Dressage

15 setembro 2025, 09h30

Leonor Coelho

Leonor Coelho e o PSL Oceano QB

Leonor Coelho, atleta do Sport Lisboa e Benfica na modalidade de dressage, em conjunto com a sua nova aquisição, o PSL Oceano QB, venceu o CDE (Concurso de Dressage Especial), organizado pelo Centro Hípico Quinta da Beloura Horse Center, nos dias 13 e 14 de setembro, ao abrigo do programa Beloura Dressage Week 2025.

O binómio alcançou o 1.º lugar do pódio nos dois dias, sendo avaliado pelas juízas internacionais Mariette Sanders e Isobel Wessels, ambas com presença assídua em CDI (Concurso de Dressage Internacional), e que fizeram referência a alguns momentos muito positivos do conjunto.

Para a atleta encarnada, "foi um fim de semana muito positivo". "Embora o Oceano não seja um cavalo que nos tenha demonstrado o seu carácter de forma tão direta, já percebi que tenho um percurso a percorrer de forma diferente, ou seja, tenho de conhecer o Oceano e o seu carácter fora de casa, fora do seu ambiente habitual", começou por analisar Leonor Coelho.

"No picadeiro habitual, ele já conhece os outros cavalos, conhece o espaço, e aí não conseguimos avaliar o seu carácter na totalidade. Como é um cavalo muito jovem e já está num nível de competição tão exigente, tenho de lhe dar a oportunidade de conhecer os ambientes externos com cavalos e éguas em trabalho, em simultâneo, enquanto estou a montar", sublinhou.

Leonor Coelho

Considerando o Oceano "um cavalo com muita personalidade e cheio de carácter, um garanhão (inteiro) e não muito experiente na exigência da alta competição", a jovem cavaleira encarnada admitiu ser "muito importante" preparar a sua próxima época competitiva e proporcionar ao Oceano o conhecimento do ambiente que o espera.

O balanço dos dois dias de prova foi positivo. "O comportamento do Oceano foi ótimo. Mostrou-se tranquilo e está a mostrar-me que está a crescer. Ainda existe muito trabalho pela frente, mas o sucesso alcança-se com muito trabalho, muito foco e muita resiliência. No sábado [13 de setembro], para a prova Júnior Team, senti o Oceano bem; já no domingo [14 de setembro], para a reprise Júnior individual, já estava muito mais descontraído, e a prova foi fluída com momentos muito bons e notas de 7, e comentários muito encorajadores por parte dos juízes", enalteceu.

Mesmo com um erro de percurso pouco habitual na cavaleira, o que ditou uma penalização na nota final, Leonor Coelho referiu ser "muito bom estar no ambiente competitivo" e sentir que os cavaleiros seniores estão a vê-la competir. "Estão a reconhecer o meu trabalho. É muito inspirador. Por isso, há que continuar o trabalho", vincou.

Texto: Redação
Fotos: Rui Pedro Godinho
Última atualização: 15 de setembro de 2025