Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
Reforços das Inspiradoras para 2025/26, as atletas Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo a história do Clube com uma visita ao Museu Benfica – Cosme Damião.
03 outubro 2025, 11h01
Salomé Prat, Caroline Møller e Carissa Boeckmann
A grandeza do Benfica é mundial, mas, por vezes, só estando no seu coração é que se consegue perceber a sua dimensão. E que melhor lugar para perceber isso do que o Museu Benfica – Cosme Damião?
Foi exatamente isso que Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat, reforços das Inspiradoras para 2025/26, foram fazer no final da tarde de quinta-feira.
As futebolistas chegaram à casa onde a mística repousa cheias de vontade de conhecer mais sobre o Clube que agora representam.
A visita pelo Museu foi particular, mas, ainda assim, contou com a presença de dezenas de visitantes.
Bem-dispostas, curiosas e interessadas, sempre a trocar impressões em grupo, as atletas foram conhecendo a história das modalidades do Clube, assim como das suas principais figuras, com destaque especial para as femininas, caso de Edite Cruz (patinagem artística).
O primeiro grande impacto deu-se nas vitrinas onde estão expostas grandes conquistas europeias, desde a EHF European League de andebol até à UEFA Futsal Cup, com Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat a observarem atentamente todos os troféus.
O caminho levou o trio pelos triunfos da equipa masculina de futebol: Taças de Portugal, Taças da Liga, Supertaças, Campeonatos de Portugal e, claro está, as Taças dos Clubes Campeões Europeus.
Estas últimas prenderam especialmente a atenção das futebolistas, que fizeram várias perguntas ao guia.
ESPAÇO CONQUISTADO POR DIREITO PRÓPRIO
Adiante, o ponto alto: a vitrina que guarda os troféus da equipa feminina de futebol, criada em 2018. No local, as atletas foram fazendo mais e mais perguntas sobre a história das Inspiradoras.
Mais tarde, em declarações aos meios do Clube, Carissa Boeckmann considerou que naquele espaço se pode verificar "o quão bem-sucedido é o futebol feminino" do Benfica.
"Ver como o Clube realmente cresceu, o que alcançou e como criou um ambiente próprio em Portugal e tudo aquilo que conseguiu conquistar, é inspirador", avaliou a média norte-americana, antes de classificar como "fantástica" a "rapidez" com que o futebol feminino do Benfica se afirmou.
Caroline Møller, por seu turno, confessou a sua admiração perante o conjunto alargado de troféus conquistados pelas Inspiradoras. "Não só de hoje [o sucesso], mas a história da equipa feminina, que já ganhou tanto em tão pouco tempo. É surpreendente perceber tudo o que alcançaram neste curto período", considerou.
A jogadora dinamarquesa assumiu, ainda, um desejo: "Conquistar troféus é uma das razões por que vim. O Benfica é conhecido por ganhar troféus, e também será entusiasmante ver o quão longe podemos ir na Liga dos Campeões. Seria ótimo preencher este museu com mais troféus."
ELEVADOR DA ALMA BENFIQUISTA
Um dos momentos mais marcantes de toda a visita foi a viagem no elevador do tempo, que fez as futebolistas entrarem e olharem atentamente pela história, pelo ADN e pelos rostos da mística benfiquista, ou seja, os adeptos. No momento da descida, o Ser Benfiquista como música de fundo deu ainda mais vivacidade a toda a experiência.
Para Salomé Prat, o "vídeo multimédia [passado no elevador do tempo]" foi o que mais mexeu consigo. "Fico sempre impressionada quando vou a um jogo. Com a forma como as pessoas são, realmente, tão apaixonadas por tudo o que está relacionado com o Benfica. O cachecol, a camisola; simplesmente assistir aos jogos das mulheres ou dos homens, não importa que equipa ou que modalidade seja", explicou e prosseguiu.
"A maneira como tudo está incluído no Benfica, para mim, é muito impressionante. Porque quando se constrói algo, não apenas em torno de uma modalidade, não apenas em torno de uma coisa, mas sim em torno de algo muito maior – que envolve várias modalidades e que é realmente bem-sucedido –, isso mostra a força de um clube enquanto organização", detalhou.
A visita continuou pelo andar intermédio do Museu Benfica – Cosme Damião, no qual foi possível ver, realmente, as futebolistas a desfrutar da visita.
Desafiadas a decifrar o significado de SLB, Salomé Prat foi a mais rápida, respondendo, de forma precisa: "Sport Lisboa e Benfica."
O tempo foi passando e o trio de Inspiradoras conheceu – com recurso a artefactos muito próprios de cada situação – pequenas, mas tão relevantes histórias deste centenário Clube: a vida e obra de Cosme Damião, um dos fundadores do Clube; histórias míticas e marcantes do Benfica, como, por exemplo, a do brinco de Vítor Baptista, e o trágico falecimento em campo de Miklós Fehér [mostra da camisola rasgada].
Recordaram compatriotas; visitaram o trono do Rei Eusébio e, por fim, contactaram com a história do acidente de Superga, até pelo facto de o Benfica ir jogar em Turim, frente à Juventus, na terça-feira, 7 de outubro, para a Champions feminina.
DESEJO DE ENRIQUECER O ACERVO
Perto de terminar esta emocionante e elucidativa viagem, Caroline Møller revelou-se "honrada não só por integrar a equipa feminina, mas, também, por representar o Clube como um todo".
"É emocionante. Obviamente, toda a gente que vê futebol sabe que o Benfica é um clube enorme, mas, ao chegar aqui, colocamos tudo em perspetiva, com os troféus e a história", afirmou.
Após ver um sem-fim de conquistas, Carissa Boeckmann expressou um desejo: "Queremos acrescentar troféus àquela coleção e deixar o nosso nome na história."
Toda a visita deu a Salomé Prat "uma grande perceção de como o Clube é enorme em Portugal, mas também no panorama europeu".
"Existe tanta paixão trazida pelos sócios e também pelas pessoas que aqui trabalham, pessoas que se dedicam a tornar o Benfica grande, um clube gigante na Europa", observou.
No meio de tanta glória, a defesa francesa deixou uma garantia: "Sentimos toda essa paixão e todo esse trabalho por detrás de tudo. Olhando para tantos troféus, claro que queremos conquistar mais."
Antes das despedidas, Carissa Boeckmann e Caroline Møller ainda se divertiram a jogar uma partida de ténis de mesa. Quem ganhou? O Benfica!
Certamente que as três futebolistas saíram do Museu Benfica – Cosme Damião com uma noção mais precisa e real do Clube que, desde o último verão, passaram a representar. Da força, da mística e do símbolo que, a cada jogo, carregam ao peito.
Texto: João André Silva
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 3 de outubro de 2025