Voleibol

08 outubro 2024, 13h22

Marcel Matz

Marcel Matz

Na antecâmara do duelo da 1.ª mão dos 32 avos de final da CEV Cup, em que a equipa masculina de voleibol do Benfica vai defrontar o Volley Haasrode Leuven, nesta quarta-feira, 9 de outubro, às 19h30 de Portugal Continental (20h30 locais), no Sportoase Louvain (Bélgica), Marcel Matz perspetivou um jogo "equilibrado".

Oriundo de um "Campeonato nivelado" como o belga, com "menos equipas" do que o português – um tem oito, o outro tem 12 –, o Volley Haasrode Leuven é uma formação que, segundo o treinador encarnado, "tem uma equipa-base".

"Vêm de jogos duros. Três/quatro jogos que analisámos terminaram no 5.º set [negra], e, mesmo tendo jogado um desses jogos com um distribuidor e um oposto diferentes, têm uma equipa-base", analisou o técnico, em declarações à BTV.

Numa avaliação mais detalhada, Marcel Matz descreveu a forma de jogar da formação belga: "Uma equipa que é equilibrada, que joga rápido, que tem bons números nas situações de side out, com uma bola rápida, que nos vai causar dificuldades. Em termos de serviço, dois jogadores com mais risco, outros dois mais controlados, e dois de serviço andorinha, mais ou menos semelhante ao que temos aqui na nossa equipa."

Marcel Matz

Ouça Marcel Matz

Tendo em conta as valências dos dois coletivos, o treinador encarnado espera "um jogo equilibrado e difícil", para o qual o Benfica vai, naturalmente, "com a ideia de ganhar", até para não ficar a "depender" do duelo da 2.ª mão. "Teríamos de vencer o jogo, mais o golden set", avaliou, antes de sublinhar: "Vamos procurar uma vitória, sabendo as dificuldades de jogar com uma boa equipa, que joga rápido."

Nas últimas épocas, o Benfica esteve presente na Liga dos Campeões, sendo esta uma estreia na CEV Cup, prova a "eliminar", que pode permitir maiores ambições a todos os participantes, embora Marcel Matz realce que "nenhuma competição é fácil de vencer".

Marcel Matz

Ouça Marcel Matz

"Qualquer competição europeia conta, atualmente, com os maiores países. Até a Challenge Cup tem equipas italianas e polacas. São competições que mais à frente vão ter equipas de grande qualidade. Mas as eliminatórias dão mais hipóteses para quem tem menos capacidade de se focar no título. Agora apanhamos uns belgas, depois, passando, apanhamos uma equipa de Eslovénia [o Calcit KAMNIK]", observou.

Contudo, o treinador garante que neste momento o "importante" é os encarnados se focarem "na equipa belga", e chamou a atenção para o ambiente que se vai sentir no Sportoase Louvain (Bélgica).

"[O Volley Haasrode Leuven] Tem uma boa capacidade de controlar o jogo. Vai-nos colocar dificuldades na sua casa, querem colocar muitos adeptos dentro do pavilhão. Temos de estar bem focados, com boa capacidade de segurar o ímpeto do adversário. Vai ser desafiante", previu.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 9 de outubro de 2024

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas