirmada a presença na 4.ª ronda da Taça de Portugal, após triunfo, por 1-4, nos Açores, frente ao Lusitânia, atenções centradas e foco total na Liga dos Campeões.
Duas rondas anteriores menos conseguidas, com as águias a averbarem duas derrotas (0-2, com o Salzburgo, na Luz; 1-0, frente ao Inter de Milão, em Itália), e a 3.ª jornada a surgir com importância redobrada e responsabilidade acrescida... mas não correu nada bem!
Tarde/noite de muita chuva, frio e vento na capital, noite europeia na Catedral, e os Benfiquistas a responderem à chamada do coletivo... porque é mesmo E Pluribus Unum!
Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Jurásek, João Neves, Aursnes, João Mário, Neres, Rafa e Musa foram os eleitos para o onze inicial por Roger Schmidt, numa partida que teve o primeiro sinal de perigo por parte dos forasteiros, com Kubo, aos 7', a rematar ao lado da baliza de Trubin.
A resposta do Benfica não tardou, com dois cantos a colocarem a defensiva basca em alerta, mas sem consequências de maior. Numa fase em que as águias tentavam tomar conta das operações, gritou-se golo na Luz, contudo, e apesar de Musa ter colocado o esférico no fundo das redes, o lance foi anulado devido ao fora de jogo de Rafa.
Parada e resposta, com a bola a rondar as duas balizas, mas sem perigo de maior... Aos 14', Kubo rematou para defesa de Trubin; aos 18', após bom trabalho de Jurásek, Musa errou o alvo... Com os minutos a decorrerem, a Real Sociedad, mais confortável na classificação do Grupo D, colocou o seu futebol em campo, com o Benfica, algo ansioso, a sentir muitas dificuldades nos vários momentos de jogo.
Aos 26', Muñoz rematou e fez a bola passar perto da baliza; aos 29', mais um golo anulado, desta feita à formação espanhola. Méndez, de cabeça, introduziu a bola na baliza, mas o lance foi (corretamente) anulado por fora de jogo do médio da Real Sociedad.
Até ao apito para o descanso, destaque para o remate de meia distância de Otamendi, a tentar sacudir a apatia, contudo, muito por cima da trave, sintomático da desinspiração do coletivo.
Nulo ao intervalo, após uma primeira metade muito complicada para os encarnados: muitos passes falhados, sectores pouco ligados, com os bascos a dominarem os números, a posse de bola e os vetores principais do jogo, como, aliás, assumiu o técnico das águias no final do encontro.
Filme do jogo
Ver mais ›
Reatar, e as águias a subirem ao relvado com duas caras novas: saídas de Musa e João Mário, entradas de Arthur Cabral e Kökcü... era preciso fazer algo mais!
Mas a toada manteve-se e, aos 52', houve uma grande defesa de Trubin a negar o golo a Zubimendi. Aos 57', num rasgo individual, Neres tentou agitar, mas foi sol de pouca dura.
Minuto 59, Roger Schmidt mexeu novamente, desta feita na lateral, com Juan Bernat a entrar para o lugar de Jurásek. E, quando tentava reagir, o Benfica sofreu um golo.
Trabalho de Barrenetxea na esquerda, cruzamento rasteiro para a pequena área, e Méndez a surgir oportuno a rematar para o 0-1 (63'). E a situação não piorou porque o ferro devolveu o remate de Kubo volvidos quatro minutos.
À procura de soluções, mais uma mexida no xadrez (69'), desta feita com a entrada de Tiago Gouveia e a saída de Neres, ele que no minuto anterior proporcionara a Remiro a primeira defesa a um remate enquadrado e perigoso.
Com muitas dificuldades, e sem nunca se encontrar verdadeiramente, é correto afirmar, o Benfica não deixou de acreditar, e, do outro lado, sentindo a ameaça, os jogadores bascos usaram e abusaram de alguns excessos neste período em particular, isto perante a complacência da equipa de arbitragem. João Neves e Tiago Gouveia bem o sentiram na pele, e Elustondo, que deveria ter sido expulso aos 77', ficou em campo...
Já com Chiquinho nas quatro linhas (saída de Bah, aos 81'), Tiago Gouveia, Kökcü e Aursnes tentaram a sorte, mas Remiro, seguro, não permitiu e aguentou a vantagem.
Até ao final, pouco a acrescentar, derrota para o Benfica, por 0-1, numa noite difícil, de desinspiração individual e coletiva, em que tudo o tentado não resultou, perante uma Real Sociedad que foi melhor e justificou os três pontos.
Fechada mais uma ronda de Liga dos Campeões, abre-se agora uma nova janela competitiva na Liga Betclic. Sábado, dia 28 de outubro, às 18h00, o Benfica recebe, no Estádio da Luz, o Casa Pia, em desafio da 9.ª jornada da competição.
A Champions Laegue regressa no dia 8 de novembro, com o Benfica a viajar até San Sebastián para, em jogo da 4.ª jornada do Grupo D, enfrentar a Real Sociedad (17h45).
Texto: Sónia Antunes
Fotos: João Paulo Trindade e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024