Hóquei em Patins Feminino

11 julho 2024, 11h00

Hóquei em patins feminino

Pedro Alegria

Conquistado o histórico e inédito hendecacampeonato, o próximo objetivo da equipa feminina de hóquei em patins do Benfica é o pleno nacional em 2023/24. Para isso, tem de começar por ultrapassar, no sábado, 13 de julho, a partir das 18h00, o Turquel, um adversário "forte" e "aguerrido", na meia-final da final four da Taça de Portugal.

Com o 11.º título nacional consecutivo garantido, as encarnadas procuram agora replicar o sucesso na Taça de Portugal. Com o 10.º troféu seguido do palmarés naquela competição à distância de apenas duas vitórias, a equipa liderada por Paulo Almeida tem, já no sábado, um frente a frente com o Turquel, naquele que será o primeiro passo rumo à última meta da temporada, na qual, além do Campeonato, as águias arrebataram a Supertaça e a Elite Cup, as outras provas domésticas.

"A época já vai longa, já trabalhamos há muito tempo. Na semana passada tivemos um período de grande festa, que culminou com mais um troféu, mais um Campeonato Nacional. Trabalhámos muito para isso", partilhou o treinador adjunto, Pedro Alegria, em declarações à BTV.

Hóquei em patins feminino

Ouça Pedro Alegria

"Neste fim de semana, é uma prova totalmente distinta. É uma meia-final, muito difícil, contra o Turquel. São duas equipas que se conhecem bem, com jogadoras internacionais de ambos dos lados. Estudámos muito o adversário, e elas também nos conhecem. Só com um jogo muito forte da nossa parte conseguiremos vencer um muito aguerrido Turquel", alertou Pedro Alegria.

Com uma motivação extra após o êxito do passado fim de semana, o foco da formação encarnada está agora na Taça de Portugal, a culminar uma "longa" época, na qual Pedro Alegria realça que as jogadoras foram "incansáveis".

"Trabalhámos muito nesta época, que já vai longa, mas queremos muito ganhar a Taça de Portugal. Trabalhámos mesmo muito. Portanto, acho que merecemos. O grupo está de parabéns. Trabalharam muito, as atletas foram incansáveis. Todas as atletas – as que jogaram mais, as que jogaram menos – foram incansáveis para estes objetivos. E estão prontas para isso", garantiu Pedro Alegria.

Hóquei em patins feminino

Ouça Maria Vieira

O Benfica parte para Sesimbra à procura de, no Pavilhão do Grupo Desportivo local, superar um Turquel "muito bem organizado, sobretudo ofensivamente", antecipou a guarda-redes Maria Vieira, que não duvida de que será "um grande jogo de hóquei em patins".

"Tenho em perspetiva uma grande final four. São quatro grandes equipas. Do nosso lado, talvez uma meia-final mais dura entre o Benfica e o Turquel, dois candidatos ao título. Esperamos um Turquel muito bem organizado, uma equipa muito forte, sobretudo ofensivamente. Marcam-nos bastantes golos, é uma coisa que vamos tentar melhorar para este jogo. Sabemos dos pontos fortes e dos pontos menos positivos do Turquel, certamente que eles também saberão os nossos. Vai ser um grande jogo de hóquei em patins, não tenho dúvidas. Estarão em campo duas das melhores equipas, senão as duas melhores equipas do Campeonato Nacional, além do CA Feira. Portanto, jogadoras internacionais, grandes atletas ao mais alto nível. Estamos confiantes e com a certeza de que queremos marcar presença na final de domingo", assegurou a guarda-redes encarnada.

Hóquei em patins feminino

Maria Vieira rejeita favoritismos, lembrando que o Hendeca "pertence ao passado". Agora, vai ter de entrar no rinque um grupo "humilde" e "com os pés bem assentes na terra".

"Favoritos, antes de jogar, não existem. Qualquer uma das quatro equipas [APAC Tojal, AD Sanjoanense, HC Turquel e Benfica] pode ser vencedora desta Taça de Portugal. É a festa da Taça! Se calhar, um bocadinho de favoritismo ao Benfica, por ter sido campeão nacional, mas não nos interessa nada disso. Vamos apanhar uma equipa muito forte, que já empatou connosco algumas vezes, já nos ganhou em penáltis na época passada. Portanto, nós sabemos o que o Turquel vale, sabemos aquilo para que temos de estar preparadas. O Campeonato Nacional, como o nosso treinador diz, já pertence ao passado. Somos uma equipa humilde, com os pés bem assentes na terra, e talvez seja esse um dos segredos para um lugar tão vitorioso como o nosso. Temos de continuar humildes e de pés bem assentes na terra para podermos superar esta grande equipa do Turquel", finalizou Maria Vieira.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 11 de julho de 2024

Patrocinadores Hóquei


Relacionadas