Andebol Feminino

25 maio 2025, 15h55

Andebol Feminino

Equipa do Benfica com o troféu da Taça de Portugal

RESUMO DO JOGO

Taça de Portugal
Final
RESULTADO FINAL
INT: 13-12
Benfica 27
Madeira SAD 19

A equipa de andebol feminino do Sport Lisboa e Benfica conquistou a Taça de Portugal ao derrotar na final o Madeira SAD, por 27-19, na tarde deste domingo, 25 de maio, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Nesta que foi a terceira época consecutiva em que ambas as equipas disputaram o jogo decisivo da prova-rainha, as águias viram a vitória ser justamente concretizada na 2.ª parte após uma excelente réplica das madeirenses no primeiro tempo.

As tetracampeãs nacionais empenharam-se, assim, para trazer mais um título para o Museu do Clube. As estatísticas finais mostraram uma eficácia encarnada de 100% na marcação de livres de 7 metros (3 golos em 3 tentativas), 48% na linha dos 6 metros (11 em 23), 52% nos 9 metros (11 em 21) e 50% em lances de contra-ataque (2 em 4).

A 1.ª parte da partida ficou marcada pelo grande equilíbrio entre as equipas, também muito fruto das boas intervenções das guardiãs Matilde Rosa e Isabel Góis. O Benfica foi a equipa com mais predominância no comando, estando por 3 vezes em vantagens de 2 golos (7-5, 12-10 e 13-11), com o Madeira SAD a conseguir responder.

Coube a Alexandra Shunu marcar o primeiro golo das águias (1-1), aos 3 minutos. Nuns primeiros 30 minutos em que o resultado esteve muitas vezes empatado, uma pausa técnica solicitada por Luís Monteiro, aos 24', quando o placard assinalava 10-10, acabou por ter o seu efeito.

Benfica-Madeira SAD

Matilde Rosa lançou um contra-ataque direto para Ana Silva, que, com uma boa receção e um remate picado, fez o 11-10. Alexandra Shunu e Maria Unjanque também marcaram e o Benfica chegou ao intervalo em vantagem por 13-12.

Assim como no arranque da 1.ª parte, Alexandra Shunu marcou o primeiro golo encarnado na 2.ª (14-12). A mesma atleta fez o 15-12, aproveitando a ausência de guarda-redes na baliza insular. Esta foi a primeira vantagem de 3 golos em todo o jogo.

Mensagem do Presidente

Ver mais ›

Aos 38 minutos o placar assinalava um 15-14, e fruto de um parcial de 6-0 (21-14) o Benfica partiu definitivamente para uma liderança segura. Durante esse período, Matilde Rosa defendeu um livre de 7 metros, num lance muito importante.

Nos últimos 15 minutos da partida as duas equipas foram marcando quase alternadamente, com 6 golos para as águias e 5 para as madeirenses. A vantagem de 8 tentos com que o Benfica venceu a partida (27-19) não deixa margem para dúvidas sobre o mérito do triunfo das tetracampeãs nacionais, que assim terminaram a época com a dobradinha.

A guardiã Matilde Rosa foi eleita a Player of the Match e Constança Sequeira foi a melhor marcadora da final, com 6 golos, 3 deles na marcação de livres de 7 metros.

Benfica-Madeira SAD

DECLARAÇÕES

Luís Monteiro (treinador do Benfica): "Antes de mais, parabéns a todos nós, a todos os Benfiquistas. A questão da capacidade física das duas equipas estava muito em causa no jogo de hoje. A época vai muito longa, temos muitas limitações de atletas que estiveram muito tempo sem treinar, o Madeira SAD também, mas nós sabíamos que tínhamos mais profundidade no banco e que, aos poucos, o cansaço poderia aparecer, mais rapidamente no Madeira SAD do que na nossa equipa. Eu fiz uma gestão muito mais física do que desportiva, tirei jogadoras que até estavam a jogar bem para poder pôr outras mais frescas, e eu penso que essa gestão acabou por surtir efeito, porque acabámos por dominar por completo a 2.ª parte. Voltámos a ganhar a Taça. Perdemos a primeira competição do ano, a Supertaça, jogada na casa do Madeira SAD, e também tínhamos essa questão por resolver, porque sempre dissemos que em campo neutro, em igualdade de circunstâncias, uma competição desta natureza jogaria a nosso favor. O Campeonato também, porque é uma prova de longevidade e nós numa prova com muitos jogos somos claramente favoritos. Em igualdade de circunstâncias, nós acreditávamos que ganhávamos, e ganhámos. Voltámos a sofrer menos de 20 golos, que é sempre um objetivo que temos para todos os jogos."

Benfica-Madeira SAD

Mihaela Minciuna (central e uma das capitãs do Benfica): "Antes de mais, agradecer a estes nossos adeptos que fizeram questão de estar aqui presentes, mesmo tendo a Taça de Portugal de futebol. É incrível ver que estes adeptos, mesmo assim, fizeram o esforço para estar aqui presentes, para apoiar o Benfica, para serem o nosso oitavo jogador. Foram fundamentais para a conquista desta Taça. Vimos de um Tetracampeonato conquistado já há algumas semanas, portanto, tem sido trabalhar mais com o foco de conquistar esta Taça de Portugal. Deixámos escapar a Supertaça no início da época, mas acho que faz parte, porque era uma altura que mudámos treinador, mudámos algumas jogadoras, portanto é normal, temos de consolidar algumas coisas. Para nós, é sempre um privilégio e um motivo de orgulho podermos levar esta Taça aos nossos adeptos, aos nossos sócios, aos amantes também da modalidade e a esta gente incrível, esta família fantástica que é o Benfica."

Benfica-Madeira SAD

Matilde Rosa (guarda-redes do Benfica e Player of the Match): "É sempre um trabalho coletivo, o andebol joga-se coletivamente. Eu não consigo marcar golos, elas marcam por mim, e eu tento defender as bolas que elas não conseguem defender. Demos o nosso máximo na defesa, esforçámo-nos muito para defender melhor. Continuar a dar o nosso máximo. Estivemos bem, tanto na defesa, como ofensivamente. Era o nosso objetivo, não conseguimos a Supertaça, conseguimos a Taça de Portugal. Quero dar os parabéns às minhas colegas e a toda a equipa. Este título de MVP é para toda a equipa."

Andebol feminino Benfica

Duda (ponta-direita do Benfica): "Foi uma época muito importante, estamos muito felizes. A equipa merecia ganhar por tudo o que fizemos a época inteira. Vimos de algumas lesões, mas como grupo soubemos recuperar-nos, soubemos entrar fortes no jogo de hoje. Esta é uma recompensa de uma época em que trabalhámos duro o ano inteiro."

Constança Sequeira (central do Benfica): "Sinto-me muito feliz. Foi uma época concretizada com dois títulos, com o Campeonato [e a Taça de Portugal], e não podíamos acabar de outra maneira."

Andebol feminino Benfica

Maria Unjanque (lateral-esquerda do Benfica): "Sinto-me muito feliz, tenho muito orgulho da nossa equipa, desde o primeiro dia de trabalho. Estou muito orgulhosa das minhas colegas. Se eu fiz um grande jogo, também foi graças a elas e sou muito grata por estar aqui no Benfica."

Benfica-Madeira SAD

Taça de Portugal | Final | 25/05/2025
Benfica-Madeira SAD
27-19
Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Formação inicial do Benfica
Matilde Rosa, Maria Unjanque, Mariana Costa, Samara Vieira, Duda, Alexandra Shunu e Nádia Rodrigues
Suplentes
Audília Carlos, Rita Campos, Sofia Ferreira, Madalena Pereira, Carolina Monteiro, Patrícia Rodrigues, Constança Sequeira, Mihaela Minciuna e Ana Silva
Treinador do Benfica
Luís Monteiro
Formação inicial do Madeira SAD
Isabel Góis, Emiliana Potrie, Maria Duarte, Marilene Souza, Joana Garcês, Mornesa Tenda e Sheila Langa
Suplentes
Catarina Ferreira, Helen Nascimento, Sandra Ramos, Beatriz Barros, Catarina Silva e Lígia Silva
Ao intervalo 13-12
Marcadoras do Benfica
Constança Sequeira (6), Alexandra Shunu (5), Maria Unjanque (3), Patrícia Rodrigues (3), Ana Silva (2), Mihaela Minciuna (2), Duda (2), Mariana Costa (1), Nádia Rodrigues (1), Madalena Pereira (1) e Carolina Monteiro (1)

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 26 de maio de 2025

Patrocinadores Andebol Feminino


Relacionadas