Futebol Formação

22 setembro 2025, 21h00

Guilherme Müller

Guilherme Müller

ENTREVISTA BTV

Há 19 anos, em 22 de setembro, no Seixal, nascia o coração da Formação do Clube: o Benfica Campus. Mais do que um centro de treino, é casa e família de centenas de jovens que respiram Benfica e sonham vestir o Manto Sagrado pela equipa principal. A assinalar o aniversário, o diretor-geral Guilherme Müller fez o balanço de um projeto de excelência, cujo futuro passa pela ambição de o tornar ainda mais grandioso.

"Enche-me de orgulho e de honra poder representar estas funções numa data tão bonita", disse Guilherme Müller, à BTV, recordando quase duas décadas de "evolução permanente e conquistas significativas" que marcaram a história da Formação do Clube.

O diretor-geral explicou que tem a oportunidade de visitar centros de treino de equipas de topo europeu e, assumindo-se parcial, afirmou com convicção: "Não tenho dúvidas de que estaremos seguramente ao nível dos melhores e acho que isso é uma coisa que deve encher de orgulho todos os Benfiquistas."

E foi com este olhar para a excelência que deixou "algumas ideias e mensagens em relação ao nosso Benfica Campus", casa onde jovens talentos ganham asas e, todos os dias, se moldam homens preparados para os desafios do futebol e da vida.

Com bases firmes e metas bem definidas para o futuro, Guilherme Müller lançou um apelo aos Benfiquistas: "Os jogadores precisam de sentir os adeptos. Conheçam mais cedo as estrelas do futuro."

Guilherme Müller

SUCESSO A FORMAR JOGADORES E HOMENS

"Às vezes temos a tendência para nos focar muito na parte desportiva e nos resultados, e a verdade é que aqui há um trabalho muito maior do que isso. É preciso termos noção de que, só de futebol de formação, temos cerca de 200 atletas a treinar no Benfica Campus. Desses 200 atletas, cerca de 80 vivem connosco, todo o dia, todos os dias. Nós para esses somos os pais, as mães, os tios, os avós, os irmãos e temos noção da responsabilidade do nosso papel, porque nem todos vão ser jogadores de futebol profissional. Apesar de, dos jogadores que assinam o seu primeiro contrato de trabalho desportivo com o Benfica, mais de 80% acabarem por ser jogadores profissionais. Não sei se haverá muitas escolas com uma taxa de sucesso tão grande, mas, se esses são 82%, são 100% aqueles que farão parte da nossa sociedade. O Benfica tem muito claros quais são os seus valores, qual é a sua identidade e, portanto, dar apoio no desenvolvimento social e escolar destes jovens é absolutamente decisivo para nós. Anda sempre muito perto dos 100% a nossa taxa de sucesso escolar anual, portanto, os jovens que conseguem transitar para o ano seguinte, o que mostra bem o apoio que damos na parte escolar. É um sítio que é, também, uma oportunidade para os jovens poderem contactar com outras realidades e saírem um bocadinho desta bolha em que vivem. Esse contacto social para nós é muito importante."

Guilherme Müller

FÁBRICA DA MÍSTICA E DO ADN BENFICA

"O Benfica tem um polo muito grande que funciona na Cidade Universitária, onde está toda a Iniciação, além de Centros de Formação e Treino espalhados pelo país. Se tivesse de escolher um sítio onde comece mesmo a mística, teria de escolher aí, porque os jovens que se juntam a nós nessa altura têm 6 anos, e, portanto, acho que ainda é a melhor idade para começar a moldá-los. Mas não tenho dúvida de que o sítio onde se sente a mística de forma mais forte é aqui no Benfica Campus. Acho que a parte mais importante daquilo que é a nossa missão, e a propósito de mística, é justamente a contribuição para esta identidade que nós conseguimos criar daquilo que é o jogador do Benfica, do que é verdadeiramente o ADN Benfica. São estes vários anos, com muito esforço, com muita dedicação, mas neste contexto de excelência, que farão com que, depois, quando chegarem à Equipa A, estejam preparados e conheçam muito bem esta realidade. Até porque sentimos que a probabilidade de o adepto, o sócio, depois se conseguir relacionar com este jogador é muito maior, porque percebe que verdadeiramente está ali um jogador do Benfica."

Guilherme Müller

UM FUTURO QUE PASSA PELA SINERGIA COM OS ADEPTOS

"Foram até agora 19 anos de grandes conquistas e, acima de tudo, de desenvolvimento de grandíssimos jogadores. Nós temos um mural lá em baixo, ao pé da zona dos balneários, com as fotografias e os percursos dos vários jogadores que conseguiram chegar à Equipa A e que, depois, também já foram para outros lados. Essa lógica aspiracional nós temos de continuar a alimentá-la. Essa é a nossa missão e vai continuar a ser a nossa missão. Valorizamos muito as conquistas, porque no Benfica trabalha-se neste projeto de construir uma mentalidade vencedora, e isso é muito importante para nós, mas sabendo que a nossa missão não ficará cumprida se nós não conseguirmos trazer mais jogadores para a Equipa A, e cada vez mais preparados. O nosso trabalho continuará a ser desenvolver jogadores numa série de dimensões, mas há uma em que precisamos de ajuda para contribuir para esta dimensão identitária: os jogadores precisam de sentir os adeptos, precisam de sentir a proximidade, a força dos adeptos. Isso só acontece se os adeptos vierem ter connosco. Será muito mais fácil para um jogador que sai dos Sub-23, ou da Equipa B, e chega à Equipa A, já estar habituado ao que é o Benfica, para depois poder entrar no Estádio da Luz e já reconhecer esse sentimento. Do nosso lado, podem esperar o mesmo esforço, a mesma dedicação, o mesmo empenhamento em manter um nível de excelência nesta infraestrutura e nos jogadores que aqui são desenvolvidos. Se pudermos pedir alguma coisa aos nossos sócios e adeptos, é que venham mais, que apoiem mais, que conheçam mais cedo as estrelas do futuro. Não tenho dúvidas de que, com esta sinergia, o futuro do Benfica Campus será tão radioso como tem sido até agora."

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 22 de setembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas