Futebol Formação

30 dezembro 2023, 18h58

Paços de Ferreira-Benfica

Gilson Benchimol bisou na partida

RESUMO DO JOGO

Liga 2
15.ª Jornada
RESULTADO FINAL
INT: 2-2
Paços de Ferreira 2
Benfica 2
Marcadores
Matchoi 4'
Brian Cipenga 24'
Gilson Benchimol 14'
Gilson Benchimol 30'

A equipa B do Benfica empatou (2-2) com o Paços de Ferreira neste sábado, 30 de dezembro, no Estádio Capital do Móvel, em desafio da 15.ª jornada da Liga 2.

Num início de jogo frenético, João Rego obrigou Marafona a desviar para canto com um disparo potente de fora da área. Contudo, no lance seguinte, aos 3', foram os anfitriões a marcar, por intermédio de Matchoi, que concluiu um veloz contra-ataque (1-0).

Pouco depois, as águias – que contaram com Gustavo Marques, recém-estreante na equipa A, no sector defensivo – voltaram a socorrer-se da meia-distância para tentar ferir os adversários, desta feita com um tiro de Nuno Félix, mas o guarda-redes oponente segurou a dois tempos.

Porém, à passagem do 14.º minuto, os comandados de Nélson Veríssimo conseguiram mesmo empatar. Nas alturas, João Tomé entregou a Gilson Benchimol, que, em esforço na luta com os defesas, rematou para o fundo da baliza (1-1).

Paços de Ferreira-Benfica

Kokubo, face a uma tentativa de longe de Matchoi, também teve de se aplicar para evitar a resposta imediata dos castores, mas nada podia fazer para impedir o tento de Brian Cipenga aos 24', que recolocou a sua equipa na frente com um belo gesto técnico seguido de um preciso remate em arco (2-1).

O ritmo de parada e resposta não abrandava e os benfiquistas conseguiram igualar novamente o duelo à meia hora de jogo. Adrian Bajrami lançou longo para a frente e Gilson Benchimol, beneficiando da saída em falso de Marafona, atirou para a baliza deserta (2-2), bisando no encontro.

Antes do intervalo, houve ainda tempo para Gerson Sousa, de ótima posição, cabecear ligeiramente por cima, Matchoi abanar o ferro da baliza encarnada e o mesmo atleta pacense receber o cartão vermelho direto por entrada imprudente sobre Pedro Santos.

Paços de Ferreira-Benfica

Na segunda metade, a toada mudou significativamente, uma vez que, em desvantagem numérica, o Paços de Ferreira adotou uma postura mais conservadora. Assim, durante a maior parte destes 45 minutos, não se registaram aproximações de perigo às redes, com exceção para os disparos transviados de João Tomé e Rui Fonte, bem como para um cruzamento traiçoeiro de Francisco Domingues, que embateu na barra.

Na reta final, as águias atacaram com maior intensidade e frequência. No entanto, as tentativas de Gilson Benchimol, Gerson Sousa e Rafael Luís foram sustidas pelo guarda-redes adversário, e João Rego errou o alvo. Deste modo, o placar não se voltou a alterar e houve mesmo divisão de pontos no Estádio Capital do Móvel.

Na próxima jornada da Liga 2, a 16.ª, o Benfica recebe o Belenenses, no Campo n.º 1 do Benfica Campus, num embate agendado para as 15h30 de sábado, 6 de janeiro.

Paços de Ferreira-Benfica

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica): "Assistimos a um bom jogo, aberto, as duas equipas queriam ganhar o jogo. O Paços criou-nos muitos problemas, porque também teve essa mentalidade de procurar ganhar o jogo, é muito forte em casa. Começámos em desvantagem muito cedo num golo que não podemos sofrer, numa saída em transição num canto. Ainda assim, mais uma vez, a equipa demonstrou caráter, atitude, demonstrou que tem capacidade para ir à procura do resultado, e foi isso que aconteceu. Fizemos o golo do empate, voltámos a sofrer o segundo golo numa situação de um contra um, e depois um grande golo do jogador do Paços. Tivemos de correr atrás do prejuízo. A partir do momento em que o Paços joga com menos um, naturalmente adota outra estratégia, mas, ainda assim, sentimos a necessidade de manter a equipa sempre equilibrada, porque sabíamos que o Paços ia procurar saídas em transição. A nossa perspetiva foi de refrescar, mas sempre com o intuito de procurar o golo da vitória, que podia ter acontecido."

Paços de Ferreira-Benfica

Gilson Benchimol (avançado do Benfica, Homem do Jogo): "Demos tudo em campo, trabalhámos imenso em busca da vitória. A primeira parte foi muito dividida, ambas as equipas a criarem oportunidades e a jogarem muito bem. Já na segunda parte, devido à expulsão, estivemos claramente por cima, mas, mesmo assim, eles ainda tiveram uma ou outra oportunidade. A segunda parte foi de sacrifício e luta para tentar ir buscar a vitória. Este prémio [Homem do Jogo] é claramente o esforço de toda a equipa, porque sem ela não o receberia."

Rafael Rodrigues (defesa do Benfica): "Foi um resultado justo. A cair para algum lado, seria para nós, criámos mais oportunidades devido à expulsão. Devíamos ter criado mais oportunidades na segunda parte, arriscado um pouco mais, foi isso que nos faltou."

Paços de Ferreira-Benfica

Paços de Ferreira-Benfica B
2-2
Estádio Capital do Móvel
Onze do Benfica B
Kokubo, João Tomé (Zan Jevsenak, 67'), Gustavo Marques (Lenny Lacroix, 76'), Adrian Bajrami, Rafael Rodrigues (Francisco Domingues, 60'), Nuno Félix (Rafael Luís, 60'), Diogo Prioste, João Rego, Gerson Sousa, Pedro Santos (Hugo Félix, 76') e Gilson Benchimol
Suplentes
Ricardo Ribeiro, Lenny Lacroix (76'), Francisco Domingues (60'), Zan Jevsenak (67'), Rafael Luís (60'), António Muanza, Hugo Félix (76'), José Marques e Cauê Santos
Onze do Paços de Ferreira
Marafona, Pedro Ganchas, Welton Júnior (Costinha, 88'), Matchoi (expulso aos 44'), Simão Rocha, Rui Fonte (Miguel Moreno, 77'), Luiz Carlos, Ferigra, Gorby (Tiago Ribeiro, 87'), Jójó e Brian Cipenga
Suplentes
Zé Pedro, Ícaro Silva, Antunes, Miguel Moreno (77'), Marcos Paulo, Tiago Ribeiro (87'), Luís Bastos, Josué Chibozo e Costinha (88')
Ao intervalo 2-2
Golos
Benfica: Gilson Benchimol (14' e 30'); Paços de Ferreira: Matchoi (4') e Brian Cipenga (24')
Boletim clínico
Filipe Cruz (status pós-ligamentoplastia do cruzado anterior do joelho esquerdo); Joshua Wynder (síndrome pubálgico); e Henrique Pereira (lesão muscular da coxa direita)

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Liga Portugal e SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação