Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Casas Benfica
A embaixada do Clube recebeu a equipa de futsal do Benfica para o estágio de pré-época, num convívio marcado pela proximidade e que ficará para sempre na memória da vila.
19 setembro 2025, 13h24
Equipas de futsal do Benfica e da CB Alfândega da Fé
Foi uma semana de trabalho intenso e de treinos na preparação para a época 2025/26, que culminou no jogo entre a equipa profissional do Benfica e a formação da Casa Benfica Alfândega da Fé. Mais do que um encontro desportivo, foi a celebração de duas paixões que unem estas equipas: o amor ao futsal e ao Sport Lisboa e Benfica.
Miguel Vieira, presidente da Casa do Benfica, deu voz ao sentimento local.
"É com um enorme gosto que o recebemos aqui na nossa Casa. É um dia de festa para Alfândega, um dia em que a família benfiquista está reunida. Um dia de alegria, com o jogo de preparação, de convívio para a família benfiquista, esperamos nós. Foi um prazer enorme recebê-los. Foi muito bom para quem a presenciou, foi muito bom para a terra. Presenciar o futsal ao mais alto nível na nossa terra foi excelente", asseverou.
Para os jogadores da Casa Benfica Alfândega da Fé, que almejavam o sonho de serem jogadores profissionais, esta "é uma experiência única".
"Muitos deles, com muito talento, não tiveram a possibilidade. Para eles vai ser uma oportunidade única, vai ser uma oportunidade para a vida, e nós também os queríamos premiar com isso mesmo. Estar a defrontar o campeão nacional vai ser uma recordação que eles daqui por 10, 15, 20 anos vão ter presente na memória", vincou o presidente da embaixada.
Como disse Miguel Vieira, esta foi também uma recompensa para uma equipa que, com pouco mais de um ano, já colheu frutos.
"Conseguimos alcançar a final da Taça [Taça Futsal AF Bragança] e o 3.º lugar no Campeonato [AF Bragança, 1.ª Divisão]. Vamos para o 2.º ano do projeto com calma, pés bem assentes e vamos ver o que o tempo nos vai dizer", acrescentou.
O treinador da modalidade na Casa Benfica, Bruno Rachado, salientou a importância do momento, afirmando que a "envolvência" entre as partes foi alcançada.
"Sou o treinador da equipa de futsal masculina, mas acumulamos várias funções, somos uma espécie de multifunções. Fazemos um pouco de tudo. Nós na Casa temos o trabalho, sensivelmente, de um ano. Ainda não tem um ano e meio, e ao fim de um ano e meio trouxemos o Benfica a Alfândega da Fé, que é extremamente gratificante para nós. Enche-nos de orgulho. Nós temos a nossa família da Casa Benfica e temos a família benfiquista, que está sempre no nosso coração", sublinhou.
Para que o estágio fosse possível, foi essencial a união de esforços entre os membros da embaixada e os seus parceiros. Nas palavras de Artur Aragão, a vinda da equipa do Benfica a Alfândega da Fé sem patrocínio "seria difícil". A Casa Aragão, patrocinadora do futsal da embaixada, chegou-se à frente e possibilitou uma ação que "mexeu com a vila".
"Foi só convencer a Câmara Municipal, também não foi difícil. Fizemos-lhe ver que era importantíssimo para a região a vinda do futsal do Benfica. Era importantíssimo para ver a dinâmica que a Casa Benfica Alfândega da Fé desenvolve na nossa pequena terra e para desenvolver a região. Este trabalho da Casa Benfica foi fundamental, mexeu com Alfândega da Fé, mexeu com a nossa pequena vila, mexeu com os miúdos. Os miúdos estão a ver os seus ídolos, alguns estão na formação do futsal, estão a ver os seus ídolos, estão perto deles... Isto é único", explicou o representante da Casa Aragão.
Eduardo Tavares, presidente da Câmara Municipal, vincou o "orgulho" que foi receber os campeões nacionais de futsal.
"Como município, não podia dizer que não a uma instituição como o Benfica. É muito mais que uma instituição nacional, é uma instituição mundial, com grande reputação, com admiradores por todo o mundo e, obviamente, para nós alfandeguenses é um orgulho. É um regozijo para todos nós termos o Sport Lisboa e Benfica e a sua equipa profissional de futsal, campeões nacionais, a estagiar, a fazer o estágio de pré-época nas nossas instalações, no nosso concelho, usufruindo daquilo que este território tem de melhor para oferecer. Por isso, foi muito fácil dizer que sim à vinda do Sport Lisboa e Benfica", revelou.
Não só a Casa Benfica e a vila ficaram mais ricas com a experiência. Este tipo de ações é uma boa oportunidade para os jogadores sentirem a "magnitude e a grandeza do Benfica", como disse o treinador do Benfica, Cassiano Klein.
"Agradecer muito o carinho com que fomos recebidos. É bom percebermos e ficarmos a saber mais da história rica que o Benfica tem, pela paixão que move um país. Participarmos de tudo isso e conseguirmos visitar alguns pontos, creio que faz muito bem a toda a equipa. Espero que consigamos ter outras oportunidades durante a época, porque realmente faz-nos muito bem", apontou.
Na mesma ótica do treinador, os jogadores do Benfica André Coelho e Afonso Jesus destacaram que esta experiência foi mais uma mostra da grandeza do Clube.
"Alfândega da Fé foi mais uma prova que os Benfiquistas vêm de todo o lado. Nos nossos treinos estão sempre os pavilhões cheios, desde pessoas mais novas a mais velhas, portanto, é isto o Benfica", disse André Coelho.
"Eu gostava de destacar aquilo que o Benfica me tem ensinado nos últimos anos, que é a paixão das pessoas. O simples facto de as pessoas nos verem, o que representa, a felicidade que é, ser uma memória que guardarão para o resto da vida... Acho que isso é muito, muito importante", acrescentou Afonso Jesus.
Já para os atletas da Casa Benfica Alfândega da Fé, defrontar o Benfica proporcionou muito mais do que apenas competir com a equipa campeã nacional.
"O convívio com a equipa do Benfica, as vivências que eles trazem e, acima de tudo, perceber que eles são pessoas tal e qual como nós, só que fazem disto vida e nós não. Ficámos todos muito contentes, muito felizes, porque é uma oportunidade única", reagiu Rafael Esteves.
Antony Afonso reforçou: "Com estes jogadores, com a qualidade que eles têm, aprendes sempre. É uma experiência incrível."
Para Jorge Jacinto, diretor do departamento das Casas Benfica, a iniciativa representa aquilo que é um dos pilares das embaixadas do Clube: "uma aproximação física daquilo que é o Benfica às pessoas".
"As Casas Benfica têm esse papel fundamental, que é a proximidade do Benfica às localidades onde estão. Ter aqui a equipa de futsal profissional, que acabou de ser campeã nacional, é um orgulho para todos. Esta direção está de parabéns, Alfândega da Fé está de parabéns. Obviamente, sem nunca esquecer que esta direção também conseguiu fazer uma coisa que muitas vezes é difícil, que é conjugar um grupo de pessoas, nomeadamente do município, na pessoa do Sr. presidente, o Sr. Artur dos Azeites Aragão, e o hotel, que é esplendoroso", reforçou.
Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Clube, concluiu que estar em Alfândega da Fé, "onde há muitos benfiquistas", e estar em contacto com o público foi "muito importante".
"Essa é uma preocupação, proporcionar à equipa de futsal o seu estágio de preparação de época, e fazê-lo em contacto com adeptos do Benfica que não estão em Lisboa. Neste particular, quero agradecer muito às entidades que patrocinam e que garantem a realização destes estágios, à Câmara Municipal, ao seu presidente e toda a sua Direção, aos hotéis Oca Douro Valley e aos Azeites Aragão, que são parceiros fundamentais", terminou.
No 1.º teste de preparação para a época 2025/26, a equipa de futsal do Sport Lisboa e Benfica venceu a Casa Benfica Alfândega da Fé por 2-19. Um resultado que se reduz àquilo que é – números – depois dos dias inesquecíveis que o povo de Alfândega da Fé viveu. O Benfica esteve em casa e os corações benfiquistas da localidade bateram ainda mais forte!
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 19 de setembro de 2025