Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol Formação
A 17.ª edição do evento proporcionou a mais de 6000 jovens a oportunidade de jogar futebol no Estádio da Luz.
20 maio 2024, 17h51
17.º Encontro Nacional de Benfica Escolas de Futebol
"O objetivo fundamental acaba por ser os nossos jovens atletas, rapazes e raparigas, poderem ter a oportunidade de jogar onde jogam os heróis, e isso é uma experiência que, todos os anos, tentamos proporcionar", expôs Miguel Reis, coordenador da rede de Benfica Escolas de Futebol, à BTV.
Sob a forma de vídeos reproduzidos ao longo do evento, esses mesmos heróis dirigiram-se aos alunos, apelando para aproveitarem o dia especial.
Da equipa principal masculina das águias, ouviram-se as vozes de Morato, Florentino, António Silva, Aursnes e Tiago Gouveia, e, da formação feminina, Carolina Vilão, Beatriz Nogueira, Lara Martins, Amélia Silva, Marta Salvador, Matilde Silva e Daniela Santos também deixaram mensagens, à semelhança dos "bês" Francisco Domingues, João Tomé, Rafael Luís, Filipe Cruz, Diogo Prioste, Rafael Rodrigues, Pedro Santos e Henrique Pereira.
Pedro Mil-Homens, diretor-geral do Benfica Campus, lançou o mote para aquele que foi um dia repleto de futebol, animação e mística, com um vídeo endereçado aos mais de 6000 jovens, com idades compreendidas entre os quatro e os 14 anos, que participaram no evento.
"Queria começar por agradecer a todas as Escolas de Futebol que aqui estão, de todo o país, e à organização. Dar uma palavra a quem permitiu que vocês aqui estivessem, os vossos pais, os encarregados de educação. Aqueles que, todos os dias, vos ajudam a chegar à Escola de Futebol e permitem que pratiquem o desporto da vossa paixão. Certamente, foi um dia pensado, imaginado e sonhado, vir jogar e pisar o relvado do Estádio da Luz, portanto é um dia para desfrutar. Que seja um dia à Benfica", almejou.
Das 9h00 às 23h30, foram disputados 1346 jogos – de cerca de 8 minutos e sem resultado, visto que o objetivo era o convívio – em 20 campos, 16 no relvado do Estádio e quatro no campo sintético. Todos os 6310 jovens, integrantes de 631 equipas (mais 29 do que na edição anterior!) e representativos da totalidade das 48 Escolas, jogaram pelo menos quatro jogos e puderam atuar no Estádio.
"Temos mais miúdos a participar, porque o projeto está a crescer, e isso acaba por se refletir nos alunos que participam no Encontro Nacional. Neste ano, temos a particularidade de estar a condensar no sábado [18 de maio] o que normalmente acontece em dia e meio, portanto vamos ter mais miudagem durante mais tempo. Também vai ser uma experiência diferente para eles estarem aqui à noite", antecipou Fernando Pinto, diretor de projetos desportivos do Benfica, também em declarações prestadas à BTV.
Fernando Pinto assinalou ainda a "lógica de Benfiquismo em estado puro" que representa "esta forma diferente de ver o Estádio", ou seja, "ter mais gente, neste caso, mais pequenos Benfiquistas, na relva do que na bancada".
"Acredito que, para muitos, a experiência do dia já começou há três ou quatro dias, porque, se para nós, que já fazemos há tantos anos, continua a ser um momento especial, particularmente para aqueles que participam pela primeira vez, acredito que seja o dia do ano", acrescentou Fernando Pinto.
O diretor de projetos desportivos do Benfica deu ainda a conhecer um pouco mais da realidade de Benfica Escolas de Futebol e do Encontro Nacional: "Estas Escolas representam, em número total de rapazes e raparigas, já bem acima dos 8000 alunos. Há sempre aqui uma margem de 1500/2000 alunos que acabam por não ter a possibilidade de comparecer. Como temos o privilégio de podermos fazer todos os anos o Encontro Nacional, ao longo da vida deles dentro da Escola de Futebol, têm sempre a possibilidade de passar por cá, normalmente até mais do que uma vez."
Texto: Simão Vitorino
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 20 de maio de 2024