Futebol Formação

20 maio 2024, 17h51

17.º Encontro Nacional das Benfica Escolas de Futebol

17.º Encontro Nacional de Benfica Escolas de Futebol

No sábado, 18 de maio, realizou-se, no Complexo Desportivo do Estádio da Luz, o 17.º Encontro Nacional de Benfica Escolas de Futebol, que permitiu que milhares de alunos encarnados praticassem a modalidade no relvado da Catedral.

"O objetivo fundamental acaba por ser os nossos jovens atletas, rapazes e raparigas, poderem ter a oportunidade de jogar onde jogam os heróis, e isso é uma experiência que, todos os anos, tentamos proporcionar", expôs Miguel Reis, coordenador da rede de Benfica Escolas de Futebol, à BTV.

Sob a forma de vídeos reproduzidos ao longo do evento, esses mesmos heróis dirigiram-se aos alunos, apelando para aproveitarem o dia especial.

17.º Encontro Nacional das Benfica Escolas de Futebol

Da equipa principal masculina das águias, ouviram-se as vozes de Morato, Florentino, António Silva, Aursnes e Tiago Gouveia, e, da formação feminina, Carolina Vilão, Beatriz Nogueira, Lara Martins, Amélia Silva, Marta Salvador, Matilde Silva e Daniela Santos também deixaram mensagens, à semelhança dos "bês" Francisco Domingues, João Tomé, Rafael Luís, Filipe Cruz, Diogo Prioste, Rafael Rodrigues, Pedro Santos e Henrique Pereira.

Pedro Mil-Homens, diretor-geral do Benfica Campus, lançou o mote para aquele que foi um dia repleto de futebol, animação e mística, com um vídeo endereçado aos mais de 6000 jovens, com idades compreendidas entre os quatro e os 14 anos, que participaram no evento.

17.º Encontro Nacional das Benfica Escolas de Futebol

"Queria começar por agradecer a todas as Escolas de Futebol que aqui estão, de todo o país, e à organização. Dar uma palavra a quem permitiu que vocês aqui estivessem, os vossos pais, os encarregados de educação. Aqueles que, todos os dias, vos ajudam a chegar à Escola de Futebol e permitem que pratiquem o desporto da vossa paixão. Certamente, foi um dia pensado, imaginado e sonhado, vir jogar e pisar o relvado do Estádio da Luz, portanto é um dia para desfrutar. Que seja um dia à Benfica", almejou.

Das 9h00 às 23h30, foram disputados 1346 jogos – de cerca de 8 minutos e sem resultado, visto que o objetivo era o convívio – em 20 campos, 16 no relvado do Estádio e quatro no campo sintético. Todos os 6310 jovens, integrantes de 631 equipas (mais 29 do que na edição anterior!) e representativos da totalidade das 48 Escolas, jogaram pelo menos quatro jogos e puderam atuar no Estádio.

17.º Encontro Nacional das Benfica Escolas de Futebol

"Temos mais miúdos a participar, porque o projeto está a crescer, e isso acaba por se refletir nos alunos que participam no Encontro Nacional. Neste ano, temos a particularidade de estar a condensar no sábado [18 de maio] o que normalmente acontece em dia e meio, portanto vamos ter mais miudagem durante mais tempo. Também vai ser uma experiência diferente para eles estarem aqui à noite", antecipou Fernando Pinto, diretor de projetos desportivos do Benfica, também em declarações prestadas à BTV.

Fernando Pinto assinalou ainda a "lógica de Benfiquismo em estado puro" que representa "esta forma diferente de ver o Estádio", ou seja, "ter mais gente, neste caso, mais pequenos Benfiquistas, na relva do que na bancada".

17.º Encontro Nacional das Benfica Escolas de Futebol

"Acredito que, para muitos, a experiência do dia já começou há três ou quatro dias, porque, se para nós, que já fazemos há tantos anos, continua a ser um momento especial, particularmente para aqueles que participam pela primeira vez, acredito que seja o dia do ano", acrescentou Fernando Pinto.

O diretor de projetos desportivos do Benfica deu ainda a conhecer um pouco mais da realidade de Benfica Escolas de Futebol e do Encontro Nacional: "Estas Escolas representam, em número total de rapazes e raparigas, já bem acima dos 8000 alunos. Há sempre aqui uma margem de 1500/2000 alunos que acabam por não ter a possibilidade de comparecer. Como temos o privilégio de podermos fazer todos os anos o Encontro Nacional, ao longo da vida deles dentro da Escola de Futebol, têm sempre a possibilidade de passar por cá, normalmente até mais do que uma vez."

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 20 de maio de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação