Hóquei em Patins

18 agosto 2025, 19h05

Edu Castro

Edu Castro, o treinador das águias

Arrancaram nesta segunda-feira, 18 de agosto, os treinos da equipa masculina de hóquei em patins do Sport Lisboa e Benfica. Edu Castro, Pedro Henriques e João Rodrigues lançaram a temporada 2025/26.

Foi com "muchísimas ganas" que os hóquistas encarnados voltaram a calçar os patins. Quem o diz é o treinador Edu Castro, que revelou que a temporada começou "com muitas reflexões" relativamente à época passada, e sobre o que os encarnados têm de "fazer muito melhor".

"E para isso cá estamos, para conseguir dar ao Benfica os títulos que no ano passado, por uma razão ou por outra, não conseguimos", explicou, em declarações à BTV.

A base da equipa é a mesma, o que permite trabalhar processos já consolidados.

Edu Castro

Ouça Edu Castro

"Não partimos, nem de longe, nem do zero, em muitos pontos de vista. Que as lesões nos respeitem em momentos muito importantes da época, como não aconteceu no passado. Que sejamos capazes de desenvolver um jogo semelhante, mas, sobretudo, sabendo competir melhor. Competir melhor naqueles jogos em que falhámos. Acreditamos que temos muito bem identificado por que isso aconteceu. Infelizmente, às vezes, é preciso aprender com os erros. Não gostaríamos que fosse assim, mas tem de ser. Conseguir que este ano a equipa volte a praticar um jogo ofensivo, rápido, vertical, mas que isso se traduza em muitas vitórias", avaliou Edu Castro.

Sem quererem ser "prisioneiros das expectativas", mas com as águias a terem "consciência do clube" que representam. É desta forma que o técnico espanhol se dirige aos Benfiquistas.

"Isso é o mais importante, o fundamental. Sabemos também que temos uma 'dívida' pendente com todos os Benfiquistas pela época passada. Demos tudo o que podíamos, mas este ano vamos deixar ainda mais a pele em campo, se possível. Queremos saldar essa 'dívida' já nesta temporada e, com isso, poder celebrar muitos títulos com os adeptos", garantiu.

Pedro Henriques

Ouça Pedro Henriques

Para Pedro Henriques, um dos capitães de equipa, a época 2025/26 arranca com "enorme motivação, entusiasmo e compromisso" num grupo que é praticamente o mesmo e que conta com "miúdos com extrema qualidade [vindos] da formação".

O guarda-redes garante que as águias vão demonstrar o "compromisso" de sempre, "trabalhar e trabalhar muito", com uma única finalidade: "Para, no final, conseguirmos atingir os objetivos e tentar trazer títulos, que é isso que o Benfica exige a todas as equipas."

A temporada passada não acabou como todos queriam; portanto, a receita, segundo o guardião, é "continuar o trabalho".

"Claramente, melhorar aquilo que ficou por fazer; repetir aquilo que fizemos bem, reforçar, se for possível. Portanto, estão aqui reunidas as condições para, com muito trabalho – repito: com muito trabalho – e com muita humildade, conseguirmos atingir os objetivos", observou.

Aos Benfiquistas, Pedro Henriques pediu "apoio e acompanhamento" e deixou uma garantia. "Tanto a equipa [masculina] de hóquei em patins, como todo o staff que a envolve, garante o compromisso máximo e muita vontade de conquistar os títulos", afirmou, deixando outra certeza: "Este pavilhão é, sempre foi, e sempre será, muito mais forte e muito mais difícil para os adversários, se estiver cheio."

João Rodrigues

Ouça João Rodrigues

Também o avançado João Rodrigues lançou esta nova temporada, considerando o primeiro treino de pista como o momento de "readquirir sensações e ritmo sobre os patins", algo que diz ser "sempre importante após uma paragem longa".

"Tínhamos saudades de voltar ao trabalho e estamos com muita vontade de começar bem a temporada", assumiu o internacional português.

O hóquista conferiu "toda a importância" à manutenção da base da equipa da época passada, tendo em conta que a mesma "viveu os bons momentos até final de abril e depois enfrentou os piores".

"É um grupo que está dorido pelo que aconteceu. A qualidade está lá, mas mais importante do que isso será demonstrar caráter e fome de conquistar títulos, algo que teremos de mostrar a cada fim de semana, sempre com a ajuda dos nossos adeptos, para que esta época termine de forma diferente e mais feliz", considerou.

João Rodrigues deixou uma simples mensagem a todos os Benfiquistas: "Acreditem em nós. Precisamos muito dos nossos adeptos ao nosso lado. É um cliché, mas é a verdade. Os momentos mais difíceis são os que mais nos ajudam. Vamos tentar ganhar, acima de tudo, conquistar títulos. Estamos em dívida relativamente ao que fizemos no ano passado. Não é fácil, o Campeonato português é muito competitivo, mas temos muita fome de dar aos adeptos aquilo que eles merecem."

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 18 de agosto de 2025

Patrocinadores Hóquei


Relacionadas