Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Hóquei em Patins Feminino
Maria Sofia Silva celebra época memorável e aponta à Europa com renovação até 2027.
03 agosto 2025, 10h30
Maria Sofia Silva
Maria Sofia Silva
Numa época em que atingiu a impressionante marca de uma centena de golos em jogos oficiais, a avançada nunca perdeu o foco: ajudar a equipa. Mais do que os números, importa-lhe o coletivo, o compromisso diário e a ambição partilhada de vencer tudo o que há para vencer – e, sobretudo, conquistar o que ainda falta. "Se tivesse de trocar os 100 golos por um título europeu, nem pensava duas vezes", garante.
Feliz, grata e com um sentimento de responsabilidade renovado, Maria Sofia Silva fala da ligação profunda ao clube que representa desde 2018. Do primeiro título ao mais recente, da paixão de infância à motivação diária, a jogadora descreve a experiência no Benfica como única. "Sinto-me em casa, sinto que somos uma família", diz, com a emoção de quem sente verdadeiramente o peso da camisola e a força do símbolo que carrega.
Em entrevista à BTV, a avançada faz o balanço de uma época marcante, fala sobre o impacto do apoio dos adeptos, explica o que significou atingir os 100 golos, comenta a renovação de contrato e olha já para os desafios futuros.
"Não comecei a época a pensar que queria marcar 100 golos, nem que queria ser a melhor marcadora. Comecei a época a pensar: 'Vou dar o melhor de mim para ser melhor todos os dias'"
Maria Sofia Silva
UMA ÉPOCA À ALTURA DAS DODECACAMPEÃS
"Acho que foi uma época muito bem conseguida, muito positiva, depois de uma temporada não tão bem conseguida, pelo menos a nível pessoal – na qual eu comecei a conciliar o trabalho com o hóquei em patins –, também por uma questão de gestão de expectativas… Nesta segunda época, já o segundo ano a trabalhar, já senti mais confiança e meti na cabeça que queria trabalhar e fazer uma grande época. E acho que foi, sem dúvida, conseguida. A nível individual, foi uma época muito consistente. A nível coletivo, nem se fala. Sinto que ainda nos está a faltar aquele bocadinho na Europa, e não foi uma época perfeita a esse nível. No entanto, foi uma temporada muito positiva. Continuamos a ser muito consistentes, a querer mais e a dar mais a nível nacional, e cada vez mais as equipas querem ganhar-nos, mas nós também queremos cada vez mais fazer história. Isso tem sido, sem dúvida, aquilo que nos define."
100 VEZES "GOLO!"
"Não comecei a época a pensar que queria marcar 100 golos, nem que queria ser a melhor marcadora. Comecei a época a pensar: 'vou dar o melhor de mim para ser melhor todos os dias'. Nem a meio da época sabia que ia marcar tantos golos. No final da época é que as pessoas começaram a dizer: 'olha, faltam X golos para marcares 100, uau!'. E isso é muito bom, é muito positivo. Aquilo que mais quero é ajudar a equipa, e sei que, a marcar golos, também a ajudo. Era só nisso que eu estava a pensar. É um número redondo, que ainda não tinha sido atingido e, portanto, fico feliz, principalmente porque sinto que esse número ajudou muito a equipa. É isso que eu penso, dia após dia – em ser melhor todos os dias, como jogadora, para ajudar a equipa no final. Acaba por ser um reconhecimento daquilo que foi o trabalho feito durante a época."
"Não é explicável o que nós conseguimos sentir com o apoio dos adeptos, e é muito bom poder ajudar também"
SETE ANOS DE ÁGUIA AO PEITO
"Sinto que tem sido incrível. Sinto-me muito feliz, mesmo, e grata pela confiança. Porque, sem dúvida, estar a representar o clube que eu mais amo desde criança, e ter a oportunidade de o representar e jogar aquilo que eu mais gosto… Acho que só podia ser feliz. É esse o sentimento que eu tenho: felicidade. Sinto-me em casa, sinto que somos uma família. E sinto que nós temos também este dever para com o Benfica. Ele dá-nos tanto, ano após ano, e continua a melhorar aquilo que nos dá. E, ano após ano, também sinto que é uma grande responsabilidade. Quero continuar a dar também mais títulos ao Benfica, mais conhecimento, porque é uma grande confiança que eles têm em mim."
CONQUISTAS QUE MARCAM
"Sinto que o primeiro que eu tive cá. Porque o primeiro ano a vestir a camisola do Benfica é uma grande responsabilidade. Ganhar para o Benfica não se explica, e foi exatamente no primeiro ano que eu tive esse sentimento. Mas depois, ano após ano, acho que o sentimento não muda – só quero conquistar mais, fazer mais pelo Benfica, fazer história. Ano após ano, sinto que cada título é especial. Este ano também foi muito especial, porque, pelo menos, consegui dar a minha parte a nível pessoal, e senti que o trabalho foi recompensado. Eu trocava os 100 golos pelo título europeu, nem pensava duas vezes. Temos de pensar alto e querer muito esse título."
A FORÇA DOS ADEPTOS
"É incrível, não consigo descrever o apoio que temos. Sempre que vamos ao Norte parece que estamos a jogar em casa. Vamos lá fora [estrangeiro] e estão lá sempre adeptos do Benfica – está sempre uma camisola, uma bandeira. Não é explicável o que nós conseguimos sentir com o apoio dos adeptos, e é muito bom poder ajudar também. Porque nós vemos que, em cada jogo, cada vitória, eles ficam muito felizes. Temos o carinho de todos eles. Queremos continuar a trabalhar mais e, sem dúvida que é uma grande motivação para nós o carinho que nos dão."
"Se cada uma der o máximo, no final, todas nós, como a grande equipa que temos, vamos conseguir o nosso objetivo, que é ganhar todas as competições"
ATÉ 2027: RENOVAR COM O CORAÇÃO (E AMBIÇÃO!)
"É um sentimento de felicidade. Sinto-me muito feliz por estar cá. E, portanto, ficar cá mais dois anos é uma alegria imensa. Sinto-me também grata pela confiança, e sinto – lá está – a responsabilidade de continuar a dar tudo. O Benfica tem-nos dado, ano após ano, o melhor possível para nós sermos melhores. E é isso que eu posso prometer: continuar a ir à luta e tentar ser melhor do que ontem. E, no final, sinto que, se todas tivermos o mesmo pensamento – e temos, porque conheço a minha equipa, e somos todas, além de grandes jogadoras, grandes pessoas, com grande valor –, e se cada uma de nós der o melhor, sei que vamos cada vez mais longe. E vai ser esse o segredo para conquistarmos tudo mais um ano. É isso que nós desejamos."
OBJETIVO: MANTER A HEGEMONIA E CONQUISTAR A EUROPA
"A nível coletivo é ganhar tudo o que temos a ganhar – tanto a nível nacional como aquilo que nos falta na Europa. É aquilo a que nos comprometemos, claramente. A nível individual, é ajudar ao máximo a minha equipa naquilo que eu posso controlar – que é trabalhar mais e ser melhor a cada dia. Não ser melhor do que ninguém, mas ser melhor do que aquilo que eu sou todos os dias. Sei que isso é o suficiente para ajudar a equipa a ganhar. Porque, lá está, se cada uma der o máximo, no final, todas nós, como a grande equipa que temos, vamos conseguir o nosso objetivo, que é ganhar todas as competições. E espero mesmo, sinceramente, e vou dar tudo para que isso aconteça. Da minha parte, é isso que podem esperar."
Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 3 de agosto de 2025