Futebol feminino

03 outubro 2025, 11h01

Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat

Salomé Prat, Caroline Møller e Carissa Boeckmann

REPORTAGEM

Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat, jogadoras recém-chegadas à equipa feminina de futebol do Benfica, visitaram, na quinta-feira, 2 de outubro, o Museu Benfica – Cosme Damião, onde levaram um verdadeiro banho de mística, como pôde ser testemunhado pela nossa reportagem.

A grandeza do Benfica é mundial, mas, por vezes, só estando no seu coração é que se consegue perceber a sua dimensão. E que melhor lugar para perceber isso do que o Museu Benfica – Cosme Damião?

Foi exatamente isso que Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat, reforços das Inspiradoras para 2025/26, foram fazer no final da tarde de quinta-feira.

As futebolistas chegaram à casa onde a mística repousa cheias de vontade de conhecer mais sobre o Clube que agora representam.

A visita pelo Museu foi particular, mas, ainda assim, contou com a presença de dezenas de visitantes.

Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat

Bem-dispostas, curiosas e interessadas, sempre a trocar impressões em grupo, as atletas foram conhecendo a história das modalidades do Clube, assim como das suas principais figuras, com destaque especial para as femininas, caso de Edite Cruz (patinagem artística).

O primeiro grande impacto deu-se nas vitrinas onde estão expostas grandes conquistas europeias, desde a EHF European League de andebol até à UEFA Futsal Cup, com Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat a observarem atentamente todos os troféus.

O caminho levou o trio pelos triunfos da equipa masculina de futebol: Taças de Portugal, Taças da Liga, Supertaças, Campeonatos de Portugal e, claro está, as Taças dos Clubes Campeões Europeus.

Estas últimas prenderam especialmente a atenção das futebolistas, que fizeram várias perguntas ao guia.

Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat

ESPAÇO CONQUISTADO POR DIREITO PRÓPRIO

Adiante, o ponto alto: a vitrina que guarda os troféus da equipa feminina de futebol, criada em 2018. No local, as atletas foram fazendo mais e mais perguntas sobre a história das Inspiradoras.

Mais tarde, em declarações aos meios do Clube, Carissa Boeckmann considerou que naquele espaço se pode verificar "o quão bem-sucedido é o futebol feminino" do Benfica.

"Ver como o Clube realmente cresceu, o que alcançou e como criou um ambiente próprio em Portugal e tudo aquilo que conseguiu conquistar, é inspirador", avaliou a média norte-americana, antes de classificar como "fantástica" a "rapidez" com que o futebol feminino do Benfica se afirmou.

Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat

Caroline Møller, por seu turno, confessou a sua admiração perante o conjunto alargado de troféus conquistados pelas Inspiradoras. "Não só de hoje [o sucesso], mas a história da equipa feminina, que já ganhou tanto em tão pouco tempo. É surpreendente perceber tudo o que alcançaram neste curto período", considerou.

A jogadora dinamarquesa assumiu, ainda, um desejo: "Conquistar troféus é uma das razões por que vim. O Benfica é conhecido por ganhar troféus, e também será entusiasmante ver o quão longe podemos ir na Liga dos Campeões. Seria ótimo preencher este museu com mais troféus."

Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat

ELEVADOR DA ALMA BENFIQUISTA

Um dos momentos mais marcantes de toda a visita foi a viagem no elevador do tempo, que fez as futebolistas entrarem e olharem atentamente pela história, pelo ADN e pelos rostos da mística benfiquista, ou seja, os adeptos. No momento da descida, o Ser Benfiquista como música de fundo deu ainda mais vivacidade a toda a experiência.

Para Salomé Prat, o "vídeo multimédia [passado no elevador do tempo]" foi o que mais mexeu consigo. "Fico sempre impressionada quando vou a um jogo. Com a forma como as pessoas são, realmente, tão apaixonadas por tudo o que está relacionado com o Benfica. O cachecol, a camisola; simplesmente assistir aos jogos das mulheres ou dos homens, não importa que equipa ou que modalidade seja", explicou e prosseguiu.

"A maneira como tudo está incluído no Benfica, para mim, é muito impressionante. Porque quando se constrói algo, não apenas em torno de uma modalidade, não apenas em torno de uma coisa, mas sim em torno de algo muito maior – que envolve várias modalidades e que é realmente bem-sucedido –, isso mostra a força de um clube enquanto organização", detalhou.

Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat

A visita continuou pelo andar intermédio do Museu Benfica – Cosme Damião, no qual foi possível ver, realmente, as futebolistas a desfrutar da visita.

Desafiadas a decifrar o significado de SLB, Salomé Prat foi a mais rápida, respondendo, de forma precisa: "Sport Lisboa e Benfica."

O tempo foi passando e o trio de Inspiradoras conheceu – com recurso a artefactos muito próprios de cada situação – pequenas, mas tão relevantes histórias deste centenário Clube: a vida e obra de Cosme Damião, um dos fundadores do Clube; histórias míticas e marcantes do Benfica, como, por exemplo, a do brinco de Vítor Baptista, e o trágico falecimento em campo de Miklós Fehér [mostra da camisola rasgada].

Recordaram compatriotas; visitaram o trono do Rei Eusébio e, por fim, contactaram com a história do acidente de Superga, até pelo facto de o Benfica ir jogar em Turim, frente à Juventus, na terça-feira, 7 de outubro, para a Champions feminina.

Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat

DESEJO DE ENRIQUECER O ACERVO

Perto de terminar esta emocionante e elucidativa viagem, Caroline Møller revelou-se "honrada não só por integrar a equipa feminina, mas, também, por representar o Clube como um todo".

"É emocionante. Obviamente, toda a gente que vê futebol sabe que o Benfica é um clube enorme, mas, ao chegar aqui, colocamos tudo em perspetiva, com os troféus e a história", afirmou.

Após ver um sem-fim de conquistas, Carissa Boeckmann expressou um desejo: "Queremos acrescentar troféus àquela coleção e deixar o nosso nome na história."

Toda a visita deu a Salomé Prat "uma grande perceção de como o Clube é enorme em Portugal, mas também no panorama europeu".

"Existe tanta paixão trazida pelos sócios e também pelas pessoas que aqui trabalham, pessoas que se dedicam a tornar o Benfica grande, um clube gigante na Europa", observou.

Carissa Boeckmann, Caroline Møller e Salomé Prat

No meio de tanta glória, a defesa francesa deixou uma garantia: "Sentimos toda essa paixão e todo esse trabalho por detrás de tudo. Olhando para tantos troféus, claro que queremos conquistar mais."

Antes das despedidas, Carissa Boeckmann e Caroline Møller ainda se divertiram a jogar uma partida de ténis de mesa. Quem ganhou? O Benfica!

Certamente que as três futebolistas saíram do Museu Benfica – Cosme Damião com uma noção mais precisa e real do Clube que, desde o último verão, passaram a representar. Da força, da mística e do símbolo que, a cada jogo, carregam ao peito.

Texto: João André Silva
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 3 de outubro de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas