Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
As águias procuram a 6.ª vitória consecutiva na competição e estão invencíveis há 17 jornadas consecutivas. Será o jogo 39 entre os dois emblemas.
27 janeiro 2024, 11h55
Festejo dos jogadores do Benfica
O triunfo na 18.ª jornada, no Estádio da Luz, frente ao Boavista (2-0), manteve os comandados de Roger Schmidt em duas rotas paralelas no que ao sucesso diz respeito. Por um lado, o Benfica detém um registo de cinco vitórias consecutivas no Campeonato, por outro, a invencibilidade na prova perdura há 17 jornadas.
O Estrela da Amadora, por sua vez, atravessa um ciclo de cinco jogos sem vencer, e o último encontro em que conseguiu amealhar os três pontos foi precisamente na receção ao Boavista, a 10 de dezembro de 2023, em que venceu por 3-1. A formação da Reboleira, na presente temporada 2023/24, foi derrotada na deslocação ao Estádio da Luz (2-0), na 2.ª jornada do Campeonato.
Benfica e Estrela da Amadora já se defrontaram 38 vezes, 33 das quais para o Campeonato, com os encarnados a vencerem 26 (79%) e a empatarem cinco (15%). No Estádio José Gomes, para a Liga, as águias triunfaram em 11 dos 16 jogos disputados (69%) e empataram três (19%).
As diferenças entre as duas equipas nos vários parâmetros do jogo coloca-as, em diversos aspetos, em pontos opostos no que ao registo estatístico na competição diz respeito, como está plasmado na plataforma Wyscout, antes do início da 19.ª ronda.
Centrando a atenção no ataque, o Benfica destaca-se como a formação mais rematadora da prova (310 remates e 40,6% de acerto no alvo contra 171 remates e 28,1% de acerto). Os tricolores são mesmo a equipa que menos eficácia tem entre as que estão a competir. As águias são ainda o conjunto que mais remata fora da área (111 remates contra 77).
Ainda no ataque, o Benfica é a equipa que mais ações de um contra um efetua (645 contra 427), a segunda que mais cruza (342 contra 253), e a que mais toques dá na área contrária (519 contra 281). Os encarnados surgem como a 3.ª formação com o melhor ataque (37 golos), enquanto os comandados de Sérgio Vieira estão no grupo dos ataques que menos concretizam, com 18 golos, a par de Famalicão, Portimonense, Vizela e Chaves.
Ao nível do passe as diferenças são igualmente substanciais. O Benfica foi a equipa que mais passes fez, até ao momento, na prova (9889 e um acerto de 86,3% contra 6830 e 79,5% de êxito), apresentando 58,3% de posse de bola contra 46,5% do próximo oponente, isto em termos médios.
Na defesa, os homens de Roger Schmidt constituem-se como a melhor defesa da competição (11 golos sofridos contra 27), permitiram 182 remates contra 245 do Estrela da Amadora, surgem como a 3.ª formação que participa em mais duelos defensivos (1268 contra 1161) e a que maior percentagem de êxito tem (61,4% contra 57,8%).
Individualmente, Rafa é o jogador com mais assistências (9) e o 2.º com mais toques na área (109). Di María o 2.º que mais remata (57) e cruza (87). Kikas e Léo Jabá são os melhores marcadores do Estrela da Amadora na Liga Betclic, com três golos, enquanto Di María é o atleta das águias mais efetivo nessa matéria, com sete golos.
Na vitória frente aos axadrezados por 2-0, na 18.ª jornada da Liga Betclic, Roger Schmidt apresentou um onze inicial formado por Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato, Florentino, Kökcü, Di María, Rafa, João Mário e Arthur Cabral.
O técnico Sérgio Vieira, na derrota (3-0) averbada na deslocação ao terreno do Vitória SC, na derradeira ronda da Liga Betclic, organizou a sua equipa num 3x4x3, com a seguinte formação: Bruno Brígido, Omurwa, Pedro Mendes, Mansur, Hevertton Santos, Pedro Sá, Léo Cordeiro, João Reis, Regis Ndo, Léo Jabá e Ronaldo Tavares. Hervertton Santos foi expulso no embate e não será opção para a receção ao Benfica.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025