Reportagem

23 agosto 2024, 09h30

Casa Benfica Montemor-o-Velho

Casa Benfica Montemor-o-Velho

REPORTAGEM BTV

O Pelas Casas do Benfica, da BTV, testemunhou o Dia das Modalidades organizado pela Casa Benfica Montemor-o-Velho, o qual foi aproveitado para homenagear o antigo atleta do Clube, Vítor Mano.

Além de ser vice-presidente da Casa Benfica Montemor-o-Velho, Carlos Cunha é treinador de canoagem, uma das principais atividades da CB, a número 171 do Clube.

"Foi uma oportunidade no nosso local. Temos o baixo Mondego, com muitos caudais de água, e temos uma pista de canoagem de remo, que é uma pista olímpica", explicou.

O presidente é Pedro Oliveira, que recebeu a equipa da BTV na altura em que esta embaixada celebrou o "Dia das Modalidades", que "consiste" na reunião de "todos os atletas, técnicos e familiares", para "conviver" e "reconhecer" os seus "feitos".

Casa Benfica Montemor-o-Velho

Outro dos treinadores da canoagem é João Silva, que considera esta como "uma grande aposta" da Casa Benfica Montemor-o-Velho. "Uma vez que tinha o curso de treinador, surgiu a hipótese de entrar. Há seis anos, e daí para cá, tem sido sempre a evoluir, ao ponto de termos um atleta que é já campeão nacional, que é o Gabriel", contou.

Este dia tão especial contou com a participação da Junta de Freguesia da Ereira, e Vasco Martins, presidente da mesma, também esteve presente. "Foi-nos lançado este desafio pela CB, e, naturalmente, aceitámos. A CB tem uma grande dinâmica, uma grande importância para o concelho. Nota-se que as pessoas vivem-na com paixão, vivem as modalidades com paixão, tínhamos de nos associar", avaliou.

Casa Benfica Montemor-o-Velho

Nem só de canoagem vive a embaixada n.º 171 do Clube. Além de futsal – em que a equipa de Juvenis foi campeã distrital neste ano; e os Seniores conquistaram a Taça da Liga INATEL –, recentemente foi criada mais uma modalidade, voleibol feminino, que conta já com 34 participantes.

Hugo Almeida é quem orienta a equipa de voleibol feminino, e está na CB desde o início do projeto. "Está a correr muito bem, temos tido vários atletas. Tem sido positivo e tende sempre a crescer", observou.

De treinador para treinador, António Silva é o técnico das equipas de futsal, e expressou um desejo para o futuro: "Que o futsal continue a singrar aqui na Casa Benfica Montemor-o-Velho, é para isso que trabalhamos."

Casa Benfica Montemor-o-Velho

O dia era também de homenagem a Vítor Mano, antigo atleta do Clube. Na impossibilidade deste filho de Carapinheira estar presente, a sua filha, Cátia Mano, deixou umas palavras no seu nome: "Significa para mim o mundo, saber que estão reunidos por minha causa. Não sei se sou merecedor de tudo isto, mas hoje acredito mais nisso, graças a vocês e ao vosso reconhecimento do meu percurso enquanto atleta e, sobretudo, enquanto homem."

Casa Benfica Montemor-o-Velho

Domingo Almeida Lima, vice-presidente do Clube com o pelouro das Casas, não faltou a este dia tão significativo para a Casa Benfica Montemor-o-Velho, e explicou como é que a homenagem a Vítor Mano ganhou vida.

"Normalmente, há uma simbiose entre o Clube e a CB. Neste caso concreto, há uma prioridade da Casa em organizar esta homenagem a este atleta, a um grande símbolo do atletismo do Benfica, e não só, foi um grande desportista. É um exemplo. Em boa hora a CB propôs-nos que se fizesse isto, pois é [uma homenagem] inteiramente merecida", afirmou.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 23 de agosto de 2024

Relacionadas