Futebol

27 janeiro 2024, 11h55

Equipa do Benfica

Festejo dos jogadores do Benfica

O Benfica retoma a principal prova interna nesta segunda-feira, 29 de janeiro, às 18h45, defrontando o Estrela da Amadora no Estádio José Gomes, em embate referente à 19.ª jornada da Liga Betclic. As águias perseguem a 6.ª vitória consecutiva na competição.

O triunfo na 18.ª jornada, no Estádio da Luz, frente ao Boavista (2-0), manteve os comandados de Roger Schmidt em duas rotas paralelas no que ao sucesso diz respeito. Por um lado, o Benfica detém um registo de cinco vitórias consecutivas no Campeonato, por outro, a invencibilidade na prova perdura há 17 jornadas.

O Estrela da Amadora, por sua vez, atravessa um ciclo de cinco jogos sem vencer, e o último encontro em que conseguiu amealhar os três pontos foi precisamente na receção ao Boavista, a 10 de dezembro de 2023, em que venceu por 3-1. A formação da Reboleira, na presente temporada 2023/24, foi derrotada na deslocação ao Estádio da Luz (2-0), na 2.ª jornada do Campeonato.

Otamendi

Benfica e Estrela da Amadora já se defrontaram 38 vezes, 33 das quais para o Campeonato, com os encarnados a vencerem 26 (79%) e a empatarem cinco (15%). No Estádio José Gomes, para a Liga, as águias triunfaram em 11 dos 16 jogos disputados (69%) e empataram três (19%).

As diferenças entre as duas equipas nos vários parâmetros do jogo coloca-as, em diversos aspetos, em pontos opostos no que ao registo estatístico na competição diz respeito, como está plasmado na plataforma Wyscout, antes do início da 19.ª ronda.

Centrando a atenção no ataque, o Benfica destaca-se como a formação mais rematadora da prova (310 remates e 40,6% de acerto no alvo contra 171 remates e 28,1% de acerto). Os tricolores são mesmo a equipa que menos eficácia tem entre as que estão a competir. As águias são ainda o conjunto que mais remata fora da área (111 remates contra 77).

Rafa

Ainda no ataque, o Benfica é a equipa que mais ações de um contra um efetua (645 contra 427), a segunda que mais cruza (342 contra 253), e a que mais toques dá na área contrária (519 contra 281). Os encarnados surgem como a 3.ª formação com o melhor ataque (37 golos), enquanto os comandados de Sérgio Vieira estão no grupo dos ataques que menos concretizam, com 18 golos, a par de Famalicão, Portimonense, Vizela e Chaves.

Ao nível do passe as diferenças são igualmente substanciais. O Benfica foi a equipa que mais passes fez, até ao momento, na prova (9889 e um acerto de 86,3% contra 6830 e 79,5% de êxito), apresentando 58,3% de posse de bola contra 46,5% do próximo oponente, isto em termos médios.

Na defesa, os homens de Roger Schmidt constituem-se como a melhor defesa da competição (11 golos sofridos contra 27), permitiram 182 remates contra 245 do Estrela da Amadora, surgem como a 3.ª formação que participa em mais duelos defensivos (1268 contra 1161) e a que maior percentagem de êxito tem (61,4% contra 57,8%).

Di María

Individualmente, Rafa é o jogador com mais assistências (9) e o 2.º com mais toques na área (109). Di María o 2.º que mais remata (57) e cruza (87). Kikas e Léo Jabá são os melhores marcadores do Estrela da Amadora na Liga Betclic, com três golos, enquanto Di María é o atleta das águias mais efetivo nessa matéria, com sete golos.

Na vitória frente aos axadrezados por 2-0, na 18.ª jornada da Liga Betclic, Roger Schmidt apresentou um onze inicial formado por Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato, Florentino, Kökcü, Di María, Rafa, João Mário e Arthur Cabral.

O técnico Sérgio Vieira, na derrota (3-0) averbada na deslocação ao terreno do Vitória SC, na derradeira ronda da Liga Betclic, organizou a sua equipa num 3x4x3, com a seguinte formação: Bruno Brígido, Omurwa, Pedro Mendes, Mansur, Hevertton Santos, Pedro Sá, Léo Cordeiro, João Reis, Regis Ndo, Léo Jabá e Ronaldo Tavares. Hervertton Santos foi expulso no embate e não será opção para a receção ao Benfica.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas