Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Com golos de rajada de Schjelderup, Arthur Cabral e Bah, o Benfica deu a volta ao marcador e venceu o Farense, por 1-3, nos oitavos de final da Taça de Portugal.
15 janeiro 2025, 01h58
Schjelderup apontou o primeiro golo da reviravolta do Benfica
Samuel Soares, Bah, Barreiro e Arthur Cabral – que renderam Trubin, Tomás Araújo, Kökcü e Pavlidis – foram as quatro novidades na equipa inicial apresentada por Bruno Lage, face aos eleitos para a final da Taça da Liga, que as águias venceram, por 6-7, nas grandes penalidades (1-1 no tempo regulamentar), contra o Sporting.
Deste modo, Samuel Soares, Bah, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, Barreiro, Aursnes, Schjelderup, Di María e Arthur Cabral constituíram o onze encarnado.
Com uma entrada determinada, os benfiquistas estiveram próximos de inaugurar o placar ainda no primeiro minuto. Schjelderup fugiu pela esquerda e cruzou para o lado contrário, onde Di María – que cumpriu o 200.º jogo com o Manto Sagrado – recebeu e, à entrada da área, atirou forte, com a bola a rasar a trave da baliza.
Na resposta, os anfitriões conseguiram abanar as redes. Aos 7', face a um canto batido à direita por Merghem, Tomané ganhou nas alturas na área e cabeceou para o interior da baliza (1-0). Repetia-se a história do primeiro embate entre os dois coletivos nesta temporada (referente à 10.ª jornada da Liga Betclic), no qual os algarvios também assumiram a dianteira nos primeiros minutos.
O Benfica tentou ripostar prontamente, mas Arthur Cabral cabeceou sobre a barra (10'), num canto cobrado por Di María, e, à entrada da área, Álvaro Carreras errou o alvo (17').
No minuto 22, os encarnados levaram ainda mais perigo às redes contrárias. Num livre lateral, Di María atirou rasteiro diretamente à baliza, mas Ricardo Velho evitou o golo com uma intervenção atenta. O argentino abandonaria a partida aos 40', por dificuldades físicas, sendo substituído por Amdouni.
Até ao intervalo, Álvaro Carreras ainda deixou mais um aviso, na sequência de um canto, rematando forte, mas desenquadrado, de fora da área (42').
Filme do jogo
A abrir a 2.ª metade, o Farense tornou a rematar, em duas ocasiões: após um canto, Miguel Menino enviou a bola muito por cima, à entrada da área (48'); e, em posição frontal na área, Tomané viu o seu disparo desviar em António Silva e ganhar altura, dificultando a ação de Samuel Soares, que afastou a bola com uma defesa instintiva (50').
No entanto, as águias estavam decididas a levar a melhor na 2.ª parte, iniciando a frenética cambalhota no marcador aos 56'. Num lance em que a equipa teve a bola na sua posse durante cerca de 40 segundos, com sucessivos passes, Barreiro transportou o esférico pela esquerda e soltou em Schjelderup à entrada da área. O camisola 21 cortou para dentro, tirou um oponente do caminho e, de boa posição, atirou de forma colocada, tendo a bola ainda tocado na barra antes de abanar as redes (1-1). Segundo jogo consecutivo a marcar para o jovem internacional norueguês. E foi o golo 1500 do Benfica na Taça de Portugal!
Os encarnados saltaram para a frente do placar pouco mais de um minuto depois, através de uma grande cavalgada de Álvaro Carreras pela esquerda, o qual subiu pelo terreno e, com um passe longo teleguiado, lançou Arthur Cabral no lado oposto. O brasileiro amorteceu a bola com qualidade e, na área, disparou cruzado para dentro da baliza (1-2, aos 58'), igualando Di María no topo da lista de melhores marcadores do Clube na presente edição da Taça de Portugal, ambos com 3 golos.
Já aos 62', aproveitando as sobras de um corte oponente na área – na sequência de uma dinâmica saída de bola benfiquista –, Arthur Cabral fintou um defesa, e, à queima-roupa, Ricardo Velho defendeu a tentativa do avançado. Oportuno e veloz na recarga, Bah recolheu a bola e finalizou por entre as pernas do guarda-redes (1-3).
Os algarvios tentaram reagir pouco depois. No seguimento de um canto, Paulo Victor, descaído sobre a esquerda, na área, atirou à malha lateral (65').
Bruno Lage realizou duas mexidas aos 75', promovendo as entradas de Aktürkoğlu e Pavlidis e as saídas de Schjelderup e Arthur Cabral. O internacional turco agitou o jogo de imediato, tabelando com Amdouni à entrada da área e rematando, para fora (76').
Aos 88', o treinador vermelho e branco esgotou as suas substituições, retirando Aursnes e Álvaro Carreras e lançando Rollheiser e Bajrami, que, assim, se estreou na equipa principal das águias.
No minuto seguinte, registou-se a derradeira tentativa da equipa da casa. À direita, Tomás Ribeiro cruzou para Jaime Pinto, que, em esforço, desviou na direção do alvo. Seguro, Samuel Soares amarrou a dois tempos.
No tempo de compensação, o Benfica ainda deixou mais duas ameaças, através do jogo aéreo: num livre batido por Aktürkoğlu para a área, António Silva cabeceou ligeiramente por cima (90'+1'), e, igualmente de cabeça, numa dividida com Miguel Menino, Amdouni emendou uma bola de Pavlidis, ao lado do poste (90'+2').
Assim, após deixarem para trás Pevidém (0-2) e Estrela da Amadora (7-0) nas anteriores fases do certame, os encarnados ultrapassaram agora o Farense nos oitavos de final, num desfecho bastante semelhante ao do encontro da 10.ª jornada da Liga Betclic, em que também triunfaram com uma reviravolta, na altura por 1-2. Em cinco emparelhamentos com os algarvios ao longo da história da prova-rainha, a vitória sorriu sempre ao Glorioso.
Em busca da 27.ª Taça de Portugal e de se isolarem ainda mais na frente do ranking de vencedores da prova-rainha, os benfiquistas receberão, nos quartos de final, quem levar a melhor na eliminatória entre o SC Braga e o Lusitano de Évora, a qual se disputará às 20h15 desta quarta-feira, 15 de janeiro, no Minho.
Já o próximo compromisso do Benfica, relativo à 18.ª jornada da Liga Betclic, frente ao Famalicão, está agendado para esta sexta-feira, 17 de janeiro, às 20h15, no Estádio da Luz.
Texto: Simão Vitorino
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 15 de janeiro de 2025