Reportagem

05 setembro 2025, 14h02

Benfica Ativo

Benfica Ativo

REPORTAGEM

Uma das vantagens das Casas Benfica 2.0 é o espaço Benfica Ativo, que disponibiliza atividades e programas pedagógicos para todas as idades. Porém, em tempo de férias, os mais novos têm aqui motivos de sobra para passar o tempo enquanto a escola não volta. O Pelas Casas do Benfica, da BTV, passou um dia em Santarém e conta como é.

"Nós agora vamos começar com atividades desportivas, com jogos de cooperação, de equipa, e com um bocadinho de diversão à mistura e um bocadinho de diversidade e criatividade nas nossas atividades, que acho que é o que nos caracteriza mais", anunciou Maria, monitora do Benfica Ativo, revelando o que estava reservado para começar o dia.

Casa Benfica Santarém 2.0

No recinto desportivo da Casa 2.0, quase duas dezenas de crianças de diversas idades, entre os 5 e os 12 anos, entregavam-se à brincadeira.

"O nosso campo de férias tem sido uma alegria e uma diversão gigantesca. As nossas crianças estão felicíssimas, é isso mesmo que nós pretendemos, proporcionar bons momentos e que, ao mesmo tempo, possam ter novas experiências e aprender também todos os dias", relatou Adriana Fernandes, a coordenadora do Benfica Ativo.

Casa Benfica Santarém 2.0

Mas não se pense que se trata de algo só para preencher as férias.

"O Benfica Ativo acontece ao longo do ano, nós temos sempre atividades a decorrer, quer seja durante o ano letivo, com o centro de estudos e atividades, onde fazemos apoio ao estudo e temos programas especializados para as crianças, quer durante o verão e as interrupções letivas, quando temos os campos de férias direcionados para as crianças dos 6 aos 12 anos e as atividades criativas também para os mais pequeninos, dos 3 aos 5 anos", explica a coordenadora.

Crianças ativas

Uma oferta que tem mudado a cidade de Santarém, como testemunha Hélder Domingos.

"A Casa tem sido aqui uma mais-valia para a população e não só. Nós temos muitos visitantes até de outras Casas que vêm conhecer a nossa, que vêm para estar connosco. Tem sido muito bom, estes dois anos têm sido fantásticos", conta o vice-presidente da Casa Benfica Santarém.

Casa Benfica Santarém 2.0

E o que é de realçar é que a iniciativa é bastante inclusiva, não obriga ninguém a ser adepto do clube da águia.

"Sim, sim, mesmo para quem não é do Benfica. E, a comprovar isso, nós temos aqui as crianças do Benfica Ativo, que nem todas são Benfiquistas, nem os pais, mas veem a mais-valia que é ter as crianças aqui no Benfica Ativo. Crianças e não só, os seniores também. Portanto, volto a dizer, foi mesmo uma aposta ganha pelo Benfica e pela cidade", atesta o dirigente.

Para depois do almoço, servido no restaurante Mística, que faz parte do espaço da Casa, estavam previstas atividades artísticas e sensoriais, bem como a iniciativa Voz à Comunidade, que é um projeto onde um serviço da comunidade escalabitana partilha com as crianças os seus valores e o seu trabalho. Tanta coisa, que terá de ser o próximo episódio do Pelas Casas do Benfica a contar!

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 5 de setembro de 2025