Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol Formação
Prestes a principiar oficialmente a temporada 2025/26 – neste domingo, 24 de agosto, às 17h00, os Sub-19 do Benfica visitam a União de Leiria, em jogo da 4.ª jornada da Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional –, o treinador Luís Araújo e o defesa Ricardo Neto abordaram os desafios para esta nova época.
23 agosto 2025, 16h40
Luís Araújo
"Motivados para a nova época." É assim que o treinador encarnado vê os seus atletas, tendo, ao mesmo tempo, afirmado que a equipa começa oficialmente 2025/26 com o objetivo de que todos os jogadores possam "crescer individualmente" e, no final, "fazer as contas com a ambição de revalidar o título".
Em entrevista à BTV, Luís Araújo lançou, também, a 4.ª ronda da Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional – as águias estreiam-se na competição apenas neste domingo devido à participação em dois torneios internacionais, o 22.º Torneio Memorial Mladen Ramljak 2025 e a Otten Innovation Cup 2025 –, garantindo ter um grupo pronto para regressar à competição.
"Tudo faremos para apresentar o melhor futebol possível, para tentar ultrapassar o adversário e, no fim, trazer os 3 pontos", sublinhou.
Sobre a União de Leiria, o capitão Ricardo Neto disse esperar "um jogo exigente", reforçando que a missão do coletivo passa por "mostrar futebol à Benfica e conquistar a vitória".
Quanto à época em si, o defesa garantiu estar "preparado" e pronto para disputar "um campeonato exigente".
PRÉ-TEMPORADA MUITO EXIGENTE
Luís Araújo: "Estamos muito motivados para a nova época. Neste período preparatório, tínhamos como objetivo desafiar os nossos jogadores, por isso arranjámos contextos competitivos bastante exigentes, que nos criassem dificuldades – e os torneios internacionais entram nesse contexto. Nesta altura, estamos preparados o melhor possível e muito esperançosos com a próxima época."
Ricardo Neto: "[Os jogadores] Sentiram-se bem. Acho que é importante para os jogadores sentirem este tipo de dificuldades. Tendo em conta que vamos disputar um campeonato muito exigente, é importante para preparar os jogos."
JOGOS COM EQUIPAS SENIORES
LA: "Sabemos que passámos por dificuldades, mas o intuito era esse mesmo. Tal como anteriormente disse, era desafiar os jogadores, expô-los a questões às quais não estavam habituados. Muitos destes jogadores passaram do contexto do Campeonato Sub-17 para defrontar jogadores seniores, muitos deles já com experiência de 2.ª Liga e de 1.ª Liga. Jogar esse tipo de jogos foi um desafio muito grande para os jogadores. Criámos muitos problemas [aos atletas], mas fiquei muito satisfeito com a resposta que deram, porque corresponderam e superaram-se, individual e coletivamente. Fizeram com que, nesta altura, estejamos mais capazes do que se tivéssemos tido contextos competitivos menos exigentes, menos desafiantes e que lhes proporcionassem mais conforto, que é um pouco daquilo que nós queremos sempre evitar: para expô-los a dificuldades e prepará-los da melhor forma possível."
RN: "Foi muito importante. Tendo em conta que jogamos contra jogadores mais velhos neste Campeonato de Sub-19 – o que é uma exigência muito grande para nós –, este tipo de jogo ajuda-nos a preparar para esses desafios."
DESAFIOS PARA 2025/26
LA: "O futebol é 11 contra 11, uma bola e um campo, portanto, o jogo em si não muda. Naturalmente, é um patamar acima. Muitos destes jogadores vêm do contexto Sub-17 – Campeonato Nacional Sub-17 –, e vão defrontar jogadores mais maduros: ter um contexto físico mais exigente, mais contacto e mais duelos. É isso que vai mudar. O que é importante nesta primeira fase é adaptar, crescer como equipa, criar laços entre todos os jogadores; alguns deles mantiveram-se da equipa do ano passado, outros novos vieram. Portanto, [o objetivo] é integrar toda a gente, criar sinergias e abordar o Campeonato da melhor forma possível. Os primeiros jogos serão nesse sentido."
