Voleibol Feminino

03 maio 2025, 11h27

Rui Moreira

Rui Moreira

Após os desaires nos dois primeiros jogos da final do play-off (2-3 e 3-2) do Campeonato Nacional, o Benfica venceu o SC Braga no jogo 3 (3-1) da série, que segue agora para a Arena SC Braga, num desafio aprazado para as 17h00 de domingo, 4 de maio. Rui Moreira adiantou que se pode esperar "muita vontade" de levar o 5.º jogo para a Luz.

No lançamento do embate, o treinador encarnado contextualizou a série: "Se, quando se iniciaram as épocas, disséssemos que, em abril, se estaria a disputar uma final Benfica-Braga, ninguém acreditava, principalmente porque – e não querendo ser depreciativo com a equipa adversária –, estatisticamente, a probabilidade de o SC Braga chegar à final era muito reduzida. A verdade é que o conseguiram, com mérito, e isso, parecendo que não, aumentou a nossa responsabilidade. Apesar de, na teoria – porque isto são tudo suposições teóricas –, termos um adversário mais fácil pela frente, a verdade é que a nossa responsabilidade e obrigação de ganhar aumentou, e isso fez com que os nossos níveis de ansiedade não fossem bons. Isso depois tem influência na forma como entramos no jogo, causa-nos desconforto, causa-nos intranquilidade, tira-nos a determinação."

"Não entrámos bem nos dois primeiros jogos. Foi uma entrada com muita ansiedade, tanto no jogo 1 como no jogo 2. Obrigaram-nos sempre a correr atrás do resultado, e, depois, nos 5.º sets, outra vez os níveis altos de ansiedade não nos permitiram ter alguma clarividência a decidir algumas jogadas. Ontem [quinta-feira, 1 de maio], foi um pouquinho diferente. Entrámos sem medo, coletivamente muito bem a ajudarmo-nos uns aos outros, e isso permitiu ter um início de jogo diferente", explanou o técnico, à BTV.

Rui Moreira

Ouça Rui Moreira

Rui Moreira detalhou a abordagem das águias ao jogo 3: "Entrámos aqui determinados a mostrar que o play-off, para nós, começava ontem [quinta-feira]. Sem margem de erro, não temos mais vidas, mas que o play-off, para nós, começava ontem, e que isto ainda não estava acabado e que continuávamos a precisar de vencer o mesmo número de jogos de que precisávamos quando começou o jogo 1, não temos é mais margem de erro. Essa determinação foi o impulso de que precisávamos para jogar sem medo, para jogar com inteligência, para ter um controlo emocional do jogo."

"Temos de chegar a Braga e iniciar o jogo com a mesma intensidade, agressividade e gestão emocional que tivemos aqui. Isso tem de ser a primeira preocupação. Se conseguirmos isso, não tenho dúvidas nenhumas de que vamos trazer o 5.º jogo aqui para a Luz", enalteceu.

Rui Moreira vincou ainda a importância que os Benfiquistas terão no próximo duelo: "Não tenho dúvidas nenhumas de que aquilo que nos será destinado estará lotado, e isso tem de ser também uma força extra para nós no domingo, a saber que, em minoria na bancada, mas, ainda assim, lotado naquilo que nos é atribuído. Isso tem de ser uma força extra para nós, novamente, com determinação e sem medo, irmos a Braga, vencermos o jogo e trazermos o 5.º jogo para casa."

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 3 de maio de 2025

Patrocinadores Voleibol