Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
28 março 2024, 16h08
Roger Schmidt
Na conferência de Imprensa de antevisão, que teve lugar no Benfica Campus, Roger Schmidt destacou que a equipa está em "boa forma" para enfrentar o Chaves, adversário que, em risco de descida de divisão, não tem nada a perder.
À entrada para a fase decisiva da época, o treinador lembrou e enalteceu que os encarnados ainda lutam por três troféus (Liga Betclic, Taça de Portugal e Liga Europa) e foi imperativo. "Depende de nós usarmos esta oportunidade e este momento para acelerarmos o nosso nível de topo em tudo", realçou Roger Schmidt, distinguido com o Galardão Treinador na cerimónia que assinalou os 120 anos do Clube.
"Estamos em boa forma, o primeiro jogo é sempre exigente, mas estamos preparados para o disputar"
Roger Schmidt
Como foi preparar este jogo com o Chaves sem os jogadores que estiveram ao serviço das seleções?
Foi uma típica pausa para as seleções, alguns jogadores estiveram com as suas equipas, e acho que foi uma boa oportunidade para nós, para descansarmos um pouco e, depois, voltarmos a treinar. Fizemo-lo muito bem e estamos contentes por jogar de novo. Jogar em casa depois de uma pausa para as seleções é sempre bom para começar. Os jogadores das equipas nacionais, todos eles, regressaram em boa forma, um pouco cansados, mas sem lesões. Estou contente com isso, é sempre o que mais temo, que tenham lesões. Estamos em boa forma, o primeiro jogo é sempre exigente, mas estamos preparados para o disputar. A fase decisiva da época está a começar, e tudo o que fizemos nos últimos oito ou nove meses desta época foi para estarmos preparados para estas semanas. Temos seis ou sete semanas para jogar, ainda estamos em três competições e é, efetivamente, uma época especial. Quando no final de março ainda podes ganhar três troféus, é uma época muito boa. Depende de nós usarmos esta oportunidade e este momento para acelerarmos o nosso nível de topo em tudo. Assim, tudo é possível. Estamos com essa expectativa. Para amanhã [sexta-feira, 29 de março], com o Chaves, sabemos que é sempre difícil jogar contra esta equipa. Está em perigo de descer de divisão, não tem nada a perder no nosso estádio. É uma boa equipa, tem um bom treinador e nós temos de resolver esta tarefa.
Com que sensações saiu da cerimónia dos 120 anos do Clube?
Na terça-feira [26 de março], a Gala foi espetacular. Dá-nos sempre a sensação de quão grande o Clube é, do amor e da paixão que há. Aprecio sempre ver isso e como o Benfica trata a sua história, antigos jogadores e tudo mais. É sempre especial e estou muito contente por fazer parte disso. Queremos aproveitar a oportunidade para fazer toda a gente à volta do Benfica e no Benfica feliz.
"Jogar em casa depois de uma pausa para as seleções é sempre bom"
Considera a possibilidade de Otamendi e Di María serem poupados neste jogo com o Chaves, antes das duas partidas com o Sporting? Bah está apto?
Claro que poderiam descansar. A pergunta é: "Seria bom para eles descansar?" Ambos os jogadores gostam de jogar consistentemente e com ritmo. Às vezes precisam de descanso, como já dei algumas vezes ao Ángel [Di María], quando fez muitos jogos seguidos e tínhamos grandes jogos pela frente. Por vezes, é inteligente mantê-los fora, mas são ambos jogadores-chave para nós e estão a atuar num nível de topo a época toda. Tenho sempre de fazer uma decisão sobre o que é melhor para nós e para os jogadores. Se estão aptos para jogar a este ritmo? Mostraram-no nos últimos 15 anos. Estão aptos depois dos jogos da seleção para regressar ao Clube e jogar novamente? Também o mostraram nos últimos 15 anos. Não tenho dúvidas de que estão prontos para amanhã [sexta-feira], para jogar. O Alex Bah está bem, ainda temos pequenos problemas de gestão de carga, teve um problema e queremos ter cuidado para que não volte a tê-lo. De momento está bem, foi bom não jogar na seleção, esteva de volta aos treinos e tentámos dar-lhe, no momento certo, descanso. Está pronto para jogar.
Di María viveu há dias um momento conturbado, com ameaças de morte feitas a ele e à sua família. O jogador está a 100 por cento do ponto de vista físico e mental para este jogo e para o resto da temporada?
O que aconteceu com ele e com a sua família mostra o quão louco o mundo é. É um desastre e uma catástrofe que algo assim aconteça. É claro que receber este tipo de mensagens afeta o jogador e o ser humano. Tentamos suportá-lo o melhor que podemos. Ele é suficientemente profissional e experiente para lidar com este tipo de situações, mas é completamente difícil e também raro ter este tipo de situação, especialmente à volta da família. É a pior coisa que pode acontecer, mas falámos sobre isso. Ele tenta viver uma vida normal. É claro que, quando algo assim acontece, há alguns pensamentos na sua cabeça, por isso tentaremos apoiá-lo o melhor que pudermos.
"É altura de todos nós mostrarmos muito boa mentalidade e performance em campo"
No último jogo do Campeonato, disse que um jogador que faça o que o Kökcü fez não pode estar com a equipa. Agora, já falou com ele? Podemos esperar que esteja na equipa neste jogo com o Chaves?
Tal como disse na altura do desafio com o Casa Pia [26.ª jornada], a minha preocupação foi focarmo-nos no jogo. Com esta entrevista, foi melhor deixá-lo fora. Ele voltou hoje [quinta-feira], falámos sobre isso e, na verdade, foi exatamente o que eu esperava. Não era intenção dele criar este barulho e negatividade à volta da nossa equipa. Já disse antes e depois do jogo com o Casa Pia que estou completamente convencido com ele enquanto jogador, em termos de qualidade, e também com o seu caráter. Cometeu um erro, esta entrevista não foi boa para ninguém. Para nós, para ele e para o Benfica, não foi bom, isso é muito claro. Agora, temos de lidar com isso. Mesmo quando os jogadores cometem erros, continuam a ser os meus jogadores, e, por vezes, tenho de apoiá-los em momentos difíceis. É isso que temos de fazer, falámos sobre isso e, agora, é altura de falar em campo. É altura de todos nós, não só ele, mostrarmos muito boa mentalidade e performance em campo. Tudo o que não é bom para nós, que nos pode tirar um pouco o foco, tem de estar de fora. Resolvemos esta situação internamente e é altura de olhar para a frente. Vai estar de regresso à equipa amanhã [sexta-feira].
Kökcü esteve na seleção turca. Sente que o seu papel na seleção é diferente do que tem no Benfica?
Penso que já disse tudo sobre o Orkun [Kökcü]. Seleções nacionais e clubes são sempre diferentes. São jogadores diferentes, diferentes abordagens táticas. Não estou a pensar muito na seleção. Os treinadores das seleções têm as suas ideias, os seus objetivos e têm de usar os jogadores como consideram melhor. Eu estou focado no que acontece aqui, na nossa equipa, não só com o Orkun [Kökcü], mas sim no geral. Os jogadores que vão às seleções gostam de ir porque é uma grande honra para todos. As equipas nacionais estão a preparar-se para as competições de verão... São duas coisas diferentes, e eu estou completamente focado no Clube.
"Tudo o que fizemos nos últimos oito ou nove meses desta época foi para estarmos preparados para estas semanas"
Relativamente a Juan Bernat, que foi visto no treino, vai estar recuperado até final da temporada para dar o seu contributo?
Todos nós, e ele próprio, esperávamos uma temporada diferente. É um jogador muito experiente. Infelizmente, veio com uma pequena lesão, mas recuperou e jogou alguns minutos por nós, em cinco ou seis jogos. Não jogos completos, mas alguns minutos. Desde o final de outubro até à data está lesionado, há já cinco meses. Acho que não é o momento de pensar muito na próxima época, temos de pensar nesta. Ele está a trabalhar arduamente para regressar ao campo. Regressou ao treino com a equipa nesta semana, a primeira vez em cinco meses, está de volta e esperamos que estabilize com a carga, a carga do futebol, e, claro, que tenha um impacto nas últimas seis ou sete semanas. De momento, esta é a situação dele. Está num bom caminho e esperamos que tenha um bom impacto no final da temporada.