Futebol feminino

05 setembro 2025, 11h12

Ivan Baptista

Treinador Ivan Baptista

DECLARAÇÕES

O treinador da equipa feminina de futebol do Sport Lisboa e Benfica, Ivan Baptista, esteve no Canal 11 para falar sobre o presente e o futuro imediato das águias. A pré-época, o processo de adaptação do grupo e a ambição de conquistar títulos estiveram no centro da conversa, na qual não faltou também um apelo à Família Benfiquista para marcar presença no arranque oficial da temporada, às 17h15 de domingo, 7 de setembro, na final da Supertaça, a disputar no Estádio António Coimbra da Mota (Estoril).

A exigência competitiva do Benfica reflete-se na forma como o coletivo tem vindo a absorver novas ideias, quer ao nível do jogo, quer da metodologia de treino. O treinador das pentacampeãs nacionais destacou a importância do trabalho feito até agora e projetou propósitos para 2025/26.

"É um grupo que se está a tentar adaptar a ideias diferentes, a uma pessoa diferente, a uma equipa técnica também ela diferente. Naturalmente, é um grupo que está a absorver ideias e formas de treinar e de jogar diferentes. Isso é um processo que temos tentado acelerar porque sabemos que temos, daqui a poucos dias, um troféu para disputar. É um balneário que tem conseguido afirmar-se no contexto nacional praticamente durante todos os anos, e há um passo, que é importante que tentemos dar, que é a afirmação europeia, porque já tem conseguido – e muito bem – representar Portugal e as equipas portuguesas na Liga dos Campeões, mas é um passo que queremos, sem dúvida, continuar a dar cada vez mais, no sentido de cimentar a posição do Benfica e de Portugal nas competições europeias", explicou Ivan Baptista, frente a frente com o treinador do Torreense, Gonçalo Nunes.

Ivan Baptista

"A Supertaça é, claramente, um dos objetivos da época, e, quando assim o é, a pressão é essa: a de vencer"

Ivan Baptista

A Supertaça, primeiro grande objetivo da temporada, está no horizonte, e o treinador reconheceu a responsabilidade acrescida de representar o Benfica numa decisão frente àquele que considera ser um adversário de peso, o Torreense.

"A Supertaça é, claramente, um dos objetivos da época, e, quando assim o é, a pressão é essa: a de vencer. Mas sabemos quem é que está do lado de lá, sabemos que estamos a defrontar uma equipa que não perde há nove jogos oficiais consecutivos, e isso tem o seu peso. Uma equipa que, em nove jogos, sofreu três golos… isso são tudo dados que valem o que valem, mas que para nós dizem muito. Tudo isso terá o seu peso, mas nós não fugimos também àquilo que é a nossa responsabilidade enquanto Benfica, enquanto profissionais que representam esta instituição, e temos de encarar isso dessa forma. O peso faz parte da profissão que temos", apontou.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

O treinador fez questão de deixar uma mensagem clara à massa adepta encarnada, lembrando o papel determinante que o apoio dos Benfiquistas tem tido no percurso da equipa feminina.

"Eu ainda não o vivi na primeira pessoa, enquanto treinador, mas já percebi essa realidade, que o Benfica, jogando em qualquer parte do país, parece que joga em casa, e é um bocadinho isso que esperamos. No Estádio António Coimbra da Mota precisamos desse apoio, foi fundamental naquilo que tem sido o percurso desta equipa nos últimos anos e queremos que continue a ser cada vez mais. Era fantástico, não só para o Benfica mas também para o futebol feminino, ter as bancadas cheias, sabendo nós que a Família Benfiquista tem um apreço muito grande por esta equipa feminina e que a acompanha para qualquer parte do país", destacou.

O Benfica-Torreense está agendado para as 17h15 deste domingo, 7 de setembro, no Estádio António Coimbra da Mota.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 5 de setembro de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas