Futebol Formação

17 dezembro 2023, 18h56

Gerson Sousa

Gerson Sousa

RESUMO DO JOGO

O Benfica B deixou neste domingo, 17 de dezembro, escapar dois pontos no final do jogo e ficou-se por um empate no Benfica Campus (1-1) diante do Tondela, em partida válida para a 14.ª jornada da Liga 2.

Vinda de uma vitória sobre o Nacional (2-1), a equipa de Nélson Veríssimo agarrou o controlo do jogo desde o apito inicial, mas não conseguiu criar grandes oportunidades junto à baliza defendida por Ricardo Silva, na primeira meia hora.

Com o intervalo a aproximar-se, as arrancadas de Gerson Sousa deram o mote para mais chegadas à área adversária. Aos 33', Gilson Benchimol finalizou uma bela jogada coletiva com um remate às malhas laterais, e, aos 45'+1', Gustavo Marques, de cabeça, obrigou o guardião do Tondela a uma defesa apertada.

Festejo do golo

No regresso do intervalo, o Benfica B continuou a carregar em busca do golo e conseguiu abrir o ativo, aos 50'. Na sequência de um cruzamento de régua e esquadro de João Tomé, Pedro Santos surgiu bem na área e cabeceou colocado para o 1-0.

Galvanizada pelo golo, a equipa encarnada continuou o cerco à área do Tondela e, aos 54', nem o árbitro nem o VAR conseguiram descortinar uma falta merecedora de penálti de Ceitil sobre João Rego no interior da área beirã.

Lenny Lacroix

Reforçado pelas substituições operadas por Tozé Marreco, que refrescaram a equipa, o Tondela cresceu na partida e, aos 67', Roberto deixou um primeiro aviso, rematando por cima em boa posição. Nélson Veríssimo também recorreu ao banco para dar outra energia às águias, mas só por uma vez a equipa conseguiu libertar-se do colete de forças beirão com relativo perigo: aos 89', Gustavo Varela irrompeu pela área, mas rematou ao lado.

No minuto seguinte, Pedro Maranhão fugiu pelo lado direito na sequência de uma perda de bola do Benfica B e cruzou para Roberto, que surgiu entre João Tomé e Gustavo Marques para cabecear com êxito. 1-1 no marcador e um sentimento de frustração no Benfica Campus pela perda de dois pontos ao cair do pano.

Na próxima jornada, a 15.ª da Liga 2, o Benfica B visita o Paços de Ferreira. A partida será disputada a partir das 14h00 do dia 30 de dezembro.

Nelson Veríssimo

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "É um jogo em que ficamos com o sentimento de perda de dois pontos. Teve duas partes diferentes, eu diria que a primeira foi até ao minuto 60/70, em que nós, sem criarmos grandes oportunidades de golo, tivemos sempre o controlo do jogo. Não fomos muito objetivos quando chegámos ao último terço, ainda assim controlámos o jogo e acabámos por chegar à vantagem, com mérito. A equipa continuou a dividir e a controlar o jogo, a certa altura sentimos necessidade de começar a mexer, a refrescar as peças na frente, porque era expectável que o Tondela começasse a ter um jogo mais vertical, na perspetiva de nos encostar mais atrás. E a partir daí, por demérito nosso, não tivemos capacidade de ter bola, e isso fez com que o Tondela criasse situações de cruzamentos e de remates à baliza. O adversário acreditou que poderia chegar ao golo do empate e conseguiu. Somámos um ponto na nossa luta, mas, na minha opinião, perdemos dois pontos por demérito nosso."

Pedro Santos

Pedro Santos (avançado do Benfica B, Homem do Jogo): "É sempre gratificante receber um prémio destes. Tentei ajudar a equipa ao máximo, mas não conseguimos levar os três pontos. Acabámos por sofrer um golo nos 90 minutos e custa sempre empatar um jogo assim. Fomos superiores durante o jogo todo. Houve poucas oportunidades, nós entrámos muito bem na segunda parte e conseguimos fazer um golo, mas depois nos últimos minutos o Tondela marcou e não conseguimos ficar com os três pontos. Temos de continuar a trabalhar."

Vénia dos jogadores aos adeptos

Benfica B-Tondela
1-1
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica B
Leo Kokubo, João Tomé, Gustavo Marques, Lenny Lacroix, Rafael Rodrigues (Francisco Domingues, 75'), Diogo Prioste (Zan Jevsenak, 84'), Nuno Félix, Pedro Santos, João Rego (António Muanza, 71'), Gerson Sousa (José Marques, 75') e Gilson Benchimol (Gustavo Varela, 71')
Suplentes
Ricardo Ribeiro, Francisco Domingues (75'), Adrian Bajrami, Zan Jevsenak (84'), António Muanza (71'), Rafael Luís, Hugo Félix, José Marques (75') e Gustavo Varela (71')
Onze do Tondela
Ricardo Silva, Bebeto, Abdoulaye Ba, Ricardo Alves, Lucas Barros, Cícero (André Ceitil, 45'+5'; Pedro Maranhão, 72'), Hélder Tavares (António Xavier, 59'), Yaya Sithole (Costinha, 59'), Rui Gomes (Cuba, 72'), Luan Farias e Roberto
Suplentes
Léo, Lucas Mezenga, Tiago Almeida, André Ceitil (45'+5'), Costinha (59'), António Xavier (59'), Cuba (72'), Pedro Maranhão (72') e Daniel dos Anjos
Ao intervalo 0-0
Golos
Benfica: Pedro Santos (50'); Tondela: Roberto (90')
Boletim clínico
Pedro Souza (lesão muscular do adutor da coxa direita); Filipe Cruz (entorse do joelho esquerdo com lesão menisco-ligamentar); Joshua Wynder (síndrome pubálgico); Henrique Pereira (lesão muscular da coxa direita); Cauê Santos (concussão cerebral)

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação