Voleibol Feminino

09 julho 2025, 14h00

Henrique Furtado

Henrique Furtado com o Presidente Rui Costa

DECLARAÇÕES

Henrique Furtado é o novo treinador da equipa feminina de voleibol do Sport Lisboa e Benfica. O técnico brasileiro, de 40 anos, assinou contrato válido até 2027 e assume o comando das campeãs nacionais, tendo como objetivo dar continuidade ao sucesso da última temporada.

Com um percurso consolidado no voleibol de alto nível, Henrique Furtado traz consigo uma vasta experiência internacional, com passagens por clubes de referência no Brasil e, mais recentemente, na Polónia, onde integrou a equipa técnica do JSW Jastrzebski Wegiel, um dos emblemas mais fortes da PlusLiga. Chega agora a Portugal para liderar um projeto ambicioso e vitorioso.

"É uma alegria imensa chegar a um dos maiores clubes do mundo, uma instituição tão forte. Encontrar em breve estes adeptos que são tão importantes para o Benfica, um clube tão tradicional e que faz a diferença na vida de tanta gente, tantos adeptos. Estou muito feliz, muito honrado de chegar a esta grande instituição e espero fazer um trabalho que agrade muito aos Benfiquistas, e que possamos ser muito felizes", expressou o novo treinador, em declarações à BTV, manifestando o orgulho com que abraçou este desafio.

Henrique Furtado

"É muito importante manter a base da equipa, jogadoras que mostraram a raça e o sangue que é preciso ter para jogar nesta instituição; e também as novas jogadoras que vêm para agregar, e, tenho a certeza, fazer um grupo ainda mais forte"

Henrique Furtado

Consciente do legado deixado na época passada, Henrique Furtado valoriza o trabalho realizado até aqui, mas já aponta à evolução.

"Na verdade, a equipa fez um grande trabalho. Dar continuidade a esse trabalho, acho que eles fizeram muita coisa muito bem feita. Claro, agora as coisas serão à minha maneira também, adaptado ao Clube, adaptado às novas jogadoras que estão a chegar também. É muito importante manter a base da equipa, jogadoras que mostraram a raça e o sangue que é preciso ter para jogar nesta instituição; e também as novas jogadoras que vêm para agregar, e, tenho a certeza, fazer um grupo ainda mais forte", comentou.

Para o novo treinador do Benfica, mais do que impor um modelo rígido, trata-se de criar um sistema dinâmico, onde o talento de cada atleta seja valorizado e potenciado. Um voleibol agressivo, com identidade, pensado para evoluir jogo após jogo – sempre com os olhos postos na vitória e no crescimento coletivo.

"Um jogo agressivo, assumindo risco em certos fundamentos, agressivo, e adaptado sempre ao estilo de jogadoras que nós temos. É importante potencializar cada jogadora, montar um sistema de jogo que seja confortável para elas. Não só o que pensam em campo, mas potencializá-las. Então espero que a cada treino, que a cada jogo, a equipa possa evoluir. Sem dúvida vai ser uma temporada de grandes desafios porque os nossos adversários também são muito fortes, a Liga portuguesa tem crescido bastante. Então é montar o que seja o melhor sistema de jogo para o Benfica, a cada jogo evoluir e trazer alegria para os nossos adeptos", explicou.

Henrique Furtado

Com ambição e trabalho, o técnico acredita que é possível continuar a escrever páginas de sucesso.

"Continuar a vencer, nós esperamos vencer com esta camisola. Vamos dedicar-nos muito a isso, temos uma equipa que nos dá essa possibilidade de lutar por tudo. Claro que é muito difícil no primeiro dia falar sobre o resultado final, mas não vai faltar nenhum tipo de dedicação e muito trabalho para deixar o Benfica sempre o mais alto possível", garantiu.

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 9 de julho de 2025

Patrocinadores Voleibol