Futsal

08 outubro 2025, 20h57

Futsal

Cassiano Klein

É o dérbi dos dérbis! O Pavilhão Fidelidade é o palco de mais um emocionante Benfica-Sporting, partida da 5.ª jornada da 1.ª fase da Liga Placard, com apito inicial agendado para as 16h00 de sábado, 11 de outubro. Cassiano Klein e Léo Gugiel perspetivam um duelo incrível, equilibrado e pleno de emoções.

"Espero uma equipa muito competitiva, que se vai entregar muito. Sabemos a importância deste jogo, estamos a vir numa sequência muito boa, jogamos no nosso pavilhão, diante dos nossos adeptos, e vamos dar o nosso máximo para conseguir um bom resultado", começou por expressar o treinador Cassiano Klein, na antevisão do desafio, aos órgãos de comunicação social.

O primeiro encontro oficial da temporada [Supertaça] não correu de feição às ambições encarnadas, mas, com o caminho feito desde então, um novo encontro é visto com outros olhos e muita vontade de vencer. Para já, são 4 jogos, 4 vitórias, 12 pontos somados na competição.

"Cada jogo que se joga é um grande aprendizado, e qualquer equipa procura aprender. O treinamento é uma grande lição para nós, procuramos sempre retirar a questão mental e a emocional porque o jogo tem a parte tática, a parte técnica, tem a parte do protagonismo do atleta, mas tem algo incrível que é a relação em que se convive com aqueles momentos mais do caos, que os grandes jogadores têm. Porque é que se tem um grande atleta? Porque ele conseguiu passar etapas e está pronto para isso. Quando se ganha, tem de se continuar; quando se perde, tem de se continuar. Acredito que temos um grande espetáculo pela frente, e esperamos ter um jogo incrível", vincou o técnico das águias, reforçando o momento atravessado pelas formações.

Futsal

"Acredito que este jogo vai ser muito equilibrado porque as duas equipas estão a competir muito bem"

Cassiano Klein

"Vejo equilíbrio total! As duas equipas conseguiram chegar muito bem a este grande jogo, e sabemos que vai ser um jogo como os outros. Vai ser um jogo muito estudado, muito intenso, não é simples tomar decisões com a intensidade com que o jogo acontece, mas é fascinante! É uma semana muito boa para nós, em que se exige muito, e procurámos preparar-nos muito bem, e que sábado consigamos transmitir toda essa preparação que estamos a realizar", disse.

"Tenho uma analogia… acredito que o Sporting, em quadra, tem um pouco de boxe. Todo o pugilista entra para fazer knockout, entra para ganhar rápido, e nós sabemos que nesses jogos é desafiante isso acontecer, geralmente é um jogo por pontos, e, lá no final, a equipa que tiver mais consistência, mais força emocional, pode ter sucesso. O sonho de qualquer treinador e de qualquer atleta é fazer um grande jogo e conseguir um placar com discrepância. Isso pode acontecer, futebol é futebol, mas acredito que este jogo de futsal vai ser muito equilibrado porque as duas equipas estão a competir muito bem", acrescentou Cassiano Klein, olhando de seguida para "os dois jogos dentro do mesmo" que aguarda com expectativa.

Futsal

"Nestes jogos, sabemos que há dois jogos dentro do mesmo: um dentro do campo e outro nas bancadas. [...] É fascinante"

"Nestes jogos, sabemos que há dois jogos dentro do mesmo: um dentro do campo e outro nas bancadas. Jogando em casa, no nosso pavilhão, sem dúvida nenhuma é uma atmosfera, um astral, uma sinergia... Uma coisa que acredito que foi geral na nossa equipa quando conseguimos a conquista da época passada foi relembrar o carinho e a consistência que os nossos adeptos tiveram durante a temporada toda. Nas finais, eles foram grandes, mas, para falar a verdade, nós sofremos durante a época vários desafios, e eles sempre estiveram lá, apoiando, exigindo… E, quando se exige ou cobra alguém, é porque se acredita, e nós sentimos tudo isso durante a época. Não tenho dúvidas de que neste jogo vamos sentir o apoio e o carinho das bancadas", vincou.

Ouça Cassiano Klein

Questionado relativamente à condição dos atletas, concretamente se Pany Varela está apto, Cassiano Klein foi taxativo: "Hoje temos uma equipa muito competitiva. Iniciámos a semana com todos a treinarem, e isso é muito positivo. Sabemos que uns atletas se encontram hoje fisicamente melhores que outros, mas isso faz parte, é uma época longa, e o que importa é que todos entendam que cada jogo vai ter os jogadores mais importantes, e isso é algo que me encanta na nossa equipa, é o respeito mútuo que eles têm entre eles e o carinho. Eles querem jogar todos, mas também entendem que há jogo que vai ser para o Pany, outro jogo para o Afonso… Esperamos que no sábado ele [Pany] esteja no campo e consiga competir no limite."

Futsal

"Na grande maioria dos dérbis há muita igualdade, muita luta. Quem estiver mais concentrado e mais focado vai sair vitorioso no final"

Léo Gugiel

O guarda-redes Léo Gugiel também falou à comunicação social e não deixou dúvidas acerca do que sente sobre o dérbi!

"Acho que é o melhor jogo de futsal do mundo para se jogar e, acredito, para se assistir. Acho que não vai ser muito diferente dos outros jogos. Estamos muito focados, falando particularmente do jogo, a trabalhar muito e sabendo que lá para a frente pode ser primordial na luta pelo 1.º lugar. Estamos a trabalhar muito forte e estamos muito concentrados para fazer uma grande partida no sábado. Na grande maioria dos dérbis há muita igualdade, muita luta. Quem estiver mais concentrado e mais focado vai sair vitorioso no final", explicou, deitando de pronto um olhar sobre a Supertaça: "Vingança não é a palavra certa. Passa mais por demonstrar uma atitude diferente da Supertaça. O resultado ficou aquém do que esperávamos, doeu muito, e tivemos muita reflexão interna. Mas já estamos noutro momento, mais preparados, e, com certeza, vai ser um jogo muito disputado em cada bola, em cada detalhe. Esperamos que no final caia para o nosso lado."

Futsal

Bilhetes para o jogo

Ver mais

Não sendo uma partida decisiva, é sempre importante, principalmente no que toca ao alcançar o melhor posto para atacar o título... "Ter a possibilidade de fazer uma final dentro de casa faz total diferença. Na temporada passada, o fator casa nem contou tanto, mas queremos muito ficar no 1.º lugar para, no final, decidir em casa", recordou Léo Gugiel, espreitando ainda para o individual: "Fiquei muito feliz com a época que fiz, mas isso ficou no passado. Olhamos para a frente e estamos muito focados para o jogo de sábado. Queremos fazer um excelente jogo e esperamos comemorar a vitória."

Ouça Léo Gugiel

A fechar, um repto à Família Benfiquista...

"Temos esperança de que a lotação do pavilhão esteja esgotada. Contamos muito com os nossos adeptos, e acho que também merecemos [o apoio]. Estamos a fazer um bom início de época, mas ainda há muitos jogos pela frente. A presença deles seria muito importante para nos empurrarem rumo à vitória", desejou.

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 8 de outubro de 2025

Patrocinadores Futsal


Relacionadas