Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
No último jogo da época no Estádio da Luz, o Benfica goleou o Arouca por 5-0, em duelo válido para a 33.ª jornada da Liga Betclic.
12 maio 2024, 22h34
Equipa envolve Rafa num abraço no festejo do 4-0
Com Tomás Araújo, Bah, Neres, Arthur Cabral e Marcos Leonardo indisponíveis por motivos físicos, Roger Schmidt lançou um onze formado por Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, João Neves, Di María, João Mário, Kökcü e Rafa.
No derradeiro embate da época 2023/24 no Estádio da Luz, o Arouca entrou afoito e a pressionar alto, mas rapidamente as águias encontraram maneiras de fugir à marcação adversária, e as oportunidades junto da baliza de Arruabarrena surgiram a um ritmo alucinante. Aos 6', Rafa fintou Dabo e rematou em arco por cima, e, um minuto volvido, o camisola 27 ultrapassou Bambu e atirou colocado para grande defesa do guardião uruguaio. No consequente canto, foi João Neves a aquecer as luvas do keeper do Arouca com um forte disparo.
Di María, com um remate por cima (8'), e João Neves, com um cabeceamento travado por Arruabarrena (17'), protagonizaram as seguintes oportunidades, e, aos 22', João Mário acertou no poste direito da baliza do Arouca com um toque subtil, após um grande passe de Rafa.
Adivinhava-se o golo do Benfica, e este chegou aos 24'. Desmarcado por Álvaro Carreras, João Mário invadiu a área pela esquerda e o seu cruzamento foi intercetado por Bambu com o braço direito. Penálti assinalado e o público a "pedir" Rafa na marca dos 11 metros. Porém, o avançado declinou o convite de Di María para pegar na bola e foi o internacional argentino a inaugurar o marcador, enganando Arruabarrena (1-0).
Poucos minutos após uma ovação de pé a Rafa no minuto 27, o número da camisola que utilizou desde a chegada à Luz em 2016, mais um penálti favorável ao Benfica. Lançado por Di María, Kökcü isolou-se perante Arruabarrena e foi carregado em falta dentro da área pelo guardião do Arouca. Uma vez mais, o público gritou o nome de Rafa, mas este manteve a decisão e foi Kökcü a avançar para a marcação e a fazer o 2-0, aos 30'.
Embalado, o conjunto encarnado continuou a bater à porta da área do Arouca, e Rafa mostrou ao público que tinha trunfos reservados na manga. Aos 42', Tiago Esgaio ainda conseguiu tirar o pão da boca do camisola 27 após um cruzamento com conta, peso e medida de Kökcü, mas, segundos depois, as bancadas levantaram-se num salto para celebrar o 3-0. Numa das suas subidas pelo lado direito, Aursnes descobriu Rafa na área e este encheu o pé para desferir um remate sem hipóteses para Arruabarrena. Estava criado o ambiente ideal para um intervalo de emoções fortes.
Bilhetes para o jogo
Convidadas a subir ao relvado, as equipas de futebol feminino, voleibol masculino, basquetebol feminino (todas elas campeãs nacionais) e basquetebol masculino (vencedora da Taça Hugo dos Santos) foram homenageadas, e ainda davam a volta olímpica à Catedral quando o público foi brindado com outro grande momento, aos 46'.
Desde o lado esquerdo, Álvaro Carreras colocou a bola em Rafa. Este, de costas para a baliza, rodou sobre Montero, arrancou pelo corredor central, passou por Weverton e, à saída de Arruabarrena, picou a bola por cima do guardião do Arouca para o 4-0. Um golaço que aumentou para 22 os remates certeiros nesta época, a mais concretizadora de sempre da carreira do avançado. Foi o 94.º tento de Rafa de águia ao peito em partidas oficiais!
Solta e veloz, a equipa do Benfica continuou intratável na busca por mais golos. Aos 49', à boca da baliza, João Mário falhou o desvio ao cruzamento de Aursnes, e, aos 59', Di María balançou as redes com um chapéu perfeito. No entanto, o lance foi invalidado com auxílio do VAR por fora de jogo de Rafa no início da jogada: o avançado estava 37 centímetros adiantado em relação à linha de meio-campo.
Aos 68', já após as entradas de Morato e Tiago Gouveia para os lugares de António Silva e Florentino, o Arouca criou o seu primeiro e único lance de perigo junto da baliza de Trubin: Cristo recebeu a bola em boa posição, mas não lhe acertou bem e esta saiu ao lado. Aos 76', Roger Schmidt voltou a mexer na equipa, trocando Kökcü e Di María por Tengstedt e Rollheiser.
E o impacto do avançado dinamarquês foi imediato. Respondendo a um passe de Rafa a rasgar, o camisola 19 deixou os defesas do Arouca para trás, fintou o guarda-redes adversário e atirou para a baliza vazia, aos 71'. Com uma ampla vantagem no marcador, o Benfica começou a gerir a partida com bola até aos 85', quando as emoções voltaram a tomar conta do Estádio da Luz.
Com o público de pé unido numa enorme ovação, Rafa encaminhou-se para a linha lateral para ser substituído por João Rego, que cumpriu os primeiros minutos pela equipa principal do Benfica. Emocionado, o camisola 27 das águias retribuiu o carinho dos adeptos com aplausos e foi cumprimentado por todos os colegas, equipa técnica e staff antes de se sentar no banco.
De volta à ação no tapete verde, o Benfica ainda dispôs de uma grande oportunidade para chegar ao 6-0. Desmarcado por Tiago Gouveia, Rollheiser ficou cara a cara com Arruabarrena, mas colocou demasiado o remate e a bola saiu a rasar o poste esquerdo, aos 90'+1'. Até ao apito final, João Rego ainda visou a baliza em duas ocasiões (90'+2' e 90'+3'), mas não conseguiu adoçar a estreia com um golo.
Terminada a participação em casa na Liga Betclic, onde o Benfica somou 15 vitórias e dois empates, jogadores e equipa técnica agradeceram o apoio dos adeptos. As contas da competição serão fechadas diante do Rio Ave.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 12 de maio de 2024