Andebol Feminino

22 maio 2025, 14h26

Andebol feminino Benfica

Treinador Luís Monteiro

Luís Monteiro e Ana Silva estão confiantes para a final da Taça de Portugal feminina de andebol, onde o Benfica vai medir forças com o Madeira SAD. O encontro está marcado para as 15h00 deste domingo, 25 de maio, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

"Os pontos-chave passam por alguns aspetos que temos trabalhado. Questões de tática e de estratégia, porque é uma altura em que as equipas já se conhecem muitíssimo bem, já jogaram muitas vezes. Ainda há duas semanas jogámos e acabámos por ganhar por 3 golos [29-26]. Vamos tentar introduzir uma ou outra nuance que possa, de alguma forma, colmatar alguma lacuna que tem surgido, nomeadamente nas questões do ataque organizado. Este jogo também passa muito pelas questões de saúde física, digamos assim, porque a época vai muito longa, temos algumas contingências no nosso plantel agora, em termos de lesões e de algumas limitações. O Madeira SAD também tem, e quem aparecer melhor nesta altura, revelar menos fadiga, física e mental, poderá levar a Taça de Portugal para casa", começou por destacar o treinador encarnado.

Andebol feminino Benfica

Ouça Luís Monteiro

Após a derrota na última jornada do Campeonato diante da AA São Pedro do Sul (24-19), Luís Monteiro acredita que a sua equipa se vai apresentar na máxima força na final da Taça de Portugal.

"Não vimos de dois bons jogos. No ano de 2025 tínhamos 18 vitórias consecutivas e acabámos por perder o único jogo em todo o Campeonato. É claro que já o tínhamos conquistado, foi o último jogo da temporada nessa competição, mas é um indicador também e temos de trabalhar sobre ele. No outro jogo com o Madeira SAD, há duas semanas, ganhámos por 3 golos, estivemos a perder por 5. Foi um jogo em que fizemos uma boa recuperação, mas foi o jogo mais equilibrado até à data, em 2025. Portanto, numa análise fria, esta não é a melhor fase da nossa época. Estamos a corrigir alguns aspetos, estamos a sistematizar outros, temos procurado reequilibrar as questões de saúde física, para que todas as jogadoras estejam a 100% no domingo. Acreditamos que isso possa acontecer", destacou.

Na Supertaça, no dia 21 de dezembro de 2024, disputada na Madeira [derrota por 18-20], as águias sentiram falta do apoio dos adeptos, algo com que querem contar em Matosinhos.

"É uma fase já longa. É importante que a competição seja disputada em igualdade de circunstâncias para todos. Sabemos que, quando fomos à Madeira e jogámos no pavilhão do Madeira SAD, numa final que foi remarcada para esse local, com 90% a 95% dos adeptos do Madeira SAD no pavilhão, existiram alguns constrangimentos para a nossa exibição, que também não foi a melhor. E sabemos que quando as coisas correm menos bem a massa adepta funciona muitíssimo como uma 8.ª jogadora e que nos pode ajudar bastante. Precisamos muito dessa ajuda nesta fase adiantada da época. Sabemos que estamos a trabalhar bem e que em circunstâncias normais podemos levar de vencida este adversário, mas, de qualquer das maneiras, se tivermos um público que nos puxe nalgum momento que seja menos bom, isso será uma força extra para esta competição", concluiu Luís Monteiro.

Andebol feminino Benfica

Ouça Ana Silva

Ana Silva, uma das capitãs de equipa do Benfica, destacou o facto de o jogo deste domingo valer a conquista do título.

"É uma equipa que conhecemos muito bem, já nos enfrentámos várias vezes ao longo desta época. Podemos esperar um jogo competitivo, nem que seja pelo carácter que tem, ser uma final. Os jogos do Campeonato são também importantes, mas têm outro carácter. Aqui, quem vencer o jogo leva um troféu, portanto, tem características especiais à partida. São duas equipas que se conhecem muito bem, acho que poucas surpresas poderá haver, tanto de um lado como do outro. Acima de tudo, esperamos um bom jogo", realçou.

A ponta-direita das águias deu o mote para conquistar a Taça de Portugal.

"Vai ter de ser um Benfica ao melhor nível. É um jogo de final de época, em que o cansaço já se começa a notar, e não só na nossa equipa. É geral, é mesmo assim. Vamos ter de estar a 110%, não só a 100%, para podermos conseguir vencer esta Taça", afirmou Ana Silva, que não esqueceu o papel dos benfiquistas no apoio à equipa: "Os adeptos são fantásticos. De norte a sul, temos sempre quem nos apoia. Conforta-nos muito saber que temos ali os nossos a puxar por nós. E a mensagem que posso deixar é que continuem a vir apoiar-nos, porque, sem dúvida, com os adeptos é muito mais fácil. E com eles será muito melhor celebrarmos a conquista da Taça."

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 22 de maio de 2025

Patrocinadores Andebol Feminino


Relacionadas