Futebol feminino

09 outubro 2024, 12h20

As jogadoras e o staff da equipa feminina de futebol do Benfica juntaram-se às Sub-11 e Sub-13

Nycole Raysla no treino com as Sub-11 e Sub-13 do Clube

Thais Lima na sessão de trabalho com as mais novas

Filipa Patão no relvado com as jovens jogadoras

REPORTAGEM BTV

No Campo dos Pupilos do Exército, bem perto do Estádio da Luz, jogadoras e equipa técnica do elenco feminino de futebol do SL Benfica começam a aproximar-se. Entre saudações e conversas, já vislumbram as jovens da formação do Clube, que estão no relvado. Pouco depois, as Inspiradoras entram em campo perante os sorrisos e a satisfação das atletas Sub-11 e Sub-13 encarnadas, prestes a viver um momento único.

Já em roda, as mais curiosas questionam o que vai acontecer: "Míster, hoje não vamos fazer nada?" O treinador das Sub-13, Guilherme Paulino, explica que vão poder realizar alguns exercícios com as atletas do plantel principal e, passados alguns minutos, uma a uma, as mais pequenas são cumprimentadas pelas tetracampeãs nacionais.

"Sabes que a Rute também é guarda-redes?", interage Catarina Amado com uma das jovens guarda-redes, que acaba de cumprimentar a internacional portuguesa Rute Costa.

Iniciativa com a equipa feminina de futebol

Numa sessão diferente, que ficará na memória das mais novas, é feita uma divisão em grupos. Num deles, canta-se os "Parabéns" a Letícia Carvalho, que faz nove anos. Que bela maneira de celebrar o dia 8 de outubro, como a nossa reportagem testemunhou.

Já rola a bola! A cada toque, a cada remate, habilidade ou defesa, há um incentivo e um aplauso.

Ao colo de Rute Costa, Beatriz, muito atenta às palavras da internacional portuguesa, solta a timidez e diz sentir-se bem. "Já a conhecemos, esta menina já teve o privilégio de festejar connosco no balneário e foi um momento muito especial para ela, que é conhecida do plantel. Tentamos manter esta ligação, elas conhecem-nos, mas nós também as conhecemos", diz Rute Costa, aos meios do Clube.

Iniciativa com a equipa feminina de futebol

Ao contrário da atual geração, a guarda-redes não teve oportunidade de treinar desde pequena em escalões exclusivamente femininos. Os tempos eram outros e os treinos eram efetuados maioritariamente ao lado de rapazes.

"Estas meninas só têm de aproveitar estes contextos. Eu não tive essa sorte, elas são umas sortudas", admite Rute Costa, concretizando: "É sempre satisfatório estar com estas meninas e perceber que o caminho está a ser bem feito. Vêm aí meninas com muita qualidade. É bom partilhar estes momentos e perceber que o futuro está assegurado."

Numa das balizas, Thais Lima coloca-se de joelhos e fica à altura de Alice Moreira, jovem guarda-redes que se aplica para defender os remates com os incentivos da colega de sector. Lena Pauels e Rute Costa também se posicionam noutras balizas e dão instruções às mais novas.

Iniciativa com a equipa feminina de futebol

Joana Silva, defesa-central de 19 anos, integrada no plantel principal nesta temporada, não precisa de recuar muito para recordar os tempos na formação.

"Quando cheguei ao Benfica com 15 anos, as seniores eram uma referência, e era incrível estar com alguém do futebol profissional. Nesses momentos, queríamos mostrar o que valíamos. Que continuem a brilhar nestes campos. O que queremos é a nossa formação a brilhar", referiu a defesa, que na época passada também foi campeã pela equipa B.

De regresso a casa em 2024/25, Beatriz Cameirão, que passou pela formação das águias e fez parte do plantel principal em 2018/19, também sabe o que é o ADN encarnado e valoriza a iniciativa.

"Hoje, elas já trabalham neste espaço incrível em tenra idade. Acabamos por ser uma motivação e inspiração para que elas um dia possam chegar à equipa principal. É importante sentirem que estamos aqui a apoiá-las", sublinha.

"Acho que elas sentem uma alegria gigante por estarmos a treinar com elas e a incentivá-las. Com esta idade, jogava com rapazes, e nós somos a realidade que elas querem atingir", destaca a média, consciente da evolução na formação do Clube.

"O crescimento é incrível. Ainda me lembro de subir esta rampa [olha para o espaço] a pé, todos dias às oito da noite. É incrível ver meninas com 11 anos a treinar já neste contexto de Benfica. Vão chegar à equipa principal muito mais bem preparadas do que nós. Têm toda a margem de crescimento para serem jogadoras de topo", projeta Beatriz Cameirão.

Iniciativa com a equipa feminina de futebol

"Golo" – grita-se, seguindo-se os aplausos das jogadoras do plantel principal. Outro dos rostos da formação do Benfica que singraram e ascenderam ao palco da equipa A é Lara Martins.

"É uma iniciativa muito bonita. Já tinha estado com elas, por ocasião de um torneio, quando eram mais pequenas e foram sempre miúdas superqueridas. Têm um grande futuro pela frente e estão num muito bom caminho", considera a avançada, deixando um conselho: "Têm de trabalhar muito e divertirem-se, porque têm de continuar com esta alegria."

Iniciativa com a equipa feminina de futebol

Há pouco mais de um ano no Benfica, Letícia Almeida, também ela uma das mais jovens do plantel principal (19 anos), diz-se "muito contente" por partilhar o relvado com as crianças.

"Elas trazem a felicidade ao futebol, é muito bom ver que têm este apoio desde tão novas. Com as melhores condições, possivelmente vão tornar-se grandes jogadoras", afirma, enfatizando o "sonho" que as meninas vivem nestas idades. "Nós também aprendemos com elas nestes pequenos momentos, e o conselho que posso dar é que aproveitem o futebol", realça Letícia Almeida.

Terminada uma sessão especial de cerca de uma hora, Sub-11, Sub-13 e plantel principal unem-se numa roda imbuída do mesmo espírito. O grito "Benfica" ecoa, sucedem-se os cumprimentos e os acenos das Inspiradoras às mais novas, que viveram um momento extraordinário, como atestam Laura Moreira e Bruna Martins, ambas com nove anos, e com os treinadores Guilherme Paulino e António Barros bem perto.

"Foi muito bom", confessa Bruna, fã de Lara Martins, que pôde abraçar. "Gosto da forma como a Lara joga, dos golos e das assistências que faz. A Lara disse que quando eu marcasse iria comemorar comigo. Foi muito giro", revela Bruna.

Iniciativa com a equipa feminina de futebol

Para Laura Moreira, poder estar com Rute Costa, a jogadora com a qual mais se identifica, foi sensacional. "Gostei muito deste momento", diz. Tendo as Inspiradoras como exemplo, a jovem atleta, que treina três vezes por semana no Campo dos Pupilos do Exército, desejou que continuem a vencer como tem acontecido nas últimas temporadas.

Nestas idades, transmitir valores e formar é prioritário, mas, em termos desportivos as camadas jovens também têm acumulado êxitos: em 2023/24, a equipa B venceu o Campeonato Nacional da II Divisão pela primeira vez, as Sub-19 foram campeãs nacionais e as Sub-17 festejaram o tricampeonato distrital, prova de que as bases para o futuro estão a ser bem semeadas.

Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 9 de outubro de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino