Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol Formação
Em entrevista à BTV, o treinador Luís Araújo e o médio Rodrigo Pires falaram do arranque da fase de apuramento de campeão dos Sub-19, que começa neste sábado, 25 de janeiro, frente ao SC Braga.
24 janeiro 2025, 10h10
O médio Rodrigo Pires ao lado do treinador Luís Araújo
Prestes a iniciar fase de apuramento de campeão dos Juniores, onde o Benfica visita o SC Braga neste sábado, 25 de janeiro (11h00), o treinador Luís Araújo prometeu "um forte Benfica" e apontou à "responsabilidade" num duelo com um "adversário com muita qualidade e de processos muito evoluídos".
"Aquilo que sabemos é que estamos a jogar contra o atual campeão nacional e isso é um acréscimo de motivação, não só porque tem um título que ambicionamos alcançar, mas também porque temos a consciência e a responsabilidade de que vamos enfrentar um grande adversário, com muita qualidade e com processos muito evoluídos. Mas, como sempre, olhamos muito para nós e para a noção de que individualmente temos muitos bons jogadores. Coletivamente estamos preparados e se nós consideramos o SC Braga uma equipa forte, de certeza que também o SC Braga tem a noção e a consciência da nossa qualidade. Portanto, também terá que preparar muito bem o jogo para enfrentar um forte Benfica porque será esse forte Benfica que vamos apresentar em Braga", frisou Luís Araújo em entrevista à BTV.
As águias fecharam a 1.ª fase do Campeonato Nacional, Série Sul, no 1.º lugar da classificação. Numa análise ao trajeto encarnado, o treinador assinalou a evolução coletiva.
"Foi uma fase muito competitiva. O equilíbrio entre todas as equipas foi muito elevado. O nosso início de Campeonato foi difícil, tendo em conta a juventude da equipa, a interação e a interligação de todos os setores, de todos os jogadores. Foi um processo difícil, mas quando nos adaptámos, fomo-nos sentimos mais confiantes e mais preparados para a competição. E, jogo a jogo, fomos evoluindo e melhorando. No entanto, todos os jogos foram muito complicados, muito exigentes, e muito competitivos. Acabámos com um jogo extremamente competitivo, mas satisfeitos com a evolução individual dos jogadores e, naturalmente, com a progressão da equipa e da qualidade de jogo que a equipa foi apresentando", resumiu o técnico dos encarnados.
Esta exigência deixou, segundo Luís Araújo, a equipa mais preparada para o que aí vem: "Tem sido regra, nas últimas épocas, a competitividade desta fase final de juniores. O nível qualitativo das equipas tem aumentado, tal como o equilíbrio entre todas as equipas. E se na primeira fase nós já conseguimos encontrar muito dessa competitividade e desse equilíbrio, isso preparou-nos claramente para este contexto. Permitiu-nos também consolidar processos de equipa, porque individualmente nós temos a noção da qualidade dos nossos jogadores. Agora, é ajudá-los a crescer, ajudá-los a evoluir. Ainda assim, há espaço para continuar a evoluir."
Evolução é, assim, a pedra de toque do dia a dia das águias. "O nosso trabalho aqui é desenvolver os jogadores, é um processo de desenvolvimento contínuo e permanente", vincou Luís Araújo.
"Eles [os jogadores] só deixam de evoluir quando saem do Benfica e no fim do seu processo de formação. Neste momento estão a meio do seu processo de formação e, todos os dias, em todos os jogos e em todos os treinos são momentos para o seu desenvolvimento individual e coletivo", explicou o técnico, apontando que há sempre "espaço para crescer": "No caso dos jogadores, no processo de formação, e na etapa que estão, têm muito para crescer e, portanto, é esse o nosso caminho."
Também Rodrigo Pires concorda que há espaço para crescimento e, claro, ambição para vencer troféus.
"Claro que sim, somos o Benfica, a ambição é sempre chegar lá ao topo e ganhar o campeonato nacional, é o nosso objetivo. Neste momento, estamos focados no próximo jogo deste sábado contra o SC Braga. Sabemos que não vai ser um jogo fácil, esta é uma equipa forte. Aliás, todos jogos da fase final vão ser muito competitivos, mas é para isso que temos vindo a trabalhar desde o primeiro dia de treinos. A equipa sente-se unida e confiante. Sente-se uma evolução muito grande desde o início e acredito que vamos vencer a maior parte dos jogos e ser campeões nacionais", assegurou o médio.
A rematar, Rodrigo Pires afirmou sentir os atletas "muito confiantes" no balneário: "Sinto uma união de grupo ainda maior. Queremos todos mesmo muito conseguir chegar ao nosso objetivo principal e acredito que vamos para este jogo com uma força e uma vontade de ganhar maior que nunca. Vamos mostrar que somos a melhor equipa deste Campeonato."
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 24 de janeiro de 2025