Hóquei em Patins

02 fevereiro 2025, 21h05

Equipa do Benfica

Festejos do Benfica

RESUMO DO JOGO

Num desafio da 13.ª ronda da 1.ª fase do Campeonato Nacional, o Benfica recebeu e superou a AD Valongo, por 8-2, no Pavilhão Fidelidade, na noite deste domingo, 2 de fevereiro.

O resultado começou a ser construído aos 10': Roberto Di Benedetto adiantou para Pau Bargalló, e o internacional espanhol devolveu ao internacional francês, o qual, a partir da esquerda, contornou a baliza e colocou a bola no centro da área, onde João Rodrigues encostou para o 1-0.

Volvidos escassos segundos, os visitantes dispuseram de um penálti, mas Pedro Henriques desviou o disparo de João Almeida e manteve o Benfica na frente. Já aos 12', num livre direto a favor das águias, após cartão azul mostrado a João Lima, voltou a ser o guarda-redes a levar a melhor, desta feita Gonçalo Bento face a Pau Bargalló.

Ainda assim, o segundo tento benfiquista não tardou, surgindo aos 15', nos últimos segundos de power play dos encarnados, numa dinâmica triangulação. À direita, Pau Bargalló virou o jogo para Diogo Rafael, que atirou para o segundo poste, onde Gonçalo Pinto não perdoou (2-0).

Gonçalo Pinto

No 18.º minuto, as redes abanaram em duas ocasiões: primeiro, Lucas Ordoñez apontou o 3-0 em cima da baliza, na recarga de uma tentativa exterior também da sua autoria; na saída de jogo consequente, Carlos Ramos reduziu o desnível com um tiro potente a partir do meio-campo (3-1).

Dois minutos depois, Lucas Ordoñez voltou a festejar. Lançado por Gonçalo Pinto, num contra-ataque, o internacional argentino subiu pela direita e, já em posição frontal, embora ainda distante, atirou a contar com um grande remate (4-1). O placar não tornou a mexer até ao intervalo.

No início do 2.º tempo, aos 28', João Rodrigues recuperou o esférico no ataque e, de boa posição, bisou na partida (5-1).

João Rodrigues

Gonçalo Bento voltou a negar o golo a Pau Bargalló aos 31', em novo livre direto, mas, aos 34', o avançado conseguiu mesmo inscrever o seu nome na lista de marcadores, após centrar a bola, tendo a mesma desviado em Francisco Silva e acabado na baliza (6-1).

À passagem do minuto 39, Zé Miranda viu o cartão azul e, apesar de Pedro Henriques ter defendido o livre direto de Carlos Ramos, bem como a recarga, a AD Valongo aproveitou a superioridade numérica para diminuir os contornos da goleada, aos 40', através de uma finalização de Miguel Moura na área, na sequência de uma troca de bola ofensiva (6-2).

Nos últimos cinco minutos, o Benfica ainda bateu a defesa opositora em mais dois momentos. Aos 46', Diogo Rafael entregou a Zé Miranda e subiu pelo terreno. O jovem devolveu ao seu colega com uma espetacular assistência, e Diogo Rafael marcou na cara do guarda-redes adversário (7-2). Posteriormente, aos 48', no único golo de bola parada do embate, Lucas Ordoñez concluiu o seu hat-trick com um disparo colocado, na cobrança de um penálti (8-2).

4-1 em ambas as metades, 8-2 no resultado final, e mais três pontos para o líder da 1.ª fase do Campeonato, o qual volta a competir às 20h00 de quinta-feira, 6 de fevereiro, no Pavilhão Fidelidade, frente ao Trissino, num compromisso da 8.ª jornada do Grupo B da WSE Champions League.

Edu Castro

DECLARAÇÕES

Edu Castro (treinador do Benfica): "Estivemos muito bem, dominámos as quatro fases do jogo muito bem. Defrontámos uma equipa complicada, preparámo-nos como se fôssemos disputar outra partida de Champions League nesta semana. Aliás, esta é uma equipa que está no nosso grupo. Sabíamos as dificuldades que nos colocou aqui no encontro da Champions. Tivemos de trabalhar muito para ter este resultado."

Lucas Ordoñez

Campeonato Nacional (1.ª fase) | 13.ª jornada | 02/02/2025
Benfica-Valongo
8-2
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Pedro Henriques, Pau Bargalló, Nil Roca, Roberto Di Benedetto e João Rodrigues
Suplentes
Bernardo Mendes, Zé Miranda, Diogo Rafael, Lucas Ordoñez e Gonçalo Pinto
Treinador do Benfica
Edu Castro
Cinco inicial do Valongo
Gonçalo Bento, João Lima, Kyllian Aguera, Carlos Ramos e João Almeida
Suplentes
Afonso Venda, Miguel Moura, Francisco Silva, João Pedro e João Maló
Ao intervalo 4-1
Golos
Benfica: João Rodrigues (10' e 28'), Gonçalo Pinto (15'), Lucas Ordoñez (18', 20' e 48'), Pau Bargalló (34') e Diogo Rafael (46'); Valongo: Carlos Ramos (18') e Miguel Moura (40')
Marcha do marcador
3-0; 3-1; 6-1; 6-2; 8-2

Texto: Redação
Fotos: Nádia Samgy / SL Benfica
Última atualização: 3 de fevereiro de 2025

Patrocinadores Hóquei