Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Os encarnados viajam até Rio Maior na 26.ª jornada do Campeonato, no final de um exigente ciclo de 13 jogos em 43 dias.
16 março 2024, 11h57
Equipa do Benfica vem de uma vitória na Liga sobre o Estoril
Com um historial rico nos Campeonatos Regionais de Lisboa, Benfica e Casa Pia vão medir forças apenas pela 6.ª vez em duelos a contar para a Liga. Quatro vitórias e um empate conferem vantagem às águias sobre um adversário que, na 1.ª volta (9.ª jornada), tornou-se numa das duas equipas que conseguiram levar pontos do Estádio da Luz (1-1).
Os 34 pontos que separam os dois conjuntos lisboetas na tabela (61 para as águias e 27 para os gansos) refletem-se, sobretudo, no ataque. Com apenas 23 golos marcados, o próximo adversário do Benfica tem o pior ataque do Campeonato, enquanto a equipa comandada por Roger Schmidt contabiliza 59 tentos.
Um dos parâmetros apresentados pela plataforma Wyscout que ajudam a explicar este fosso é o dos remates. À boleia dos 392 efetuados (43,6% deles enquadrados), o Benfica lidera o pelotão das equipas que disputam a Liga Betclic, enquanto o Casa Pia soma, apenas, 236 (34,7% enquadrados), o segundo pior registo da competição.
Os gansos ocupam, ainda, a última posição do ranking de toques na bola nas áreas adversárias: 274 contra os 652 dos encarnados.
Os extremos também se tocam nos números focados na construção de jogo, os quais, aliados aos do ataque, ilustram a tendência de jogo de ambas as equipas. Líder absoluto do Campeonato ao nível dos passes (13 713) e da eficácia dos mesmos (86,7%), o Benfica demonstra apetência para a circulação de bola e para o controlo, somando, também, 57,8% de posse de bola. Já o Casa Pia, com 8904 passes e uma posse de 44,8%, não tem problemas em dar a iniciativa aos adversários e apostar num jogo direto.
Com 21 golos sofridos, as águias também superam o próximo adversário, que totaliza 38, na defesa da sua baliza. As diferenças são igualmente explícitas ao nível dos duelos defensivos ganhos (60,5% contra 57,2%) e dos duelos aéreos ganhos (44,4% contra 40,8%).
O Benfica chega a este jogo com Rafa na liderança dos golos (12) e das assistências (11) e com o recordista de eficácia da Liga Betclic. Com o remate certeiro na vitória diante do Estoril, o seu quinto no Campeonato, Marcos Leonardo disparou na liderança dos jogadores que menos tempo precisam para balançar as redes: 35,6 minutos.
Nos gansos, Felippe Cardoso e Pablo Roberto, com três golos cada, são as maiores ameaças à baliza encarnada, pois Clayton Silva, que ainda é o melhor marcador da equipa na Liga, com oito remates certeiros, foi negociado para o Vasco da Gama no início deste mês.
No último jogo a contar para a Liga Betclic, que culminou numa vitória por 3-1 sobre o Estoril, Roger Schmidt apostou num onze do Benfica formado por Trubin, Bah, Tomás Araújo, António Silva, Aursnes, Florentino, João Mário, Neres, Kökcü, Tiago Gouveia e Marcos Leonardo.
Por seu lado, Gonçalo Santos alinhou a sua equipa num 3x4x3 com Ricardo Batista, Fernando, Zolotic, Tchamba, Larrazabal, Beni, Pablo Roberto, Leonardo Lelo, Lameiras, Fernando Andrade e Nuno Moreira, na derrota do Casa Pia por 3-1 diante do Estrela da Amadora.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025