Polo aquático feminino

09 novembro 2024, 18h20

Benfica

Equipa feminina de polo aquático do Benfica

LEN Challenger Cup Women
1.ª fase de qualificação
Grupo D
Jogo 4
RESULTADO FINAL (GP)
Benfica 8 (5)
Unirea Alba Iulia 8 (3)
1.º P 2.º P 3.º P 4.º P
2-2 5-3 8-7 8-8

A equipa feminina de polo aquático do Benfica bateu o Unirea Alba Iulia neste sábado, 9 de novembro, no jogo 4 da 1.ª fase de qualificação da LEN Challenger Cup Women. Com este desfecho as águias terminaram no 1.º lugar do Grupo D e asseguraram a passagem à 2.ª fase da qualificação, averbando 11 pontos, fruto dos 4 triunfos alcançados.

Na partida que encerrou a qualificação do Benfica, a equipa conduzida por António Machado bateu a da casa, o Unirea Alba Iulia, por 5-3 nas grandes penalidades, após o 8-8 ao fim dos quatro períodos da partida. Assim, no apito final o marcador apontava para 13-11, favorável às encarnadas.

Depois dos triunfos ante Estrela Vermelha (7-28), Galatasaray (8-12) e Esslingen (11-10), o Benfica tinha o apuramento para a 2.ª ronda da competição europeia muito bem encaminhado e dependia apenas de si para atingir a meta traçada. Após uma entrada em falso, com a equipa romena a abrir a contagem (0-1), as águias reagiram e deram a volta através de um bis de Nicola Macleod, que colocou o marcador em 2-1.

Antes do final do 1.º período, o Unirea Alba Iulia chegaria ao 2-2, mas para a segunda etapa o Benfica veio mais forte e fechou-a com uma vantagem por 5-3. Nicola Macleod, com uma exibição de grande nível, assinou todos os tentos encarnados.

No 3.º período, Louise Hazell faturou para o 6-3 e Inês Nunes dilatou para os 7-3, a maior diferença da partida para as pentacampeãs nacionais. No entanto, e quando tudo parecia quase arrumado para um triunfo benfiquista, surgiu a reação do Unirea Alba Iulia, que levou o jogo aos 8-7.

O 4.º e último período ficou marcado pelo equilíbrio, mas já perto do final, as anfitriãs empataram 8-8, levando o desempate para as grandes penalidades. Aí, as atletas do Benfica chamadas à conversão – Nicola Macleod, Louise Hazell, Inês Nunes, Carlota Milheiro e Madalena Lousa – não falharam nenhuma finalização, mas viram duas adversárias não converter. Assim, o jogo terminou 13-11, com o Benfica a assegurar a conquista do Grupo D da 1.ª fase de qualificação da Challenger Cup Women.

António Machado

DECLARAÇÕES

António Machado (treinador do Benfica): "Jogámos contra a formação da casa, numa piscina cheia de público a puxar pela equipa, o que fez com que isto fosse uma final. O Benfica tinha ganho 3 jogos, tinha 9 pontos à partida para este jogo, mas mesmo assim não tinha o apuramento garantido. Faz parte das regras e encarámos o jogo como encarámos todos os outros, tentar vencer, chegar ao final da partida e ganhar. Acabou por acontecer, mesmo sendo nos penáltis não deixa de ser uma vitória. Fizemos o pleno em quatro jogos internacionais, é fantástico, é um feito muito grande e aquilo que disse às jogadoras, digo a todos os benfiquistas: esta equipa, nesta competição, pode ganhar a qualquer equipa. Vamos trabalhar, tentar criar as condições para que as jogadoras, os nossos reforços estrangeiros, possam estar mais tempo connosco de forma a nos prepararmos para próxima ronda e tentar atingir a final four, a disputar em fevereiro. Aí teremos mais tempo ainda para preparação. Este é um feito fantástico do Benfica, com 4 jogos e 4 vitórias. Hoje [sábado, 9 de novembro] era muito complicado ganhar este jogo porque, como se costuma dizer, a piscina esteve um bocadinho inclinada... As balizas estiveram inclinadas e, a determinada altura, não tivemos um golo porque houve um afundamento da baliza, coisa que não pode acontecer. Mas o que interessa é que as jogadoras estão de parabéns, estou muito feliz com elas, satisfeitíssimo, por mais uma vez estar a representar o Benfica além-fronteiras. Estas jogadoras e esta equipa merecem todo o apoio que tem sido dado e muito mais que venha. O que podemos prometer é dar tudo por tudo para chegar o mais longe possível na competição e, quiçá, tentar trazer um troféu europeu para o Benfica, que seria algo fora de série."

Inês Nunes (pivô e capitã do Benfica): "Iniciámos esta etapa da Challenger Cup com a ilusão de que o apuramento para a próxima fase seria possível! Entrámos na competição da melhor forma e, jogo a jogo, fomos crescendo e colocando o nome Benfica nas preocupações de todos os adversários. Isto é o Benfica, uma equipa vencedora, temível, lutadora e que certamente deixa todos nós, Benfiquistas, orgulhosos! Estamos todos muito contentes com este objetivo cumprido, conseguimos ganhar todos os jogos e terminar em primeiro lugar do grupo. Hoje festejamos, e amanhã iniciamos uma nova caminhada, cientes de que temos de trabalhar muito para fazer uma prestação ao nosso nível na próxima fase. Obrigada a todos os que nos acompanharam e apoiaram incondicionalmente, esta vitória também é vossa. Carrega, Benfica!"

LEN Challenger Cup Women (1.ª ronda da fase de qualificação) | Grupo D | 09/11/2024
Benfica-Unirea Alba Iulia
8-8
(5-3 nas gp)
Piscina Olímpica Alba Iulia
Formação do Benfica
Maria Sampaio, Matilde Ribeiro, Louise Hazell, Joana Arromba, Aline Martins, Inês Nunes, Ana Beatriz Jardim, Carlota Milheiro, Madalena Lousa, Mariana Sousa, Alba Garcia, Emily Aikema e Nicola Macleod
1.º período 2.º período 3.º período 4.º período
2-2

5-3
(3-1)

8-7
(3-4)
8-8
(0-1)
Marcadoras do Benfica
Nicola Macleod (5), Louise Hazell (2) e Inês Nunes (1)

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 9 de novembro de 2024