Voleibol Feminino

03 janeiro 2025, 10h57

Rui Moreira

Rui Moreira

A "consistência" tem sido a imagem de marca da equipa feminina de voleibol do Benfica, que, neste domingo, 5 de janeiro, às 16h00, enfrentará o PV Colégio Efanor, no seu recinto, em encontro referente à 14.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional. Rui Moreira, técnico das águias, espera ver uma equipa certeira nas "ações simples", nos "passes de transição" e nas "free balls" para conquistar mais um triunfo.

As nove vitórias consecutivas do Benfica no Campeonato Nacional – 13 se englobarmos os encontros na CEV Challenge Cup – conferem uma elevada confiança à formação comandada por Rui Moreira para o embate com o PV Colégio Efanor. O técnico espera ver naturalmente a mesma "consistência de jogo" das encarnadas no início de 2025.

"Temos de nos focar no que fazemos do nosso lado da rede. Isso é o mais importante, tenho focado isto depois de um mau início no Campeonato. Nós conseguimos dar a volta a um início negativo e arrancámos para uma sequência boa de vitórias, e uma sequência longa entre Campeonato e competições europeias. Acima de tudo, além das vitórias, conseguimos apresentar um nível de jogo muito consistente dentro do próprio jogo, conseguimos estar consistentes ao nível emocional quando muitas vezes não entrávamos bem nos jogos ou quando tínhamos algum desequilíbrio nos sets, e isso é o mais importante que nós temos de trazer de 2024. Além das vitórias, trazer para 2025 essa consistência com que acabámos o ano, poder trazê-la já para o início de 2025. Se nós conseguirmos fazer isso, é logo um bom primeiro passo, um bom pontapé de saída para chegarmos ao nosso objetivo neste fim de semana", disse.

Rui Moreira

Ouça Rui Moreira

O PV Colégio Efanor apresenta-se reforçado com a reintegração da distribuidora Ana Couto – não iniciou o Campeonato porque estava na fase final de uma gravidez –, mas Rui Moreira acredita que os "padrões coletivos" do oponente vão manter-se.

"Caracterizando de uma forma muito superficial, é uma equipa que assenta o seu jogo num estilo coletivo de muito volume. Defende muito, obriga o adversário a jogar, e nas situações de transição em que não tem condições para arriscar tenta provocar o caos dentro do campo adversário para impedir uma transição mais limpa", anotou.

Rui Moreira

Ouça Rui Moreira

O treinador revelou qual pode ser o segredo do sucesso das águias no embate agendado para o Pavilhão Colégio Efanor. "Sermos muito competentes na linha de serviço, porque, se nós tirarmos o segundo toque em zonas confortáveis, vamos facilitar a nossa organização de bloco/defesa; depois, termos um pouco mais de cuidado na preparação da nossa transição. O nosso espírito defensivo tem de estar nivelado com o do adversário, que é uma equipa com jogadoras que defendem muito, são muito aguerridas, são muito agressivas ao nível defensivo e suportam muito o seu jogo nesse fundamento. Temos de conseguir equilibrar o jogo aí, e depois não errar as ações simples, os passes de transição, as free balls, para podermos criar condições de fechar todas as primeiras bolas que nós tivermos. Se fizermos estas três coisas, acho que podemos terminar o jogo de domingo felizes e com a vitória do nosso lado", rematou.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 3 de janeiro de 2025

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas