Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Na quarta-feira, 25 de outubro, foram revelados os 20 integrantes do Mural dos Campeões no âmbito das comemorações do 20.º aniversário do Estádio da Luz.
26 outubro 2023, 14h35
Panorâmica do Mural dos Campeões
Casa é onde está o coração, e desde 25 de outubro de 2003 que o dos Benfiquistas bate mais forte quando entra no novo Estádio da Luz.
O 20.º aniversário do ninho das águias foi devidamente assinalado com uma cerimónia que despertou uma panóplia de sentimentos e emoções de quem nela participou.
MENSAGEM DE LUISÃO
Com uma cara nova em comparação com aquela que 65 mil pessoas puderam vislumbrar no jogo de inauguração, disputado frente aos uruguaios do Nacional de Montevideu, o recinto recentemente modernizado trajou-se de gala para a revelação do Mural dos Campeões.
O jornal O Benfica acompanhou todos os passos e deixa-lhe, nas próximas linhas, a reportagem de mais um dia de grande orgulho e fervor clubístico.
O Museu Benfica – Cosme Damião foi palco do primeiro ato da cerimónia. Os convidados, onde se destacavam vários elementos da Direção e glórias do Clube, não escondiam a sua expectativa pela inauguração da exposição Chão Sagrado: 20 Anos da Nova Catedral, que revisita 20 momentos marcantes da vida da casa de todos os Benfiquistas, desde a ideia inicial para a sua construção.
MENSAGEM DE AIMAR
O relógio assinalava 19h04, em ponto, quando o Presidente, Rui Costa, abriu a porta a um conteúdo que estava guardado no segredo dos deuses.
Convidando todos os presentes a desfrutarem da exposição, o líder das águias demorou-se no local dedicado ao jogo que marcou o encerramento da sua carreira enquanto jogador, devidamente ornamentado com o par de chuteiras utilizado frente ao Vitória FC, em 11 de maio de 2008. "Lembro-me bem desse momento", disse.
MENSAGEM DE RÚBEN DIAS
Por entre imagens e objetos alusivos aos grandes eventos internacionais realizados na Nova Luz, como a final do Europeu 2004, as duas finais da Liga dos Campeões e os concertos de Ed Sheeran, pontuavam, também, momentos de grande sucesso desportivo da equipa de futebol profissional.
Campeões em 2005 e 2014, os sorridentes Bruno Aguiar e Sílvio, respetivamente, indicaram as suas posições nas fotografias das comemorações do 31º e 33.º títulos do Benfica.
Mas nem só de júbilo se fez a história da nova Luz, com as imagens das cerimónias fúnebres de Eusébio e Chalana a despertarem sentidas saudades de duas das grandes figuras da gloriosa história do Benfica
MENSAGEM DE DI MARÍA
PORTA 17 COM VISTA PARA OS 20 MAGNÍFICOS
À cerimónia no Museu seguiu-se a entrada da comitiva no Estádio da Luz. Decorado a preceito para a ocasião, com o 20.º aniversário inscrito nos LED e uma lista de músicas que embalaram os adeptos de 2003 a 2023, o recinto recebeu 10 dos 20 eleitos para o Mural dos Campeões.
Numa das bancadas, Luisão, Nuno Gomes, Simão, Di María, André Almeida, Rafa, Gaitán, Jonas e Cardozo foram efusivamente cumprimentados por Rui Costa, que não escondeu a alegria por rever o paraguaio, melhor marcador estrangeiro da história do Benfica, com quem ainda partilhou balneário, na temporada 2007/08.
MENSAGEM DE GARAY
Ultrapassados os abraços, o grupo dirigiu-se à porta 17, que, a partir da última quarta-feira, dia 25, passou a ter uma vista privilegiada para o Mural dos Campeões.
Às 19h34, com o auxílio de Luisão e Cardozo, o Presidente descerrou o pano encarnado ornamentado pelo símbolo do Benfica, e ficaram à vista as fotografias dos 20 jogadores escolhidos pelos sócios para ficarem imortalizados no Estádio da Luz, a poucos metros da estátua de Eusébio: Oblak, Ederson, André Almeida, Nélson Semedo, Luisão, Garay, Rúben Dias, Otamendi, Grimaldo, Rui Costa, Aimar, Simão, Di María, Salvio, Gaitán, Rafa, Nuno Gomes, Cardozo, Jonas e João Félix.
MENSAGEM DE JOÃO FÉLIX
A revelação dos eleitos motivou uma sonora ovação, com alguns antigos jogadores, em jeito de brincadeira, a comentarem que tinham sido o... 21.º jogador mais votado.
A chuva obrigou os homenageados a recolherem ao interior do estádio, mas, mal o clima deu uma pequena trégua, procedeu-se à tradicional fotografia de família.
Junto às barreiras de proteção, algumas dezenas de adeptos solicitaram fotografias e autógrafos dos ídolos do passado e do presente.
MENSAGEM DE SALVIO
ESPETÁCULO À FLOR DA RELVA
O terceiro, e derradeiro, ato da comemoração alusiva ao 20.º aniversário da nova Luz ocorreu no relvado, junto ao Túnel das Glórias.
A proximidade dos balneários e o característico cheiro a relva despertaram recordações dos presentes, com alguns a apontarem para locais onde se escreveram capítulos de ouro da história contemporânea do Benfica.
O próprio Presidente não escapou à nostalgia e desafiou quem estava à sua volta a fechar os olhos e a imaginar a emoção de jogar perante as bancadas repletas de adeptos.
MENSAGEM DE NÉLSON SEMEDO
Em mais um momento emotivo da noite, as luzes foram desligadas, e o relvado ficou iluminado apenas pela luz dos ecrãs gigantes, que transmitiram um clip com momentos marcantes da vida da nova Luz.
Os presentes foram, posteriormente, surpreendidos por um momento arrepiante, quando um violinista tocou o Ser Benfiquista na linha de meio-campo, iluminado apenas por um feixe encarnado.
Estava dado o mote para o tradicional corte do bolo de aniversário, com a primeira fatia servida pelo Presidente, Rui Costa, e pelos restantes nove integrantes do Mural dos Campeões que estiveram presentes na cerimónia.
MENSAGEM DE GRIMALDO
O momento foi partilhado com elementos dos órgãos sociais do Clube, antigos jogadores do Benfica, atletas das modalidades e colaboradores, que todos os dias fazem do Estádio da Luz, uma máquina em movimento, mesmo sem o burburinho habitual dos jogos.
Uma família unida na celebração de uma casa que, certamente, continuará a ser palco de grandes glórias.
MENSAGEM DE EDERSON
ENORME ORGULHO PELO RECONHECIMENTO
Orgulhosos e cientes da responsabilidade de ocuparem um lugar de destaque na casa de todos os Benfiquistas. Foi este o tónico das reações de alguns dos eleitos pelos sócios para o recém-inaugurado Mural dos Campeões, que também partilharam algumas das suas memórias prediletas dos tempos vividos no recinto inaugurado em 25 de outubro de 2003.
Uns celebraram a eleição no Estádio da Luz, enquanto os que não puderam estar na cerimónia fizeram questão de enviar mensagens alusivas à sua presença no novo ex-líbris do ninho das águias.
MENSAGEM DE NUNO GOMES
E nada como começar pelo autor do primeiro golo da Nova Catedral. Em declarações aos jornalistas, Nuno Gomes não se cingiu ao passado e deixou rasgados elogios à nova imagem do recinto.
"Ficam muitas boas memórias deste estádio grandioso, que significa muito para os Benfiquistas. E é preciso dizer que está cada vez mais bonito", sublinhou o antigo avançado.
Tal como Nuno Gomes, André Almeida também teve o privilégio de envergar a braçadeira de capitão na Luz e não esqueceu o apoio que sempre recebeu das bancadas: "Estou muito orgulhoso por ser escolhido pelos Benfiquistas. Sinto-me um privilegiado por estar no Mural."
MENSAGEM DE CARDOZO
Presentes na cerimónia, o primeiro e o segundo melhores marcadores estrangeiros do Benfica também usaram da palavra para partilharem os seus sentimentos.
"Passámos por muita coisa neste estádio. Esta homenagem é um orgulho para mim e para a minha família. Estou muito agradecido pelo carinho de sempre", afirmou Cardozo, que, aos 40 anos, ainda continua a balançar as redes pelo Libertad: chegou aos 400 golos na carreira, no passado dia 21 de outubro.
Por seu lado, Jonas destacou as saudades que sente de espalhar magia no relvado da Luz. "Este estádio é único. Amava jogar na Luz. Voltar a casa é especial, e tenho muitas saudades. Torço sempre pelo Clube", disse.
MENSAGEM DE JONAS
Cirúrgico, à semelhança dos passes teleguiados que tantos golos valeram, Gaitán recordou os dois jogos que mais o marcaram: a vitória sobre o FC Porto por 2-0 no primeiro jogo após a morte de Eusébio, onde todos os jogadores utilizaram camisolas com o nome do Rei, e o triunfo por 4-1 sobre o Nacional, a última partida que o argentino disputou na Luz.
"Felizmente, fomos campeões, e guardo esses momentos para sempre", comentou o antigo médio/extremo, aludindo aos títulos de 2013/14 e 2015/16.
MENSAGEM DE ANDRÉ ALMEIDA
Este artigo faz parte da edição de 27 de outubro do jornal O Benfica
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 2 de abril de 2025