Futebol Formação

01 dezembro 2024, 21h57

Nuno Félix

Nuno Félix marcou o golo do Benfica B

RESUMO DO JOGO

A equipa B do Benfica visitou o Marítimo, neste domingo, 1 de dezembro, em encontro da 12.ª jornada da Liga 2. O 1-1 final no campo de um candidato à subida mantém os encarnados no pódio.

Logo aos 7', o Benfica B fez uma manifestação de intenções. Uma incursão pelo lado esquerdo do ataque tinha quatro homens na área como opção para receber o passe. O centro, rasteiro, foi para Hugo Félix, que atirou por cima, naquela que foi a primeira situação de golo no Estádio do Marítimo. Mas ficou a indicação de que a equipa B encarnada vinha para ferir o adversário.

E isso aconteceu, de facto, aos 19'. Na sequência de um canto do lado direito – e, nesta época, o laboratório do Seixal tem sido letal neste tipo de lances –, o Marítimo conseguiu rechaçar o primeiro centro, mas a insistência de Hugo Félix, que cruzou para o primeiro poste, foi direitinha para a cabeça de Nuno Félix, que desviou para o 0-1.

O Marítimo só de fora da área conseguia chutar à baliza encarnada, sinal do acerto defensivo da formação de Nélson Veríssimo. Os remates ou iam para fora, ou encontravam um André Gomes muito atento.

O 0-1 ao intervalo premiava a equipa mais esclarecida em campo.

Hugo Félix

A 2.ª parte seria diferente. Os madeirenses entraram com firme disposição para alterar o resultado. Aos 46', um cabeceamento na pequena área dava o mote.

Mas o Benfica conseguia sair muito bem das zonas de pressão montadas pelo Marítimo e, com o ataque refrescado com a entrada de José Melro, aos 63', dispôs de um período em que podia ter matado o jogo. Foi nessa altura que Nuno Félix teve a mais clamorosa oportunidade, solicitado por um lançamento longo de Gustavo Marques, a entrar na área e a rematar para uma boa defesa do guardião, que lhe saiu aos pés.

Porém, os insulares atacavam em vagas sucessivas, que iam sendo estancadas pelo pragmatismo encarnado, até que, aos 86', dois homens lançados do banco tiveram impacto. Um centro da esquerda encontrou, primeiro, a cabeça de Borukov, e a bola sobrou para Martim Tavares, que, vindo de trás, também de cabeça, empatou a partida.

Até final, o Marítimo, candidato à subida, atirou uma bola à trave no tempo de compensação, mas o resultado não se alterou.

Com este empate, o Benfica B continua no 3.º lugar da Liga 2, com 24 pontos, menos um que o 2.º (Penafiel) e menos dois que o novo líder (Tondela).

Na próxima jornada, a 13.ª, o Benfica B recebe a U. Leiria, às 14h00 de dia 7 de dezembro (sábado), no Campo n.º 1 do Benfica Campus.

Nélson Veríssimo

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Faltou ter a capacidade de ter mais bola. Começando pelo início, na minha opinião, foi um grande jogo de futebol, num estádio difícil. Nós não olhamos à circunstância momentânea daquilo que é a posição do Marítimo, olhamos àquilo que é o valor dos jogadores, da equipa, do treinador. Também há aquilo que é o contexto que os adeptos criam à volta da sua equipa, sabíamos que ia ser um contexto favorável que nos permitia crescer em mais um jogo no sentido individual e coletivo. Acho que foi um jogo repartido, uma 1.ª parte em que o jogo esteve muito equilibrado. Nós, na nossa opinião, com uma grande maturidade naquilo que foi o processo com bola. Na 2.ª parte, naturalmente, já sabíamos que isso podia acontecer, o Marítimo começa a meter mais gente na frente, nós tentámos, de alguma forma, estacar esses posicionamentos com maior número de jogadores dentro da grande área, tivemos sucesso em muitas situações, naquela que deu origem ao golo do Marítimo não tivemos. Quando não tivemos bola, tivemos a capacidade de saber defender quase sempre bem. Naquela circunstância em que o Marítimo fez o golo, não o conseguimos fazer. Obviamente, devíamos ter tido mais bola, nós sabemos que sim, os jogadores sabem que sim, mas nem sempre conseguimos, porque também há mérito da equipa contrária. Portanto, dar os parabéns aos jogadores pela forma como abordaram este jogo, foi mais um jogo que nos permitiu crescer, num contexto muito específico como é aqui na Madeira. É sermos competitivos em todos os jogos. O nosso objetivo desde sempre – já no ano passado era, e nesta época, desde início, que é – é tentar sempre ganhar o jogo seguinte. Depois, isso acontecendo ou não, nós vamos somando pontos. Mas o nosso foco é exatamente esse: olhar para aquilo que é o crescimento individual dos jogadores, sentir que a equipa coletivamente também está a crescer, e aproveitar cada um desses momentos, cada um dos jogos que nós temos, para permitir que haja um contexto de crescimento tanto para os jogadores como para a equipa, depois isso há de traduzir-se em pontos, os pontos levam a uma classificação, mas o mais importante, o foco, está claramente nessas duas situações: individualmente e coletivamente."

Nuno Félix (médio do Benfica B): "O golo surgiu de uma jogada em que conseguimos ganhar um canto, após uma boa jogada, e depois marcámos o golo, estivemos na vantagem. Acho que foi uma 1.ª parte equilibrada, eles tiveram oportunidades, nós tivemos as nossas. Depois, na 2.ª parte, tivemos de ser mais solidários, defender mais, mas, mesmo assim, tivemos uma oportunidade, em que devia ter feito golo, o resultado seria outro, mas tivemos de defender até ao fim e não conseguimos manter a baliza a zeros. É uma equipa B, mas não deixamos de ser o Benfica, e queremos sempre ganhar e ambicionamos sempre ganhar qualquer jogo, independentemente da equipa, e acho que o Marítimo é uma boa equipa. Estes jogos tornam-nos melhores jogadores, e crescemos enquanto equipa. Não conseguimos a vitória, mas vamos lutar para vencer jogos ou estar mais próximo disso."

José Melro

Liga 2 | 12.ª jornada | 01/12/2024
Marítimo-Benfica B
1-1
Estádio do Marítimo
Onze do Benfica B
André Gomes, Nuno Félix, Joshua Wynder (Rafael Luís, 75'), Gustavo Marques, Gerson Sousa (João Veloso, 46'), Francisco Domingues (Leandro, 69'), Hugo Félix, Diogo Spencer, Diogo Prioste, Gustavo Varela (José Melro, 63') e Luan Farias (João Fonseca, 75')
Suplentes
Ricardo Ribeiro, Francisco Neto, João Fonseca (75'), João Veloso (46'), Leandro (69'), Paul Okon, Rafael Luís (75'), Ivan Lima e José Melro (63')
Treinador do Benfica B
Nélson Veríssimo
Onze do Marítimo
Samu, Igor Julião, Jr. Almeida (Rodrigo Borges, 75'), Euller, Pedrinho (Cristian, 61'), Carlos Daniel, Danilovic, Patrick (Martim Tavares, 75'), Romain, China (Francisco Gomes, 84') e Guirassy (Borukov, 60')
Suplentes
Gonçalo Tabuaço, Borukov (60'), Cristian (61'), Francisco Gomes (84'), Tomás Domingos, Rodrigo Borges (75'), André Rodrigues, Martim Tavares (75') e Rodri
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica: Nuno Félix (19'); Marítimo: Martim Tavares (86')
Boletim clínico do Benfica B
Filipe Cruz (status pós-ligamentoplastia do cruzado anterior do joelho esquerdo); Tiago Parente (traumatismo no pé esquerdo)

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 1 de dezembro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas