Futebol feminino

12 março 2024, 20h13

Champions Benfica

Pauleta

O grande dia aproxima-se. Na terça-feira, 19 de março, às 20h00, no Estádio da Luz, a equipa feminina de futebol do Benfica defronta o Lyon, na 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. É a primeira vez que as Inspiradoras estão nesta fase da competição – primeiro emblema nacional a alcançá-la – e o sonho de chegar mais além mantém-se vivo.

Em roda de Imprensa, nesta terça-feira, 12 de março, no Benfica Campus, Pauleta deu conta do estado de espírito das tricampeãs nacionais. "O grupo está motivado. Sabemos que é a altura das decisões e o grupo está a treinar-se da melhor forma possível. Temos vontade de trabalhar, jogar e dar a nossa melhor versão", disse a centrocampista, uma das capitãs de equipa.

Entre as oito melhores equipas da Europa, depois de ter garantido o apuramento num grupo em que estavam Barcelona, Eintracht Frankfurt e Rosengard, esta é mais uma prova do crescimento das águias.

Champions Benfica

Para Pauleta, uma das jogadoras que representa o Clube desde o nascimento do projeto, ou seja, 2018, o significado de estar nos quartos de final é "gigante".

"Estou no Benfica desde o início, desde a II Divisão e acho que o nosso objetivo foi sempre esse: chegar aos grandes palcos da Europa, e ser a melhor equipa em Portugal", sublinhou a média, que esteve vários meses afastada da competição, a recuperar de lesão.

"Acima de tudo queremos mostrar à Europa que temos qualidade e terça-feira [19 de março] é uma boa oportunidade para isso, para mostrar que o Benfica é uma boa equipa, com qualidade, e que o trabalho feito nos últimos anos tem sido de sucesso."

Sempre com a ambição de querer fazer mais, Pauleta não descarta a ida à final, embora, naturalmente, reconheça, que o Lyon "é uma das melhores equipas da história do futebol feminino". "Sabemos que com o nosso trabalho, empenho e qualidade, podemos fazer frente a qualquer equipa e isso já foi demonstrado com o Barcelona. Em campo são 90 minutos, tudo pode acontecer e vamos com tudo", adiantou, ao falar da 2.ª classificada no ranking da UEFA.

Pela segunda vez, as encarnadas vão jogar para a Champions na Catedral, um fator de motivação adicional. "É muito bom. Todas queremos jogar nos grandes palcos e o Estádio da Luz é um dos grandes estádios do mundo e é uma motivação extra, jogar frente a muitas pessoas. Apelo aos adeptos e a qualquer adepto no futebol feminino em geral, para ir ver o jogo. Vai ser um grande jogo! Dentro de campo podemos mostrar a nossa qualidade, e, de fora, Portugal também pode mostrar que há muito empenho no futebol feminino", sublinhou.

Benfica Fem

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

Mesmo no Benfica Campus, ante o Barcelona, os Benfiquistas compareceram em peso, o que influenciou o desfecho [4-4]. "As bancadas também tiveram um efeito positivo no nosso desempenho. A força dos adeptos é sempre preponderante. Queremos a Luz cheia, um estádio com muitos apoiantes a acreditar no que podemos fazer", reforçou.

Questionada sobre as condições proporcionadas pelas águias, Pauleta não teve dúvidas. Assertiva, a média assumiu que "o Benfica sempre deu o máximo".

"É uma das chaves do projeto. O Benfica sempre deu o que precisamos no momento. Ano após ano, foi melhorando as condições e a vinda para o Seixal demonstrou a grande aposta do Clube no nosso projeto e sempre sem dar um passo maior que a perna. É esse o critério que o Clube teve e continua a ter na gestão do projeto e, com sucesso. Um dos factores mais importantes foi a vinda para o Seixal, tudo está centrado cá, num centro de treinos direcionado para o rendimento no futebol", rematou.

Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino