Futsal

01 julho 2025, 11h12

Léo Gugiel

Léo Gugiel

ENTREVISTA BTV

Léo Gugiel foi um dos heróis da conquista da Liga Placard de futsal, tendo sido eleito como o Melhor Jogador e o Melhor Guarda-redes da final. Em entrevista à BTV, o guardião canarinho fez uma viagem pela caminhada do Benfica até ao título, finalizada com o triunfo, por 3-4, frente ao Sporting, no derradeiro jogo de um play-off à melhor de cinco.

Presente em 36 jogos e autor de 5 golos em 2024/25, o internacional de brasileiro de 29 anos revelou-se "muito feliz" pelo facto de o coletivo ter conquistado "algo maravilhoso para o Benfica", mas não deixou de olhar para o futuro: "Ainda há muito para somar ao nosso futsal."

Nas palavras de Léo Gugiel, esta foi uma época "muito longa e muito difícil" e aquela em que o grupo "mais trabalhou". Ao nível pessoal, este término de temporada foi particularmente doloroso, devido a "um problema muito chato no pé". "Incomodou-me muito. Fez com que, praticamente, tivesse jogado os play-offs sem treinar, por causa dessa situação, mas fomos coroados [com a conquista do título]", afirmou aquele que, no fim, foi eleito como o Melhor Jogador e o Melhor Guarda-redes da final, algo que o deixou "muito realizado".

Léo Gugiel

PLAY-OFFS: O GRANDE DESAFIO

Numa série de cinco partidas que teve de tudo e foi vivida com altos e baixos, Léo Gugiel lembrou a fibra da equipa após as duas derrotas que registou.

"É realmente muito desafiante. Tivemos uma derrota muito difícil pelo meio [5-1, no jogo 3]. A que foi na nossa casa [1-3, no jogo 2] também foi bastante difícil, mas não se compara ao 5-1. Foi mesmo muito complicado para todos. Mas demos as mãos, unimo-nos mais do que nunca, porque sabíamos que só dependíamos de nós. Conseguimos motivar-nos. Preparámo-nos mesmo muito para chegar a este momento e sermos coroados com o [9.º] título", explicou.

DESILUSÃO SUPERADA COM… FESTA

E foi mesmo no palco onde sofreram a derrota mais complicada [Pavilhão João Rocha] que os encarnados conquistaram o título. O guarda-redes falou sobre os momentos que antecederam o pontapé de saída, assim como da "cara de todos" quando o resultado era favorável ao Sporting (2-0).

"Consegui ver uma equipa muito confiante. Mesmo quando estávamos a perder por 2-0, e, apesar disso, olhava no semblante de todos, na cara de todos, e sabia que era possível e que íamos dar a volta. Assim foi. Passo a passo, com muita inteligência, tentando controlar o máximo possível. Fomos felizes na procura do golo, em ir atrás de outro. E, no final, com uma grande disponibilidade de toda a equipa, conseguimos fazer um excelente resultado e sair campeões", recordou.

Léo Gugiel

O MOMENTO DE UMA ÉPOCA

Um dos segredos para chegar ao sucesso foi, na ótica do guardião canarinho, quando o coletivo "equilibrou a parte emocional", altura em que conseguiu "alinhar tudo". Bem direcionada foi também a bola rematada por Léo Gugiel a dois minutos do termo da partida, bola essa que o pé de Afonso Jesus, por sua vez, encaminhou definitivamente para o fundo das redes [3-4].

O guardião brasileiro explicou como foi o instante que ficará na história: "Consegui ver uma brecha na defesa do Sporting. Como estávamos nos minutos finais, acabou por ser naquela gana de ser campeão, de todo o trabalho [feito] durante a época inteira. Parece que vai toda a força nesse remate. O Afonso [Jesus] sabe que remato naquela zona, percebeu que ia rematar e já lá estava para fazer o desvio. Foi um golo superimportante."

Léo Gugiel

BENFIQUISTAS SEMPRE PRESENTES

Nos bons e nos maus momentos, a massa adepta do Benfica nunca deixou de apoiar e de incentivar a formação orientada por Cassiano Klein. Léo Gugiel destacou isso mesmo, dando como exemplo a reação dos Benfiquistas ao insucesso no jogo 3. "Tiveram uma grande deceção, tal como nós, com o jogo 3, no João Rocha, quando, praticamente, não conseguimos jogar, não conseguimos competir. Vamos para o 4.º jogo, em que a situação está, realmente, difícil, e… temos a casa cheia, está toda a gente a apoiar-nos. O mínimo que podíamos fazer era dar a vida no jogo 4 [vitória por 7-5] para forçar a negra. E foi isso que fizemos. Demos o máximo, conseguimos vencer com muita força dos adeptos", elogiou o guarda-redes.

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 1 de julho de 2025

Patrocinadores Futsal