Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol Feminino
As bicampeãs nacionais de basquetebol feminino regressaram ao trabalho. Eugénio Rodrigues e Marta Martins realçaram a importância dos primeiros treinos.
01 setembro 2025, 21h00
Eugénio Rodrigues
"Afinar o plano" e continuar o "trabalho invisível" que já está a ser efetuado são tarefas para as primeiras semanas de treinos, como destacou Eugénio Rodrigues.
"Sabe sempre bem regressar e recomeçar o trabalho de campo, entenda-se. Porque neste defeso há muito trabalho invisível que fazemos fora, mas, sim, sinto-me bem. Ter de ir para o terreno, ter as primeiras sensações destas jogadoras que já aí temos. Afinar o plano também, porque o que planeamos para a época tem de ter ajustes. Estes primeiros treinos são precisamente para isso", afirmou o treinador das bicampeãs nacionais, à BTV.
Estes primeiros tempos serão também importantes para a adaptação dos reforços a uma nova realidade. "Aproveitar as que ficam para enturmar as que vêm. Passarmos as ideias o quanto antes. Não temos uma pré-época longa, ainda por cima chegam um pouco às pingas. Mas, sim, é imbuí-las quer do espírito, quer das ideias que temos pela frente. Esperar que as apanhem tão rapidamente quanto possível", realçou Eugénio Rodrigues.
O técnico das águias sabe da importância que cada treino tem para o grupo de trabalho tendo em vista o objetivo para 2025/26, que passa por conquistar todos os títulos a nível nacional.
Ouça Eugénio Rodrigues
"Nem poderia ser de outra maneira. Se viesse para aqui dizer que vamos fazer o melhor que pudermos, não estava no sítio certo. Temos quatro competições internas para conquistar. Mas também temos 200 e não sei quantos treinos. Pensar cada treino de cada vez. Temos não sei quantos jogos também, 60 jogos, mais ou menos, pela frente. O objetivo está lá, o desejo está lá, a ambição está lá, tem de estar. Mas focar sobretudo, nesta fase, no trabalho que fazemos de campo e nos jogos que temos pela frente. Igual em relação às competições europeias", garantiu.
O papel dos Benfiquistas para o sucesso da época desportiva é um aspeto com que Eugénio Rodrigues conta e quer continuar a contar.
"É, não tem sido diferente. Não na primeira época, por causa da pandemia, mas desde que abriram os pavilhões temos tido sempre, e é um apoio crescente, diga-se, dos adeptos do Benfica. Essa química vai lá estar, de certeza. E eles vão apoiar-nos em mais uma época com muitos desafios", concluiu.
Para Marta Martins, que parte para a sua 9.ª época na equipa feminina de basquetebol do Benfica, o regresso ao trabalho é visto com muito otimismo.
"As sensações são as mesmas todos os anos. Muito feliz por voltar, por estar com a equipa. Que seja um ano feliz, cheio de vitórias. Conquistar tudo o que podemos conquistar em Portugal e fazer grandes prestações na Europa. Acima de tudo, isso. E ao longo do tempo, pouco a pouco, depois, ir aprimorando aquilo que tem de se aprimorar", afirmou.
Sendo das atletas há mais tempo no plantel, a base internacional lusa tem como uma das suas missões passar às jogadoras que chegam os "valores", a "responsabilidade" e a "honra" do jogar de águia ao peito.
"Eu tento sempre, primeiro, fazer-lhes ver aquilo que é o Benfica. Aquilo que são os valores, as crenças do Clube. Fazer-lhes perceber que isto é muito mais do que aquilo que elas estão a ver. Há muito mais para além disto. Que é uma responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, uma honra. Gostamos de ter essa responsabilidade. Que conheçam os adeptos. Que conheçam que fazemos isto por eles, pela massa associativa. Acima de tudo, essas coisas, esquecendo a parte técnica e tática, que isso havemos de lá chegar, mas essas são as principais coisas ao início", realçou.
Ouça Marta Martins
Completamente recuperada de uma lesão que a afastou da competição na totalidade da época transata, Marta Martins está ansiosa por tornar a ajudar a equipa e voltar a jogar perante os Benfiquistas.
"Uma temporada de regresso, depois de um período longo de pausa. Não porque quis, porque aconteceu. É o que é. Faz parte do percurso de um atleta. Mas superansiosa no bom sentido. Estou muito feliz por, espero eu, poder contribuir dentro de campo para a equipa. E o que não puder ser dentro de campo pode ser fora dele. Desde que possa contribuir de alguma forma, é o mais essencial para mim. Quero muito voltar a jogar aqui no pavilhão da Luz. Acho que é das coisas que eu mais sonhei. E fui pensando ao longo deste ano. Por isso, ansiosa por esse momento em especial, sem dúvida", salientou.
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 1 de setembro de 2025