Hóquei em Patins Feminino

15 setembro 2025, 10h13

Aimée Blackman

Aimée Blackman

O Europeu feminino de hóquei em patins terminou no sábado, 13 de setembro, com a Espanha de Aimée Blackman a sagrar-se campeã da Europa, após bater Portugal, por 2-7, na final. No total, o Benfica esteve representado por 9 atletas, que assinaram bons desempenhos no certame, em Lordelo.

As 7 benfiquistas vice-campeãs da Europa ao serviço de Portugal – Maria Vieira, Maria Sofia Silva, Sofia Moncóvio, Raquel Santos, Marlene Sousa, Leonor Coelho e Inês Severino – arrancaram a sua participação na prova com um triunfo frente à Itália, por 5-3, na 1.ª jornada do Grupo A. Leonor Coelho, Raquel Santos, Sofia Moncóvio e Maria Sofia Silva marcaram.

Na 2.ª ronda, Portugal venceu a França, por 7-2, num duelo que contou com tentos das benfiquistas Raquel Santos (2), Maria Sofia Silva (2) e Leonor Coelho (2).

Na jornada que fechou o grupo, a Espanha impôs-se ao conjunto luso, vencendo por 8-1, com Leonor Coelho a marcar o único golo português.

Já nos quartos de final, Portugal goleou a Inglaterra por... 24-0 (maior vitória da prova), sendo que 19 (!) desses golos foram apontados por jogadoras do Benfica: Maria Sofia Silva (4), Leonor Coelho (4), Inês Severino (4), Raquel Santos (3), Marlene Sousa (2) e Sofia Moncóvio (2).

Maria Sofia Silva

Avançando para a meia-final, aí, Portugal venceu a Itália por 4-3, com um hat-trick de Marlene Sousa. Raquel Santos fez o outro tento nacional.

Na final, e apesar de o tento inaugural ter sido de Marlene Sousa, a Espanha foi mais forte e venceu por 2-7. Um dos tentos da seleção espanhola foi apontado por Aimée Blackman. A agora campeã europeia festejou por mais 3 vezes nos 6 jogos que realizou neste campeonato da Europa: Países Baixos (1), Itália (1) e França (1).

No 4.º lugar ficou a França de Lili Buchoux, nova guarda-redes encarnada, que atuou em 6 jogos.

A rainha dos golos das portuguesas foi Leonor Coelho, com 8 tentos anotados, o que fez dela a 3.ª melhor marcadora do Europeu.

Marlene Sousa

Assim sendo, 9 atletas benfiquistas participaram no Campeonato da Europa, 7 das quais ao serviço de Portugal: Leonor Coelho (6 jogos/8 golos), Raquel Santos (6 jogos/7 golos), Maria Sofia Silva (6 jogos/7 golos), Marlene Sousa (6 jogos/6 golos), Inês Severino (6 jogos/4 golos), Sofia Moncóvio (6 jogos/3 golos) e Maria Vieira (6 jogos).

Sublinhe-se ainda o facto de que 35 dos 43 golos de Portugal na competição foram marcados por atletas benfiquistas.

Aimée Blackman representou a Espanha (6 jogos/4 golos), e Lili Buchoux a França (6 jogos).

Texto: Redação
Fotos: Federação de Patinagem de Portugal e Real Federación Española de Patinaje
Última atualização: 15 de setembro de 2025

Patrocinadores Hóquei


Relacionadas