Futebol Formação

24 janeiro 2025, 10h10

Luís Araújo e Rodrigo Pires

O médio Rodrigo Pires ao lado do treinador Luís Araújo

ENTREVISTA

Os Sub-19 do Benfica estão a postos para dar início à fase de apuramento de campeão do seu escalão. A primeira jornada das águias será disputada em casa do SC Braga, atual detentor do troféu. A receita para a etapa decisiva da época é continuar no processo evolutivo da equipa, formar jogadores, e, claro, porque é o Glorioso, conquistar o título.

Prestes a iniciar fase de apuramento de campeão dos Juniores, onde o Benfica visita o SC Braga neste sábado, 25 de janeiro (11h00), o treinador Luís Araújo prometeu "um forte Benfica" e apontou à "responsabilidade" num duelo com um "adversário com muita qualidade e de processos muito evoluídos".

"Aquilo que sabemos é que estamos a jogar contra o atual campeão nacional e isso é um acréscimo de motivação, não só porque tem um título que ambicionamos alcançar, mas também porque temos a consciência e a responsabilidade de que vamos enfrentar um grande adversário, com muita qualidade e com processos muito evoluídos. Mas, como sempre, olhamos muito para nós e para a noção de que individualmente temos muitos bons jogadores. Coletivamente estamos preparados e se nós consideramos o SC Braga uma equipa forte, de certeza que também o SC Braga tem a noção e a consciência da nossa qualidade. Portanto, também terá que preparar muito bem o jogo para enfrentar um forte Benfica porque será esse forte Benfica que vamos apresentar em Braga", frisou Luís Araújo em entrevista à BTV.

Luís Araújo

As águias fecharam a 1.ª fase do Campeonato Nacional, Série Sul, no 1.º lugar da classificação. Numa análise ao trajeto encarnado, o treinador assinalou a evolução coletiva.

"Foi uma fase muito competitiva. O equilíbrio entre todas as equipas foi muito elevado. O nosso início de Campeonato foi difícil, tendo em conta a juventude da equipa, a interação e a interligação de todos os setores, de todos os jogadores. Foi um processo difícil, mas quando nos adaptámos, fomo-nos sentimos mais confiantes e mais preparados para a competição. E, jogo a jogo, fomos evoluindo e melhorando. No entanto, todos os jogos foram muito complicados, muito exigentes, e muito competitivos. Acabámos com um jogo extremamente competitivo, mas satisfeitos com a evolução individual dos jogadores e, naturalmente, com a progressão da equipa e da qualidade de jogo que a equipa foi apresentando", resumiu o técnico dos encarnados.

Esta exigência deixou, segundo Luís Araújo, a equipa mais preparada para o que aí vem: "Tem sido regra, nas últimas épocas, a competitividade desta fase final de juniores. O nível qualitativo das equipas tem aumentado, tal como o equilíbrio entre todas as equipas. E se na primeira fase nós já conseguimos encontrar muito dessa competitividade e desse equilíbrio, isso preparou-nos claramente para este contexto. Permitiu-nos também consolidar processos de equipa, porque individualmente nós temos a noção da qualidade dos nossos jogadores. Agora, é ajudá-los a crescer, ajudá-los a evoluir. Ainda assim, há espaço para continuar a evoluir."

Luís Araújo

Evolução é, assim, a pedra de toque do dia a dia das águias. "O nosso trabalho aqui é desenvolver os jogadores, é um processo de desenvolvimento contínuo e permanente", vincou Luís Araújo.

"Eles [os jogadores] só deixam de evoluir quando saem do Benfica e no fim do seu processo de formação. Neste momento estão a meio do seu processo de formação e, todos os dias, em todos os jogos e em todos os treinos são momentos para o seu desenvolvimento individual e coletivo", explicou o técnico, apontando que há sempre "espaço para crescer": "No caso dos jogadores, no processo de formação, e na etapa que estão, têm muito para crescer e, portanto, é esse o nosso caminho."

Luís Araújo e Rodrigo Pires

Também Rodrigo Pires concorda que há espaço para crescimento e, claro, ambição para vencer troféus.

"Claro que sim, somos o Benfica, a ambição é sempre chegar lá ao topo e ganhar o campeonato nacional, é o nosso objetivo. Neste momento, estamos focados no próximo jogo deste sábado contra o SC Braga. Sabemos que não vai ser um jogo fácil, esta é uma equipa forte. Aliás, todos jogos da fase final vão ser muito competitivos, mas é para isso que temos vindo a trabalhar desde o primeiro dia de treinos. A equipa sente-se unida e confiante. Sente-se uma evolução muito grande desde o início e acredito que vamos vencer a maior parte dos jogos e ser campeões nacionais", assegurou o médio.

A rematar, Rodrigo Pires afirmou sentir os atletas "muito confiantes" no balneário: "Sinto uma união de grupo ainda maior. Queremos todos mesmo muito conseguir chegar ao nosso objetivo principal e acredito que vamos para este jogo com uma força e uma vontade de ganhar maior que nunca. Vamos mostrar que somos a melhor equipa deste Campeonato."

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 24 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação