Basquetebol

31 janeiro 2025, 10h10

Entrevista com Aaron Broussard

Aaron Broussard

ENTREVISTA

A caminho dos 200 jogos pelo Benfica, Aaron Broussard tem sido uma peça fundamental na equipa de basquetebol dos encarnados. O base/extremo norte-americano, de 34 anos, chegou ao Clube há quatro temporadas e conquistou vários títulos, tornando-se um dos rostos mais experientes do plantel. Em entrevista à BTV, falou sobre a trajetória no Clube, a recuperação de uma lesão muscular e as ambições para o futuro.

Desde que chegou ao Benfica, Aaron Broussard tem vindo a consolidar o seu nome no basquetebol português. O jogador destacou a evolução ao longo dos anos e a forma como o Clube se tornou parte da sua vida.

"Foi incrível para mim, eu não sabia o que esperar por aqui, foi uma nova experiência. Não tinha muita informação sobre o Clube ou o país, então foi uma experiência crescente para mim. Uma oportunidade para me desenvolver e melhorar a minha própria forma de jogar, com a equipa. Tem sido uma ótima experiência até agora, ganhámos muito, tivemos momentos difíceis também, mas isso mostrou o nosso caráter e ajudou a equipa a ganhar a química que mostramos hoje", afirmou.

Apesar dos desafios iniciais de adaptação à cidade, o norte-americano confessa-se bem acolhido em Lisboa e no Clube.

"É uma cidade grande, é difícil de nos adaptarmos completamente, não é o nosso lar, mas as pessoas aqui aceitam-nos, e o Clube trata-nos como família. Parece um lar para nós, a vida fica mais fácil a cada ano assim que nos adaptamos", explicou.

Entrevista com Aaron Broussard

RECUPERAÇÃO E REGRESSO ANTECIPADO

Aaron Broussard sofreu uma lesão muscular na coxa direita em agosto de 2024, que o afastou da competição por meses. No entanto, conseguiu recuperar mais cedo do que o previsto, graças ao "apoio e à paciência" da equipa médica e do Clube, considera.

"A equipa médica fez um ótimo trabalho. Eu sei que estava em boas mãos, já estamos a trabalhar juntos há alguns anos, e os treinadores deram-me o tempo de que precisava, mesmo que eu não voltasse cedo, para ter a certeza de que, quando eu voltasse, estava totalmente capaz de estar sozinho e saudável. Ter o apoio e a paciência deles ajudou-me mentalmente para aparecer todos os dias e ficar mais forte, mais saudável. Felizmente, conseguimos acelerar, e eu conseguirei jogar mais jogos do que esperava neste ano. Eles fizeram um ótimo trabalho, e eu estou feliz em trabalhar com este staff", salientou.

A rápida recuperação do base/extremo norte-americano ganha ainda mais importância num momento em que o Benfica tem enfrentado um elevado número de lesões no plantel. Com várias ausências ao longo da temporada, a equipa tem sido desafiada a manter a competitividade, e o regresso antecipado de Aaron Broussard surgiu como um reforço crucial.

"Quando as pessoas estão fora, nós temos de nos levantar e ajudar. Temos muitos jogadores na equipa que podem contribuir e em quem confiamos. Quando um ou dois jogadores estiveram fora, nós sentimos a falta, mas também conseguimos levantar-nos e fazer o que era preciso para continuar a vencer. Mas, em termos do número de lesões, parece que é azar. Mas todos estão com uma boa atitude e, como eu disse, como eu consegui voltar mais rápido, todos estão a fazer o que é necessário para voltar também, saudáveis", destacou.

Entrevista com Aaron Broussard

O SUCESSO DO BENFICA E O FUTURO

A equipa liderada por Norberto Alves tem protagonizado uma campanha notável, mantendo-se invicta na Liga Betclic há mais de um ano. Um feito que reflete não apenas a qualidade do plantel, mas também a mentalidade vencedora e a consistência do grupo.

