Reportagem

02 agosto 2024, 17h49

Casa Benfica Romont

Casa Benfica Romont

REPORTAGEM

Entre 1 de novembro de 2016 e 20 de julho de 2024, quase ninguém saberá dizer de cabeça quantos dias passaram, mas apostamos que as gentes da Casa Benfica Romont, na Suíça, os sabem de cor, pois foram quase oito anos a desejar que esse dia chegasse, o dia em que a Casa n.º 252 do Clube seria oficialmente inaugurada pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

Finalmente, o momento chegou! E a reportagem do programa da BTV Pelas Casas do Benfica esteve lá, registando todas as emoções de um dia muito desejado.

Frederico Vilaranda, o presidente da Casa Benfica Romont, era naturalmente um homem feliz.

"Estou supercontente, primeiro, com os dirigentes desta Casa, que merecem tudo o que se está a passar hoje, e com todos os sócios que aqui estão a apoiar-nos. Muitos não puderam entrar hoje, mas também são superimportantes. E o que eu vou receber disto tudo é ver estas pessoas todas alegres", contou, momentos antes da chegada de Rui Costa.

Casa Benfica Romont

Quando o Presidente do SLB entrou na sala, foi saudado com o cântico "Eu amo o Benfica", tendo de imediato juntado a sua voz ao coro da multidão, pois esse é um amor de todos.

Depois de um discurso em que destacou as Casas Benfica no estrangeiro como as grandes embaixadoras do Clube além-fronteiras, o Ser Benfiquista foi cantado de forma emotiva.

Falando de emoções, a sócia Patrícia Fonseca terá sido das que mais se deixaram apoderar por estas neste dia. Ela justificou: "Foi muito emotivo, sim. Já todos estamos à espera deste momento há muito tempo, e foi mesmo emocionante. Gostei muito. Para mim, esta Casa representa muita coisa, é mesmo a alegria que a gente passa aqui dentro, é ver os jogos, como uma família… Eu aprendi a gostar muito do Benfica graças a esta Casa, passamos aqui mesmo momentos bonitos. É uma parte da nossa vida aqui, que estamos longe da nossa casa em Portugal."

Casa Benfica Romont

E lá foi ela, mesmo sem pertencer ao staff da Casa, ajudar a servir às mesas, só porque sabe o que isso custa. E porque – arriscamos nós – tem aquele espírito do "um por todos, e todos por um" que define o Clube desde a génese.

Também a vice-presidente da Casa, esposa do presidente e apontada como um dos grandes pilares do sucesso desta embaixada benfiquista, estava plena de felicidade neste dia. Margarida Vilaranda confessou-o ao microfone da BTV: "Muito stress, o dia de hoje, mas estou muito feliz. Casa cheia, está lindo!"

A proximidade com figuras como o Presidente Rui Costa e o vice-presidente Domingos Almeida Lima foi valorizada pelos sócios. "Não é todos os dias que o Presidente sai de Portugal para nos vir ver aqui, além-fronteiras, neste caso na Suíça, então a gente tem de rececionar o Presidente da melhor forma e tentar conviver o melhor possível com ele", considerou Hugo Forte, um desses Benfiquistas. E seguiu-se a corrida às fotos com tão ilustre visita.

Casa Benfica Romont

Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica com o pelouro das Casas, destacou também essa proximidade das direções com os associados. "É extremamente importante estarmos nestes momentos e acompanhar a evolução das Casas do Benfica, quer seja em Portugal, quer seja no estrangeiro."

Ilustrando isto mesmo, Fernando Rocha, presidente da Assembleia Geral da CB Romont, regozijava-se com o momento que estava a viver. "Sete anos à espera disto. Foi um sonho, trabalhámos para isto, para que este sonho fosse alcançado, hoje é a cereja no topo do bolo. Temos aqui o nosso Presidente, temos a imprensa para divulgar mais um bocadinho de onde somos, somos muitos portugueses aqui: 2000 numa povoação de 5000. É o coroar de um trabalho de equipa. É uma coisa que eu gostaria de realçar: o trabalho de equipa daqueles que estiveram aqui desde o início, a sua ajuda foi muito importante, e, apesar de não estarem agora a trabalhar na equipa, sempre que é possível ajudarem-nos, ajudam-nos."

Casa Benfica Romont

Sensibilizado com tudo quanto testemunhou, Rui Costa despediu-se de Romont com o coração cheio: "Está aberta a sala! Aquilo que eu vos peço é que desfrutem, não percam este benfiquismo, que é avassalador. Eu agradeço-vos do fundo do coração. Cheguei emocionado, vou embora emocionado. Estes dias também fazem bem. Obrigado a todos por me terem dado uma noite destas, agradeço-vos a vocês, emigrantes, que estão longe do Estádio da Luz, mas que vivem o Benfica com uma intensidade tremenda, e isto, sim, é o Benfica, e é por isto que todos nós amamos o nosso clube. Obrigado pela vossa dedicação, obrigado pelo vosso apoio ao Clube, têm aqui uma Casa que de certeza que vai festejar muitos títulos do Benfica."

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 8 de agosto de 2024

Relacionadas