Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
SL Benfica e Historiart juntaram-se para celebrar a história do Clube. Exposição estará no Hall de Entrada (Porta 1) do Estádio da Luz até ao final do mês de janeiro.
09 janeiro 2025, 22h15
Duas das obras presentes
A noite tinha caído, mas a luz emergente do Hall de Entrada da Catedral indicava que alguma coisa iria acontecer. E não mentia. Na verdade, cada um dos 15 posters apresentados tinha a sua iluminação própria, ou não ilustrassem a história do Sport Lisboa e Benfica.
Além do seu conteúdo, os nomes de cada uma das obras também tinha, claro está, bem patente o muito Benfica presente nelas: Como nasceu o nosso Clube; Águia Vitória; Chão Sagrado; Símbolos: Emblema do SL Benfica; Benfica 1950 Campeões Latinos; Eusébio: O Rei de Futebol; Benfica: Campeões da Europa; O Legado de Eusébio; Estádio da Luz; Futebol Feminino do Sport Lisboa e Benfica; Lendas do Benfica; Mário Coluna; Eusébio da Silva Ferreira; Fernando Chalana; e Nuno Gomes.
Gratuita e aberta a todos os que quisessem visitar, aos poucos, começaram a surgir alguns "curiosos", entre os quais nomes do universo encarnado, com particular destaque para José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube e os vice-presidentes Rui do Passo e Domingos Almeida Lima.
Presentes estiveram também Mariana Chalana, filha de Fernando Chalana e, Yolanda Coluna, filha de Mário Coluna, na representação física destes dois verdadeiros pilares da mística benfiquista. Figuras também retratadas nestes posters.
Na hora de apresentar esta exposição, que estará disponível para visita até ao final do mês de janeiro, José Simão, diretor do departamento de Merchandising e Licenciamento do SL Benfica, explicou como a ideia ganhou vida.
"Em setembro de 2023, em Inglaterra, numa das maiores feiras de marcas que existe a nível mundial, e que acontece todos os anos, começámos a falar com a Historiart, numa tentativa de perceber o que é que conseguíamos fazer. A especialidade da empresa é, efetivamente, criar obras maioritariamente desenhadas, ou seja, em formato de pintura, bem como criar momentos à volta dessas obras, através de exposições. Identificámos como o primeiro grande momento os 120 anos [do Clube]. O passo seguinte foi falar e identificar com o CDI todos os momentos e personalidades relevantes da nossa história, que, no fundo, fizeram parte destes 120 anos. Partilhámos com o Vincent [Jacot], que depois partilhou com os artistas, para eles, dentro desses momentos, identificarem qual aquele com que mais se identificavam e que serviria de inspiração para aquilo que fossem criar. Foi assim que tudo começou", contou José Simão.
Em representação da Historiart esteve o seu fundador, Vincent Jacot, a viver em Portugal no último ano, que considerou este "projeto" como "um sonho", e que agradeceu "a todos os artistas", que, curiosamente, são... "todos do Benfica": "É isso que eu espero encontrar nesta exposição. A paixão dos adeptos e da família do Benfica."
Passada a palavra aos artistas presentes, pode-se dizer que Delfim Ruas criou o poster que, no fundo, é o início de tudo, denominado: Como nasceu o nosso Clube.
"Quando eu fui confrontado com as datas, quando fiz uma lista de períodos históricos, fui atraído pelo início. Porque acho que é uma coisa que parece estar mais distante de nós, que não é tão conhecido, como episódios mais recentes da história do Benfica. Pareceu-me ser muito interessante trabalhar isto do ponto de vista de ilustração. É para isto que serve a ilustração, para criar paisagens e episódios, de uma altura em que eles, provavelmente, não sonhariam que se iriam tornar algo destas dimensões em 2025", observou.
Já Tiago Lobo Pimentel explicou um pouco da essência da sua obra: Benfica 1950 Campeões Latinos. "Celebrar a Taça Latina do Benfica. Respeitar e demonstrar que o Benfica, não só lembra a história corrente e atual, mas também a sua nostalgia, o seu passado, de uma forma muito viva e que permite ao adepto atual conhecer ou lembrar, justamente, estes momentos, que são importantes para o Benfica. Foi um privilégio", confessou.
O outro ilustrador presente foi Edgar Ascensão, que começou por deixar um "muito obrigado ao Benfica", por "aceitar uma exposição de ilustração de obras de arte". Autor do Chão Sagrado, abordou a mística patente no seu poster.
"Usei a metáfora da Catedral, Catedral da Luz, que para muitos é uma religião. Então, usei o vitral para fazer um contexto histórico do clube, desde o ciclismo, e o vitral divide-se em várias categorias do clube: futebol, voleibol, basquetebol, hóquei em patins, futsal e andebol. Era um bocadinho essa representação, em que o adepto está perante o grandioso, o Glorioso."
Aos meios do Clube, Mariana Chalana elogiou "um trabalho muito bonito", que "caracteriza muito bem" o seu pai, Fernando Chalana. "Dá-nos sempre um bocadinho de saudade... Mas, para o meu pai, para o Eusébio, e para todos eles, é um reconhecimento, uma maneira de nunca nos esqueceremos deles. É a memória deles a continuar aqui connosco, que é o mais importante", considerou.
Acompanhada pelo bisneto Daniel, Yolanda Coluna falou no "orgulho muito grande". "[Por] Depois destes anos, a memória do meu pai continuar viva, e que todos saibam o que foi para o Benfica e o que representou", disse.
Antes das despedidas, os presentes trocaram ideias entre si, com os artistas a serem parabenizados por um trabalho que ficará, também ele, na memória de todos aqueles que tiverem a oportunidade de o conhecer.
Os posters podem ser adquiridos através do site oficial da Historiart ou durante a exposição, via QR code.
Com uma das mais belas histórias do desporto mundial, o Benfica continua a recordar e a imortalizar todos aqueles que fizeram com que a lenda deste sempre jovial clube cresça dia após dia.
Texto: João André Silva
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 13 de janeiro de 2025