Futebol

16 março 2024, 11h57

Benfica

Equipa do Benfica vem de uma vitória na Liga sobre o Estoril

O Benfica enfrenta o Casa Pia às 18h00 deste domingo, 17 de março, no Estádio Municipal de Rio Maior, casa emprestada dos gansos. O duelo da 26.ª jornada da Liga Betclic é o último antes da pausa do Campeonato para os compromissos de seleções e encerra um ciclo exigente de 13 jogos das águias em 43 dias.

Com um historial rico nos Campeonatos Regionais de Lisboa, Benfica e Casa Pia vão medir forças apenas pela 6.ª vez em duelos a contar para a Liga. Quatro vitórias e um empate conferem vantagem às águias sobre um adversário que, na 1.ª volta (9.ª jornada), tornou-se numa das duas equipas que conseguiram levar pontos do Estádio da Luz (1-1).

Bah

Os 34 pontos que separam os dois conjuntos lisboetas na tabela (61 para as águias e 27 para os gansos) refletem-se, sobretudo, no ataque. Com apenas 23 golos marcados, o próximo adversário do Benfica tem o pior ataque do Campeonato, enquanto a equipa comandada por Roger Schmidt contabiliza 59 tentos.

Um dos parâmetros apresentados pela plataforma Wyscout que ajudam a explicar este fosso é o dos remates. À boleia dos 392 efetuados (43,6% deles enquadrados), o Benfica lidera o pelotão das equipas que disputam a Liga Betclic, enquanto o Casa Pia soma, apenas, 236 (34,7% enquadrados), o segundo pior registo da competição.

Os gansos ocupam, ainda, a última posição do ranking de toques na bola nas áreas adversárias: 274 contra os 652 dos encarnados.

Neres

Os extremos também se tocam nos números focados na construção de jogo, os quais, aliados aos do ataque, ilustram a tendência de jogo de ambas as equipas. Líder absoluto do Campeonato ao nível dos passes (13 713) e da eficácia dos mesmos (86,7%), o Benfica demonstra apetência para a circulação de bola e para o controlo, somando, também, 57,8% de posse de bola. Já o Casa Pia, com 8904 passes e uma posse de 44,8%, não tem problemas em dar a iniciativa aos adversários e apostar num jogo direto.

Com 21 golos sofridos, as águias também superam o próximo adversário, que totaliza 38, na defesa da sua baliza. As diferenças são igualmente explícitas ao nível dos duelos defensivos ganhos (60,5% contra 57,2%) e dos duelos aéreos ganhos (44,4% contra 40,8%).

Marcos Leonardo

O Benfica chega a este jogo com Rafa na liderança dos golos (12) e das assistências (11) e com o recordista de eficácia da Liga Betclic. Com o remate certeiro na vitória diante do Estoril, o seu quinto no Campeonato, Marcos Leonardo disparou na liderança dos jogadores que menos tempo precisam para balançar as redes: 35,6 minutos.

Nos gansos, Felippe Cardoso e Pablo Roberto, com três golos cada, são as maiores ameaças à baliza encarnada, pois Clayton Silva, que ainda é o melhor marcador da equipa na Liga, com oito remates certeiros, foi negociado para o Vasco da Gama no início deste mês.

Aursnes

No último jogo a contar para a Liga Betclic, que culminou numa vitória por 3-1 sobre o Estoril, Roger Schmidt apostou num onze do Benfica formado por Trubin, Bah, Tomás Araújo, António Silva, Aursnes, Florentino, João Mário, Neres, Kökcü, Tiago Gouveia e Marcos Leonardo.

Por seu lado, Gonçalo Santos alinhou a sua equipa num 3x4x3 com Ricardo Batista, Fernando, Zolotic, Tchamba, Larrazabal, Beni, Pablo Roberto, Leonardo Lelo, Lameiras, Fernando Andrade e Nuno Moreira, na derrota do Casa Pia por 3-1 diante do Estrela da Amadora.

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas