Andebol Feminino

06 setembro 2025, 20h44

Bera Bera-Benfica

Constança Sequeira apontou 7 golos

RESUMO DO JOGO

Supertaça Ibérica
Final
RESULTADO FINAL
INT: 19-10
Super Amara Bera Bera 38
Benfica 21

As equipas femininas de andebol do Benfica e do Super Amara Bera Bera defrontaram-se neste sábado, 6 de setembro, na final da Supertaça Ibérica. O duelo teve lugar no Pavilhão Anaitasuna, em Pamplona, com vitória da formação espanhola.

Com dificuldades no ataque, o Benfica viu-se em desvantagem acentuada aos 6 minutos, quando a formação espanhola vencia por 6-1. Luís Monteiro parou o jogo e procurou reagrupar a equipa, mas do outro lado encontrou eficácia e competência no ataque às redes defendidas por Matilde Rosa.

Aos 10', o resultado de 9-1 espelhava a diferença de qualidade nos momentos defensivo e ofensivo entre as duas equipas apresentavam.

Bera Bera-Benfica

Com o aumento da agressividade defensiva e após assentar o seu jogo no ataque, o Benfica conseguiu recuperar até aos 10-6, aos 18 minutos. Porém, o Super Amara Bera Bera voltou a assumir a sua condição de favorito e acentuou a discrepância ao aproveitar o acumular de erros ofensivos das águias. Ao intervalo, o marcador era elucidativo: 19-10.

O início da 2.ª parte foi semelhante ao que se verificou na etapa inicial, e as espanholas voltaram a exibir os mesmos predicados. Aos 40 minutos, o Super Amara Bera Bera vencia por 28-12 e colocou praticamente um ponto final na definição do vencedor da prova.

Os minutos que se seguiram não trouxeram alterações no rumo do embate, que terminou com a vitória do Super Amara Bera Bera (38-21).

Bera Bera-Benfica

DECLARAÇÕES

Luís Monteiro (treinador do Benfica): "Foi um jogo muito duro. Era uma final em que queríamos muito estar presentes. O Bera Bera conseguiu, apesar de tudo, gerir melhor o jogo com o Madeira. Teve uma vitória mais tranquila. O cansaço acabou por levar a melhor e a diferença do jogo esteve aí. E hoje, com a diferença de profundidade de plantel, tivemos muitas dificuldades. Entrámos mal no jogo. Entrámos já praticamente cansadas. E entrámos a perder 10-1. Tivemos que optar pelo 7 contra 6 para acalmar um pouco o jogo. E conseguimos fazer um parcial de 5-0. Conseguimos voltar para 10-6, o que obrigou o treinador do Bera Bera a um time out. E vimos ali uma janela de oportunidade para poder equilibrar a partida. Mas depois veio o cansaço outra vez. Algumas falhas, principalmente na finalização do 7 contra 6. E acabámos por ir a perder por 9 ao intervalo, quando podíamos ter uma margem menor. Este ano, com estes dois jogos em dois dias, para nós foi muito duro. Com três jogadoras que não puderam atacar, duas que não estavam cá sequer... tornou-se uma tarefa muito complexa."

Bera Bera-Benfica

Mihaela Minciuna (central do Benfica e capitã): "Pela primeira vez conseguimos chegar à final. Era um objetivo que tínhamos. Foi um jogo duro, uma derrota dura. Ontem, tivemos um jogo muito exigente. Foi uma derrota dura."

Bera Bera-Benfica

Supertaça Ibérica | Final | 06/09/2025
Super Amara Bera Bera-Benfica
38-21
Pavilhão Anaitasuna
Equipa do Benfica
Matilde Rosa, Nádia Rodrigues, Carolina Monteiro, Constança Sequeira, Mihaela Minciuna, Ana Silva e Alexandra Shunu
Suplentes
Madalena Cabrini, Nora Leitner, Sofia Ferreira, Mariana Costa, Maria Unjanque, Catarina Bernardino, Madalena Pereira, Patrícia Rodrigues e Duda
Treinador do Benfica
Luís Monteiro
Equipa do Super Amara Bera Bera
Nicole Wiggins, Eszter Ogonovszky, Maitane Etxeberria, Lyndie Tchapchet, Elena Amores, Ester Somaza e Elke Karsten
Suplentes
Lucia Prades, Elba Álvarez, Laura Hernández, Lisanne Kruiswijk, Anne Erauskin, Micaela Rodrigues, Giulian Gavilán, Carmen Arroyo e Elene Fresco
Ao intervalo 19-10
Marcadoras do Benfica
 Constança Sequeira (7), Mihaela Minciuna (4), Nádia Rodrigues (3), Catarina Bernardino (2), Carolina Monteiro (2), Patrícia Rodrigues (1), Ana Silva (1) e Alexandra Shunu (1)

Texto: Redação
Fotos: José António Fernández / RFEBM
Última atualização: 6 de setembro de 2025

Patrocinadores Andebol Feminino


Relacionadas