RN: "Estou preparado. Estou feliz por participar e por fazer parte de mais uma época no Benfica, ter este tipo de campeonato exigente. Acho que a equipa sente o mesmo, está ansiosa para começar a época."
A EVOLUÇÃO E A BRAÇADEIRA DE CAPITÃO DE RICARDO NETO
RN: "Tenho trabalhado o facto de ser o capitão, é algo novo para mim. A braçadeira tem um peso muito importante na equipa, sinto que devo liderar os meus colegas e ajudar no que for necessário. Devo, também, ajudar o míster. É um sonho desde pequeno [vestir o Manto Sagrado], e sinto que estou a conseguir e que estou mais perto de realizar o meu sonho: jogar na equipa principal do Benfica."
LA: "Este desafio que o treinador lhe colocou foi para criar mais um objetivo no seu desenvolvimento individual. Sendo central, para além de toda a capacidade técnica e defensiva que tem, queremos estimular a comunicação, a liderança e, portanto, criámos este objetivo. Acredito, claramente, que o Ricardo [Neto] vai conseguir atingir este objetivo, mas foi mais um propósito, mais um desafio que colocámos a cada um dos jogadores – neste caso ao Ricardo. Vai crescer e corresponder com naturalidade, porque tem a personalidade e o perfil. Portanto, é só colocar em prática este desafio que o treinador lhe colocou."
FORMAR E GANHAR: UMA SIMBIOSE
LA: "Quando representamos esta camisola, naturalmente, o sentimento de vitória faz parte do processo de formação. Eu não consigo idealizar, no Benfica, o desenvolvimento de jogadores sem contexto de vitória, não faz sentido. Portanto, definimos – não escondemos isso – que entramos na competição para ganhar e para tentar ganhar a competição. Naturalmente, temos é de desenvolver fundamentos e critérios para que o desenvolvimento individual dos jogadores não seja condicionado por essa questão da vitória. Nunca o fizemos, nem o vamos fazer. Vamos, com certeza, crescer individualmente – esse é o principal objetivo quando trabalhamos no desenvolvimento dos jovens. Mas, também, vamos abordar todos os jogos para ganhar e, no fim, faremos as contas com a ambição de revalidar o título."
SUCESSO DA FORMAÇÃO DO BENFICA
RN: "A boa orientação dos treinadores e o facto de sermos uma equipa muito unida é o que nos faz crescer e ganhar muitos jogos. Esse é o segredo: somos uma equipa muito unida, uma família, e, obviamente, também, as condições do Benfica Campus e a qualidade dos treinos."
ESTREIA FRENTE À UNIÃO DE LEIRIA
LA: "Vamos ter a ansiedade do primeiro jogo. Naturalmente, a União de Leiria não a terá, porque já vai na 4.ª jornada. Vamos desfrutar da possibilidade de voltar à competição. Essa motivação nós teremos, e a União de Leiria não terá. São esses ingredientes que fazem com que os jogos sejam estimulantes. Vai ser um jogo muito difícil. Em casa, de certeza, a União de Leiria vai querer criar um maior número de problemas ao Benfica, mas estamos preparados, estamos com muita ambição, muito motivados para iniciar esta competição e, portanto, tudo faremos para apresentar o melhor futebol possível, para tentar ultrapassar o adversário e, no fim, trazer os 3 pontos."
RN: "Espero um jogo exigente, como é óbvio, frente a um adversário mais velho, já preparado e com três jogos feitos. Contudo, isso não nos impede de dar o nosso melhor e mostrar um bom futebol – futebol à Benfica –, e, se for possível, trazer a vitória."
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 23 de agosto de 2025