"Não sei se é um segredo, mas continuamos a aparecer com a boa atitude todos os dias, trabalhando duro e tentando melhorar como indivíduos e como grupo, com a equipa técnica a guiar-nos como tem feito. Isso foi o nosso segredo", revelou.

A ambição do Benfica mantém-se inalterada: conquistar mais títulos. No entanto, a equipa sabe que o caminho para o sucesso exige paciência, trabalho diário e uma abordagem focada em cada desafio.

"Os objetivos estão lá, e, obviamente, nas próximas semanas temos uma Taça Hugo dos Santos [arranque da fase de grupos com Galitos Barreiro no dia 5 de fevereiro], mas estamos a encarar um dia de cada vez. Tudo o que podemos fazer hoje para nos prepararmos para o próximo jogo é o mais importante. Continuamos passo a passo, e esperamos continuar a ter o sucesso que temos tido", reforçou.

Entrevista com Aaron Broussard

"Tudo o que podemos fazer hoje para nos prepararmos para o próximo jogo é o mais importante. Continuamos passo a passo"

Aaron Broussard

No Benfica, a vontade de vencer está enraizada na cultura do Clube e reflete-se em cada jogo e em cada treino. Independentemente das dificuldades ou dos adversários, a equipa mantém um espírito competitivo inabalável, impulsionado pela ambição de continuar a fazer história.

"Ganhar é uma coisa importante para este clube. É uma grande parte da cultura e do ambiente. Não tomamos isso como uma pressão, mas como uma responsabilidade de representar o Clube bem. E, cada vez que entramos em jogo, tentamos fazer o nosso melhor", disse Aaron Broussard.

A nível europeu, a experiência da Liga dos Campeões tem sido enriquecedora para o grupo, apesar dos desafios.

"No início, quando nos qualificámos, há três épocas [setembro de 2022], foi histórico para Portugal, foi um grande feito. Eu não sinto que tenhamos tido a oportunidade de nos apresentarmos da forma que queríamos, especialmente neste ano. Temos tido muitas lesões, como falámos, mas ainda é um grande feito o facto de continuarmos na competição europeia a cada ano, passo a passo para a qualificação. Acho que isso nos ajudou a mostrar o potencial que temos, deu-nos a oportunidade de competir contra grandes equipas na Europa, e de melhorarmos e usar isso para as competições internas, as Taças e a Liga", referiu.

A nível individual, o basquetebolista norte-americano pretende continuar a evoluir e contribuir para a equipa.

"Acho que passo a passo estou a voltar a ser eu próprio. É um processo diário. Espero poder voltar a mostrar o que já mostrei no passado e ainda mais", desejou.

Entrevista com Aaron Broussard

MENSAGEM AOS BENFIQUISTAS

Antes de terminar, Aaron Broussard fez questão de deixar uma mensagem especial aos adeptos, reconhecendo o papel fundamental que desempenham no sucesso da equipa. Ao longo dos anos, o jogador tem sentido de perto o apoio incondicional dos benfiquistas, quer nos jogos em casa, onde a energia do público empurra a equipa para a vitória, quer nas deslocações, onde o Benfica nunca deixa de estar bem representado nas bancadas.

"Nos últimos quatro anos, tem sido uma honra representar o Clube e ter o apoio deles [adeptos] em todos os jogos. Mesmo quando viajamos ou jogamos longe, temos sempre pessoas nos pavilhões a apoiar-nos. Tem sido uma boa experiência. Continuem a aparecer, a apoiar. Não importa qual é o jogo. Se tiverem tempo e puderem, gostaríamos muito de vos ver aqui. Agradecemos o apoio e vamos continuar a vencer juntos", finalizou.

Texto: Redação
Fotos: Nádia Samgy / SL Benfica
Última atualização: 31 de janeiro de 2025

Patrocinadores Basquetebol