Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na antevisão do Fenerbahçe-Benfica, duelo da 1.ª mão do play-off de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões, António Silva afirmou que as águias estão determinadas em alcançar um bom resultado.
19 agosto 2025, 19h00
António Silva
À BTV, antes da conferência de imprensa de antevisão, o defesa-central reconheceu que o emblema turco é um rival com valor, mas referiu que as águias têm qualidade para alcançar o objetivo delineado.
"Sabemos que temos de estar a um nível muito alto para podermos fazer um grande jogo. Sabemos da qualidade do adversário e que é uma atmosfera difícil, um campo difícil com os adeptos a puxar por eles, mas sabemos a qualidade que temos e a capacidade que temos para fazer aqui um bom resultado", afirmou o internacional português.
Nos primeiros 4 jogos da temporada, o Benfica somou igual número de triunfos e não consentiu golos, e António Silva atribuiu "mérito a toda a equipa".
"Temos trabalhado muito bem defensivamente, temos sido muito agressivos. Muito mérito da equipa e do treinador pela maneira como monta a equipa para que não possamos sofrer golos", admitiu, destacando a "qualidade ofensiva" das águias e os "muitos golos" anotados, que levam aos "resultados positivos" alcançados.
É uma eliminatória que dá o apuramento para a Liga dos Campeões, que jogo espera amanhã [quarta-feira]?
Sabemos que vai ser um jogo muito difícil contra uma equipa que tem muita qualidade a jogar em casa, mas acima de tudo sabemos aquilo que temos de fazer dentro de campo e perceber que são 2 jogos e que amanhã nada vai ficar decidido e ainda temos o jogo no Estádio da Luz.
O António Silva é visto como um jogador de grande potencial para o Benfica, com grande valor de mercado e nesta altura aparece sempre nas notícias. Pode garantir ao dia de hoje, agora com a Champions à porta, que é uma grande montra para futebolistas e treinadores, que nesta época vai continuar no Benfica? Não deixa o Benfica?
O que eu posso garantir é que, se o míster quiser, amanhã vou estar disponível para jogar, e é isso que eu posso garantir. Quanto ao futuro, não sei o que vai acontecer.
Bruno Lage encontrou rapidamente uma equipa ideal neste início de temporada. Essa equipa ideal tem tido um único jogador português titular que se chama António Silva. Para si, é positivo ou é negativo?
Eu acho que o míster não escolhe o onze a pensar na nacionalidade dos jogadores. Acho que o míster escolhe o onze consoante aquilo que quer apresentar para os jogos. E, se eu fosse treinador, apresentava o melhor onze em cada jogo para poder ganhar. E acho que é por aí.
"Vai ser um jogo muito difícil contra uma equipa que tem muita qualidade a jogar em casa, mas acima de tudo sabemos aquilo que temos de fazer dentro de campo"
António Silva
Pergunto se considera que esta eliminatória só fica decidida em Lisboa. E depois, também, para si, quem é o favorito, o Benfica ou o Fenerbahçe?
Eu acho que o Benfica amanhã [quarta-feira] vai jogar para ganhar. Sabemos que são 2 jogos e, por isso, nada vai ficar decidido amanhã. Mas acho que, acima de tudo, vamos apresentar-nos de uma forma muito forte para poder ganhar o jogo, sabendo que é uma eliminatória a duas mãos.
Vimos muitos golos na semana passada aqui no estádio do Fenerbahçe [frente ao Feyenoord]. John Durán, En-Nesyri e também Talisca. Quem é que lhe tem dado mais dores de cabeça? Quem tem estudado mais? Já sabe como os vai travar?
Acima de tudo são 11 contra 11, é um jogo coletivo. Claro que sabemos da força que o ataque do Fenerbahçe tem, mas, acima de tudo, é perceber aquilo que é a nossa dinâmica defensiva e tentar praticá-la da melhor forma, consoante aquilo que o míster achar que é melhor para a equipa.
"Sabemos da força que o ataque do Fenerbahçe tem, mas, acima de tudo, é perceber aquilo que é a nossa dinâmica defensiva e tentar praticá-la da melhor forma"
Nestes jogos de play-off de Liga dos Campeões, como é que um jogador lida com estes momentos? O António é muito novo, mas já tem muitos jogos de Liga dos Campeões, até de Mundial de Clubes. Como é que se sente nestes jogos, numa grande montra, como disse?
Acho que é mais um jogo. Mais do que jogar um jogo de Liga dos Campeões, acho que é jogar um jogo também pelo Benfica. Já tenho quase 150 jogos no Clube, acho que já estou habituado a fazê-lo. E, acima de tudo, também é passar isso para os meus colegas, que muitos deles são novos, e é isso, passar um bocado aquilo que é a importância destes jogos para o Clube para os meus colegas.
Fizeram um jogo de preparação em Lisboa com o Fenerbahçe, na pré-época [Eusébio Cup]. Esse jogo traz vantagem ao Benfica, ou não? E tem algum jogador do Fenerbahçe que exija mais precauções defensivas?
Acho que, acima de tudo, foi um jogo de preparação para ambas as equipas, que serviu para isso mesmo, para nos prepararmos para aquilo que seria a época. Não sabíamos que nos íamos defrontar nesta fase da Liga dos Campeões, mas acho que foi só apenas isso, um jogo de preparação.
Mário Branco [diretor-geral para o Futebol Profissional] está com a equipa do Benfica neste ano. Passou alguma informação sobre o Fenerbahçe por ter trabalhado no clube? Falou sobre o ambiente?
Acho que, sobre o ambiente, todos os jogadores conhecem o ambiente dos estádios turcos. Indicações só o míster é que deu para aquilo que vai ser o jogo. Esperamos que seja um grande jogo.
José Mourinho é muito importante, uma figura em Portugal. O que pensa sobre José Mourinho?
Toda a gente sabe o que Mourinho fez, a carreira que ele teve e a carreira que ele ainda está a ter. Sem dúvida que é uma referência no futebol português. Mas que amanhã [quarta-feira] e no Estádio da Luz o Benfica possa derrotar não só o José Mourinho, mas também o Fenerbahçe.
Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 19 de agosto de 2025