Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Projeto vai transformar e valorizar a Catedral e a sua envolvente para um novo patamar de vivência do Clube e da sua afirmação nacional e internacional.
22 julho 2025, 07h50
Estádio da Luz: o futuro
O projeto, que resulta de um trabalho gradual e que se intensificou nestes últimos 18 meses, procura responder às necessidades de modernização e de valorização do património do Clube, às exigências desportivas das diversas modalidades, à ambição de gerar uma renovada dinâmica da vivência do universo do Clube e ao posicionamento do Sport Lisboa e Benfica como referência global, conjugando a identidade, a história, as conquistas e os caminhos de futuro para a instituição.
A Populous liderou todos os aspetos do projeto do plano diretor em colaboração com o renomado escritório de arquitetura Saraiva + Associados, sediado em Lisboa. A Populous também foi a projetista original do estádio, inaugurado em 2004.
Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, sustenta: "Este é um projeto ambicioso e estratégico, a pensar nos sócios, nos adeptos e no Clube, que pretendemos começar a concretizar de imediato, para criar melhores condições no estádio, para as modalidades, para projetar o Benfica ainda mais no país e no mundo como a grande referência desportiva de Portugal e a tempo de estar concluído para as grandes competições internacionais que o país vai acolher. É um projeto à Benfica, que gera melhores condições para a competição, para experienciar o Clube e para acolher quem quer viver o que é ser parte da Chama Imensa, do maior de Portugal. É uma aposta para nos fazer mais fortes, mais valiosos e ainda mais liderantes."
Tom Jones, diretor sénior e arquiteto do projeto, afirma: "Este plano diretor é um exemplo de como empreendimentos de uso misto, ancorados em locais únicos, podem revitalizar todo um território e assumir-se como referência cultural e comunitária. O Estádio da Luz não será apenas a casa da orgulhosa história do Benfica, mas um catalisador para o seu futuro, vibrante e liderante pelas experiências que acolhe e proporciona aos sócios, aos adeptos e aos visitantes do Benfica District, portugueses e estrangeiros."
Jorge Betancor, diretor da Populous, que lidera as operações da empresa em Portugal, considera: "O Estádio da Luz é um dos estádios mais emblemáticos do mundo e o lar das legiões de adeptos apaixonados do Benfica. Este projeto emocionante irá modernizar o estádio e a área circundante, introduzindo novas comodidades em todo o plano diretor, que incluem uma nova arena multiusos, pavilhões desportivos e uma praça para os adeptos, beneficiando tanto os adeptos nos dias de jogo como a comunidade durante todo o ano. Irá proporcionar uma nova experiência aos adeptos e ajudar o Clube a aumentar as receitas, estabelecendo uma nova referência na Europa, à medida que Portugal se prepara para o Campeonato do Mundo de 2030."
O projeto é apresentado no Estádio da Luz nesta terça-feira, dia 22 de julho, pelas 18h00.
UM TERRITÓRIO DE CLASSE MUNDIAL PARA DESPORTO, CULTURA E ENTRETENIMENTO
O projeto vai modernizar as instalações do estádio e reforçar a oferta de recintos, comodidades e espaços públicos na zona circundante, gerando um valioso património cívico para o universo do Benfica e apoiando a sustentabilidade financeira do Clube a longo prazo.
O projeto Benfica District inclui:
Um pavilhão multiusos com capacidade para 10 000 pessoas, capaz de acolher concertos, eventos culturais, eSports e grandes eventos desportivos das mais diversas modalidades de pavilhão;
Dois pavilhões desportivos cobertos de última geração, com capacidade para 2500 e 1500 lugares, respetivamente, adaptáveis para basquetebol, voleibol, andebol, hóquei em patins, futsal, boxe e muito mais, que substituirão os atuais pavilhões e piscina;
Uma nova piscina comunitária (25x25 m) com comodidades modernas, oferecendo um recurso recreativo para adeptos e residentes;
Um novo teatro e espaço para eventos, com capacidade para 500 pessoas;
Um campo de futebol ao ar livre no terraço e uma pista de corrida, criando ambientes imersivos de treino e fitness no coração de Lisboa;
Instalações comerciais, hoteleiras e residenciais.
FOCO NA VALORIZAÇÃO E NA MELHORIA DAS EXPERIÊNCIAS PARA OS SÓCIOS E ADEPTOS
Os Benfiquistas vão poder desfrutar de um novo espaço de convívio antes e depois dos jogos, sob a forma de uma praça para sócios e adeptos com 100 m x 40 m em frente à fachada principal do estádio, inspirada nas famosas praças cívicas de Lisboa, como a Praça do Rossio.
Com capacidade para mais de 10 000 sócios e adeptos, a praça contará com uma cabine de DJ e um espaço para eventos, e estará rodeada por estabelecimentos de restauração, lojas e restaurantes com esplanada, tornando-a um destino para toda a cidade durante todo o ano.
Os sócios e os adeptos também beneficiarão de uma série de melhorias em todo o campus, incluindo esplanadas, ecrãs gigantes e pontes de ligação melhoradas para facilitar a circulação e a acessibilidade.
A estátua de Eusébio, um ícone do Clube, será cuidadosamente transferida para a entrada principal da praça, em destaque contra o pano de fundo da fachada do estádio, para receber os sócios e adeptos à medida que chegam.
MODERNIZAÇÃO DO ESTÁDIO DA LUZ
O projeto também irá renovar e revitalizar o próprio estádio. Uma nova fachada – fluida e dinâmica na sua arquitetura – redefine a sua forma através de uma perspetiva contemporânea, moderando a luz e o calor para proporcionar sombra aos átrios e melhorar o conforto dos sócios e adeptos, preservando, ao mesmo tempo, as icónicas vigas curvas do telhado.
A fachada apresenta iluminação LED integrada, que tece uma camada digital dinâmica em toda a estrutura, iluminando a arquitetura nos dias de jogo. Transforma o estádio num farol para os sócios e num cenário envolvente para a praça dos adeptos. Esta "pele" LED programável também permite que o estádio se adapte facilmente a uma ampla variedade de eventos, desde jogos de futebol a concertos.
Além disso, será adicionado um novo quarto nível à infraestrutura, fora da arquibancada, proporcionando 6800 m² de espaço de uso misto que inclui a possibilidade de escritórios, uma oferta de hospitalidade premium com maior capacidade e instalações comerciais. Esta extensão faz parte de uma estratégia mais ampla para ativar o estádio para além dos dias de jogo e integrá-lo mais profundamente na vida urbana de Lisboa.
Uma ambição que vem ao encontro das sucessivas melhorias de que o Estádio do Sport Lisboa e Benfica tem sido objeto ao longo deste mandato. A primeira fase do aumento da lotação para os 70 mil já foi concluída, passando a Catedral a contar agora com 68 100 lugares e reforçando o seu estatuto de maior e mais imponente recinto do país.
Uma ampliação que mantém todos os predicados de segurança e conforto para os adeptos e que se seguiu à modernização da imagem interior da Catedral estreada em 2023, com melhor iluminação e som, LED nos anéis e novos ecrãs gigantes de última geração, capazes de criar uma atmosfera singular e arrebatadora.
SUSTENTABILIDADE E LEGADO
O projeto Benfica District defende princípios de design sustentável, integrando painéis fotovoltaicos no telhado da arena, telhados "verdes", captação de água da chuva e estratégias paisagísticas que apoiam a resiliência ecológica.
O empreendimento foi concebido não só para melhorar a experiência dos dias de jogo, mas também para proporcionar benefícios sociais e ambientais a longo prazo à comunidade lisboeta.
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 22 de julho de 2025