Clube

27 janeiro 2025, 19h19

Carlos Moia

Carlos Moia

ENTREVISTA À BTV

Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, a Fundação Benfica comemora 16 anos de existência, e Carlos Moia, presidente executivo, esteve na BTV, onde destacou a ajuda prestada a 13 países e a mais de 339 mil pessoas pelos 11 projetos ativos em 2025.

Os projetos Para Ti Se Não Faltares!, Benfica Faz Bem, as iniciativas de apoio à Ucrânia, a Moçambique e a Cabo Verde, passando pelo Jogo contra a Pobreza, são muitos dos exemplos de um trabalho de excelência que promete continuar a elevar os valores humanos.

OS 16 ANOS DA FUNDAÇÃO BENFICA

"Não é fácil falar de 16 anos, já lá vai algum tempo, mas as recordações são muitas. Estivemos presentes nestes anos com mais de 330 mil crianças, seniores, pessoas com deficiência, refugiados, portanto, um leque brutal de apoio, de ajuda, de experiências brutais de vida, e têm realmente sido fantásticos estes 16 anos. É um grupo fantástico que a Fundação tem, que se empenha brutalmente, e eu tenho de dar uma primeira palavra de parabéns ao grupo que nós temos."

Fundação Benfica

INICIATIVAS DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA

"Com alguns dos grupos das Nações Unidas foi fantástico o Jogo contra a Pobreza. Dois jogos que fizemos aqui e que enchemos quase o estádio, pena que se joga de três em três dias, e não se consegue ter jogadores para tornar a fazer outros jogos. Quando houve aquele tufão em Moçambique, nós estivemos presentes, não só pegando e dando comida, latas, feijão e arroz. A Fundação foi para o campo, andou de cubata em cubata, a dormir, a entregar as coisas para não se perderem. Depois tivemos aquilo que se mostrou na Ucrânia, foi um projeto fantástico, falta de eletricidade, como se sabe, geradores que se mandaram para lá, enfim, imensa coisa. Recordo-me quando houve aquele problema na Madeira, demos três casas."

LUTA CONTRA O ABANDONO E INSUCESSO ESCOLAR

"O Para Ti Se Não Faltares!, que é um projeto fantástico que tem 16 anos, apoia a luta contra o abandono e o insucesso escolar. Apoia aqueles alunos mais desfavorecidos, mas apoia também a meritocracia, aquelas crianças que também têm mérito. Para Ti Se Não Faltares! é um projeto que, por exemplo, lá fora, o príncipe do Listenstaine tem um prémio que dá a fundações, a primeira fundação que recebeu o prémio foi o Real Madrid, a segunda foi este projeto, o Benfica, depois veio o Chelsea. São coisas que não se esquecem. Para Ti Se Não Faltares! é um dos projetos mais marcantes da história da Fundação."

Benfica

IMPORTANTE APOIO DA NAÇÃO BENFIQUISTA

"É um trabalho realmente de todos, eu diria que é um trabalho da Nação Benfiquista, não só cá de dentro, mas do apoio dos sócios que temos, somos todos mais."

PIONEIROS EM PORTUGAL NO WALKING FOOTBALL

"Gosto muito do walking football. É fácil falar sobre ele e entender-se, walking é andar, football é futebol, portanto está direcionado aos seniores, a pessoas de nível sénior, é futebol jogado a andar, ou seja, quem tem uma certa idade, como eu, pode jogar futebol, mas tem de ser a andar. E depois são equipas mistas. Fomos nós que trouxemos para Portugal o walking football. Atualmente a Federação Portuguesa de Futebol também o apoia, o que muito nos honra, mas fomos nós realmente que o trouxemos. É um projeto interessantíssimo e é mais do que isso. A Organização Mundial da Saúde esteve aqui há meses a filmar o que é o walking football no Benfica, a dizer o que é uma boa prática para a saúde e para o mundo."

Reportagem ceia Natal 2024

PROJETO ESTRUTURADO E SUSTENTÁVEL

"Acima de tudo, nós temos um projeto estruturado a 30 anos, ou seja, isto não é feito no dia a dia, não é feito ao sabor do que vai acontecendo. Moçambique, Ucrânia, enfim, são estas coisas que vão surgindo e em que temos de estar presentes, ou devemos estar presentes, mas é um projeto estruturado a 30 anos. A sustentabilidade financeira, económica, a sustentabilidade para estes projetos é para nós, e é para mim, pessoalmente, muito importante deixar ficar esta sustentabilidade realmente bem feita, bem organizada e sustentável."

UM HOTEL NA ANTIGA SEDE DA RUA DO REGEDOR

"Tínhamos um edifício velho a cair, a nossa antiga emblemática da Rua Jardim do Regedor. O Benfica teve de dar, na altura, para que a Fundação se formasse, há 16 anos, esse bem à Fundação, ou seja, hoje, o antigo edifício da sede da Jardim do Regedor pertence à Fundação. Esse prédio estava em ruínas, estava a cair, perigosamente, enfim, estava realmente num abandono muito grande. A Fundação estava a gastar dinheiro só a arranjar, arranjar o que não se arranjava, porque logo a seguir a água entrava por ali, e estamos a fazer um hotel. É arrendado, quer dizer que quem está a fazer o hotel foi quem o arrendou, e, portanto, aqui vai criar uma sustentabilidade, ou seja, a Fundação vai ter por si própria uma fonte de rendimento. É sempre uma sustentabilidade para o futuro. A Fundação, todos os que trabalhamos, o próprio Benfica estamos muito satisfeitos, porque penso que neste ano vamos conseguir um hotel de quatro estrelas, em baixo, eventualmente, com uma grande Loja Benfica, com um bom restaurante, um restaurante conhecido, enfim, acho que vai ser uma obra que vai ser um bom legado que a Fundação vai ter."

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de janeiro de 2025