Basquetebol Feminino

19 janeiro 2025, 12h42

Benfica-GDESSA

Milica Ivanovic registou 22 pontos

RESUMO DO JOGO

Liga Betclic Feminina
15.ª jornada
(1.ª fase)
RESULTADO FINAL
Benfica 74
GDESSA 62
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
18-13 37-24 53-46 74-62

A equipa feminina de basquetebol do Benfica enfrentou o GDESSA neste domingo, 19 de janeiro, no Pavilhão Fidelidade, em jogo da 15.ª ronda da 1.ª fase da Liga Betclic Feminina. As águias venceram por 74-62.

Sem poder contar com Sydney Brown, que foi baixa por lesão, foi um Benfica alegre e quente, a contrapor com o tempo que se fazia sentir, aquele que se apresentou em campo.

Embora os primeiros pontos tenham sido registados para o lado do GDESSA, e logo com um triplo, foi do mesmo modo que Raphaella Monteiro abriu o ativo para as encarnadas (3-3).

Quando as águias se apanharam na frente (7-5), não mais deixaram a dianteira, e no final do 1.º quarto venciam por 18-13.

Benfica-GDESSA

A entrada no segundo período foi forte, com seis pontos de rajada (24-13), e só permitindo que o GDESSA marcasse já depois dos 4'. 

Feitas as contas, ao intervalo, o Benfica tinha 13 pontos de vantagem, e vencia por 37-24.

Até meio do terceiro quarto, as campeãs nacionais continuaram com o mesmo ritmo, mantiveram os 13 pontos de vantagem (44-31), mas, depois, viram o GDSSA tornar-se mais eficaz.

Nos últimos segundos, a equipa do Barreiro conseguiu mesmo colocar-se a cinco pontos das águias (51-46), mas um cesto certeiro de Raphaella Monteiro deixou o resultado em 53-46.

Benfica-GDESSA

Galvanizadas pela boa ponta final do parcial anterior, as visitantes começaram o derradeiro período, ligeiramente, por cima, mas o Benfica conseguiu reagir e travar o seu ímpeto, acabando por vencer de forma tranquila, por 74-62

Do ponto de vista individual, destaque para os 22 pontos de Milica Ivanovic, a jogadora que mais contribuiu para o diferencial encarnado. Isabela Quevedo (16), Inês Faustino e Raphaella Monteiro (14) completaram o top 3 de benfiquistas com mais pontos somados.

A mira das águias volta-se agora para Taça Federação, com a final four a disputar-se no próximo fim de semana. Na meia-final, o Benfica encontra o Galitos, em jogo agendado para sábado, 25 de janeiro, às 16h30, no Pavilhão Henrique Miranda.

Benfica-GDESSA

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "A estratégia definida para o jogo, acabou por ser a melhor estratégia. Estávamos preparados e antecipámos o que é que o GDESSA vinha fazer aqui: as alternâncias defensivas, os dois contra um nos postes. Portanto, estratégia feita e bem executada por elas. Depois, num segundo plano, a questão da sobriedade e a maturidade durante o jogo. Ter a capacidade de ler aquilo que o jogo estava a dar e ir à procura de soluções, das melhores soluções. Colocar a bola nas jogadoras corretas, colocar a bola no tempo correto, manter o espaçamento entre as jogadoras. Isso foi, de facto, uma prova de maturidade que hoje damos aqui. Nem sempre o conseguimos fazer, mérito do GDESSA, que, no terceiro quarto, acabou por reagir muito bem. Mas, no cômputo geral, acho que fomos, de facto, muito, muito sóbrios na forma como nos apresentámos hoje."

Benfica-GDESSA

Liga Betclic Feminina | 15.ª jornada (1.ª fase) | 19/01/2025
Benfica-GDESSA
74-62
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Inês Faustino, Milica Ivanovic, Evelyn Ovner, Isabela Quevedo e Raphaella Monteiro
Suplentes
Inês Viana, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Artémis Afonso, Leonor Peixinho e Mariana Silva
Treinador do Benfica
Eugénio Rodrigues
Cinco inicial do GDESSA

Mariane Carvalho, Jasmine Powell, Maianca Umabano, Dayna Rouse e Joana Alves

Suplentes
Radka Stasova, Joana Lopes, Milena Sucacuexe, Madalena Rufino e Marta Junho
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
18-13 37-24 53-46 74-62
Pontuadoras do Benfica
Milica Ivanovic (22), Isabela Quevedo (16), Inês Faustino (14), Raphaella Monteiro (14), Artémis Afonso (4), Evelyn Ovner (2) e Mariana Silva (2)

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 19 de janeiro de 2025

Patrocinadores Basquetebol