Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol
Aaron Broussard, na sua 4.ª época de águia ao peito, é uma das figuras da equipa que não perde na Liga Betclic há mais de um ano. No seu regresso, mais cedo do que o previsto, à competição, falou à BTV sobre este tempo com o Manto Sagrado.
31 janeiro 2025, 10h10
Aaron Broussard
Desde que chegou ao Benfica, Aaron Broussard tem vindo a consolidar o seu nome no basquetebol português. O jogador destacou a evolução ao longo dos anos e a forma como o Clube se tornou parte da sua vida.
"Foi incrível para mim, eu não sabia o que esperar por aqui, foi uma nova experiência. Não tinha muita informação sobre o Clube ou o país, então foi uma experiência crescente para mim. Uma oportunidade para me desenvolver e melhorar a minha própria forma de jogar, com a equipa. Tem sido uma ótima experiência até agora, ganhámos muito, tivemos momentos difíceis também, mas isso mostrou o nosso caráter e ajudou a equipa a ganhar a química que mostramos hoje", afirmou.
Apesar dos desafios iniciais de adaptação à cidade, o norte-americano confessa-se bem acolhido em Lisboa e no Clube.
"É uma cidade grande, é difícil de nos adaptarmos completamente, não é o nosso lar, mas as pessoas aqui aceitam-nos, e o Clube trata-nos como família. Parece um lar para nós, a vida fica mais fácil a cada ano assim que nos adaptamos", explicou.
RECUPERAÇÃO E REGRESSO ANTECIPADO
Aaron Broussard sofreu uma lesão muscular na coxa direita em agosto de 2024, que o afastou da competição por meses. No entanto, conseguiu recuperar mais cedo do que o previsto, graças ao "apoio e à paciência" da equipa médica e do Clube, considera.
"A equipa médica fez um ótimo trabalho. Eu sei que estava em boas mãos, já estamos a trabalhar juntos há alguns anos, e os treinadores deram-me o tempo de que precisava, mesmo que eu não voltasse cedo, para ter a certeza de que, quando eu voltasse, estava totalmente capaz de estar sozinho e saudável. Ter o apoio e a paciência deles ajudou-me mentalmente para aparecer todos os dias e ficar mais forte, mais saudável. Felizmente, conseguimos acelerar, e eu conseguirei jogar mais jogos do que esperava neste ano. Eles fizeram um ótimo trabalho, e eu estou feliz em trabalhar com este staff", salientou.
A rápida recuperação do base/extremo norte-americano ganha ainda mais importância num momento em que o Benfica tem enfrentado um elevado número de lesões no plantel. Com várias ausências ao longo da temporada, a equipa tem sido desafiada a manter a competitividade, e o regresso antecipado de Aaron Broussard surgiu como um reforço crucial.
"Quando as pessoas estão fora, nós temos de nos levantar e ajudar. Temos muitos jogadores na equipa que podem contribuir e em quem confiamos. Quando um ou dois jogadores estiveram fora, nós sentimos a falta, mas também conseguimos levantar-nos e fazer o que era preciso para continuar a vencer. Mas, em termos do número de lesões, parece que é azar. Mas todos estão com uma boa atitude e, como eu disse, como eu consegui voltar mais rápido, todos estão a fazer o que é necessário para voltar também, saudáveis", destacou.
O SUCESSO DO BENFICA E O FUTURO
A equipa liderada por Norberto Alves tem protagonizado uma campanha notável, mantendo-se invicta na Liga Betclic há mais de um ano. Um feito que reflete não apenas a qualidade do plantel, mas também a mentalidade vencedora e a consistência do grupo.
"Não sei se é um segredo, mas continuamos a aparecer com a boa atitude todos os dias, trabalhando duro e tentando melhorar como indivíduos e como grupo, com a equipa técnica a guiar-nos como tem feito. Isso foi o nosso segredo", revelou.
A ambição do Benfica mantém-se inalterada: conquistar mais títulos. No entanto, a equipa sabe que o caminho para o sucesso exige paciência, trabalho diário e uma abordagem focada em cada desafio.
"Os objetivos estão lá, e, obviamente, nas próximas semanas temos uma Taça Hugo dos Santos [arranque da fase de grupos com Galitos Barreiro no dia 5 de fevereiro], mas estamos a encarar um dia de cada vez. Tudo o que podemos fazer hoje para nos prepararmos para o próximo jogo é o mais importante. Continuamos passo a passo, e esperamos continuar a ter o sucesso que temos tido", reforçou.
"Tudo o que podemos fazer hoje para nos prepararmos para o próximo jogo é o mais importante. Continuamos passo a passo"
Aaron Broussard
No Benfica, a vontade de vencer está enraizada na cultura do Clube e reflete-se em cada jogo e em cada treino. Independentemente das dificuldades ou dos adversários, a equipa mantém um espírito competitivo inabalável, impulsionado pela ambição de continuar a fazer história.
"Ganhar é uma coisa importante para este clube. É uma grande parte da cultura e do ambiente. Não tomamos isso como uma pressão, mas como uma responsabilidade de representar o Clube bem. E, cada vez que entramos em jogo, tentamos fazer o nosso melhor", disse Aaron Broussard.
A nível europeu, a experiência da Liga dos Campeões tem sido enriquecedora para o grupo, apesar dos desafios.
"No início, quando nos qualificámos, há três épocas [setembro de 2022], foi histórico para Portugal, foi um grande feito. Eu não sinto que tenhamos tido a oportunidade de nos apresentarmos da forma que queríamos, especialmente neste ano. Temos tido muitas lesões, como falámos, mas ainda é um grande feito o facto de continuarmos na competição europeia a cada ano, passo a passo para a qualificação. Acho que isso nos ajudou a mostrar o potencial que temos, deu-nos a oportunidade de competir contra grandes equipas na Europa, e de melhorarmos e usar isso para as competições internas, as Taças e a Liga", referiu.
A nível individual, o basquetebolista norte-americano pretende continuar a evoluir e contribuir para a equipa.
"Acho que passo a passo estou a voltar a ser eu próprio. É um processo diário. Espero poder voltar a mostrar o que já mostrei no passado e ainda mais", desejou.
MENSAGEM AOS BENFIQUISTAS
Antes de terminar, Aaron Broussard fez questão de deixar uma mensagem especial aos adeptos, reconhecendo o papel fundamental que desempenham no sucesso da equipa. Ao longo dos anos, o jogador tem sentido de perto o apoio incondicional dos benfiquistas, quer nos jogos em casa, onde a energia do público empurra a equipa para a vitória, quer nas deslocações, onde o Benfica nunca deixa de estar bem representado nas bancadas.
"Nos últimos quatro anos, tem sido uma honra representar o Clube e ter o apoio deles [adeptos] em todos os jogos. Mesmo quando viajamos ou jogamos longe, temos sempre pessoas nos pavilhões a apoiar-nos. Tem sido uma boa experiência. Continuem a aparecer, a apoiar. Não importa qual é o jogo. Se tiverem tempo e puderem, gostaríamos muito de vos ver aqui. Agradecemos o apoio e vamos continuar a vencer juntos", finalizou.
Texto: Redação
Fotos: Nádia Samgy / SL Benfica
Última atualização: 31 de janeiro de 2025