Clube

02 janeiro 2025, 10h00

BPlay

BPLAY – 5 ANOS

Assinala-se nesta quinta-feira, 2 de janeiro, o 5.º aniversário do BPlay. No segundo dia de 2020, o Sport Lisboa e Benfica dava mais um passo no sentido de estar cada vez mais perto dos seus adeptos, apresentando um projeto de conteúdos exclusivos sobre bastidores e histórias do universo do Clube.

Decorridos cinco anos, são mais de 200 mil os utilizadores registados no BPlay, contabilizando-se mais de 100 mil horas de visualização dos conteúdos disponíveis (87,43% de média de visualização completa).

Ao entrarmos na plataforma online e on demand do Clube mergulhamos imediatamente num enorme oceano de Benfica, com inúmeras séries que retratam acontecimentos notáveis e momentos que fazem parte da história do Glorioso. E há uma que se destaca como a mais vista de sempre: Eu Amo o Benfica, a série que faz uma viagem pelos bastidores da conquista do 38.º título de campeão nacional do Sport Lisboa e Benfica, arrebatado na época 2022/23. O Pacto, derradeiro episódio de Eu Amo o Benfica, é o recordista de visualizações.

BPlay

Mas há mais... muito mais! Além de Eu Amo O Benfica, muitos outros conteúdos fazem as delícias dos Benfiquistas.

No Mística a Dois, em que um jogador do plantel de futebol profissional e uma lenda do Glorioso conversam sobre as suas histórias de águia ao peito, vive-se, de uma forma muito especial, o que é representar o Sport Lisboa e Benfica.

Outro exemplo da diversidade de conteúdos do BPlay, na série Road To podem ser vistos ou revistos os jogos de futebol das águias nas mais diversas competições. Uma oportunidade para recordar grandes golos, jogadas de antologia e festejos que fizeram e fazem arrepiar da cabeça aos pés. À Benfica!

BPlay

Já o OneShot é um conteúdo mais intimista, em que os protagonistas, em alguns casos, estão "cara a cara" com a câmara, desfiando emoções, sonhos ou ambições. Seja em entrevistas, em registos de marcos históricos pelo Clube, apresentações oficiais, ou em momentos em que reina a descontração.

O carinho que os Benfiquistas nutrem por aqueles que se formaram no Benfica Campus e deram os primeiros passos de águia ao peito é distinto, muitas vezes familiar. E uma das séries BPlay mais vistas é precisamente Seixal Não Falha. Aqui, nomes como Bernardo Silva, João Félix, João Cancelo, Ederson, Gonçalo Guedes e Nélson Semedo abrem o coração e falam dos seus percursos no Benfica, assim como do seu sentimento pelo Clube.

BPlay

Nas posições cimeiras do top das séries mais vistas, e porque grande parte da história encarnada se fez, e se faz, com memoráveis páginas europeias, o Champions Cam mostra os bastidores da campanha benfiquista até aos quartos de final da Liga dos Campeões da temporada 2022/23. As viagens, os momentos pré-jogo, o contacto com os adeptos, os sentimentos dentro do balneário e as reações aos resultados obtidos – todos estes instantes estão retratados e podem ser sentidos à flor da pele.

No BPlay há todo um universo Benfica para ser explorado, com conteúdos da Fundação Benfica, do Futebol Feminino, da Formação, das Modalidades, do Benfica Olímpico... E no Só há um Benfica também é possível conhecer, por exemplo, o benfiquismo do ciclista Rúben Guerreiro.

Fora da esfera do Clube, mas sempre dentro do sentimento de pertença ao Manto Sagrado, a apresentadora Cristina Ferreira é uma das protagonistas em Bastidores, assim como o lutador de UFC Yorgan de Castro em Benfica no Mundo.

Bplay

Noutras séries, Honrar a História procura mostrar galas e eventos memoráveis, assim como destaca muitos daqueles que gravaram o seu nome na história do Clube.

Por sua vez, Só Nós Sentimos Assim tem um cariz mais solidário, em que é possível ver ou rever a vertente humana inerente a uma instituição como o Benfica, que diz "presente" na hora de ajudar quem mais precisa.

Benficapédia, com uma missão mais didática; On Campus, em que o Benfica Campus é palco dos mais variados tipos de reportagens, como aquela em que, recentemente, pudemos assistir à receção de Kökcü ao compatriota Aktürkoğlu; Formar à Benfica, que desvenda, um pouco, o véu de como é feito o trabalho na Formação; Fun(ny), um formato e uma versão mais descontraída dos artistas dos relvados e das quadras; e Os Protagonistas, em que cada episódio dá relevo a uma figura específica, pelo que se destacou em determinando momento ou altura. Estes são outros dos conteúdos oferecidos pelo BPlay.

BPlay

Paralelamente, e numa ótica de simbiose perfeita, estão disponíveis no BPlay cada vez mais conteúdos dos restantes meios de comunicação do Clube.

Este castelo de conteúdos digitais foi construído nos últimos cinco anos, período em que o Clube nunca parou, mesmo se a pandemia de COVID-19 fez o mundo travar a fundo – e também desses tempos há registos diários de conteúdos na plataforma do universo Benfica.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 2 de janeiro de 2025

Relacionadas