Voleibol Feminino

22 outubro 2025, 10h28

Henrique Furtado

Henrique Furtado

Cinquenta anos volvidos desde a última participação encarnada na Taça dos Campeões Europeus, a equipa feminina de voleibol do Benfica participa na CEV Champions League na presente época. A receção ao CD Heidelberg Las Palmas, referente à 1.ª mão da 2.ª ronda de qualificação da prova, realiza-se às 19h30 desta quinta-feira, 23 de outubro, no Pavilhão Fidelidade.

"Vestir a camisola do Benfica numa competição tão importante como a Champions League é realmente um motivo de muita alegria para todos nós. Já consegui vencer três medalhas nesta competição, e é um sonho realmente viver isso. Ter a possibilidade de viver isso a representar o Benfica é uma honra muito grande para todos nós", confessou Henrique Furtado, em declarações à imprensa.

O treinador benfiquista explanou que o oponente "é uma equipa de muita qualidade, campeã também, de Espanha, e que tem uma experiente distribuidora, que joga com muita velocidade".

"Tem jogadoras de muita qualidade no ataque, ou seja, com essa velocidade, com essa qualidade ofensiva, elas têm um belo sistema ofensivo, que não é fácil de neutralizar. Espero uma equipa de muita qualidade, um grande adversário, um jogo sem favoritos, mas que, com certeza, vai exigir muito da nossa equipa", perspetivou.

Henrique Furtado

Ouça Henrique Furtado

O técnico relevou a importância dos Benfiquistas neste encontro: "Com certeza, é importante ter os adeptos ao nosso lado. Eles são uma grande fonte de motivação, de ajuda para nós em todas as partidas. Sabemos que, nas eliminatórias da Champions, a decisão em casa também é importante. Não vamos decidir em casa, vamos jogar a 1.ª partida, então é importante que tentemos vencer este encontro para levar uma vantagem para o 2.º jogo."

Henrique Furtado admitiu que o seu coletivo está a ter "um belo começo" de temporada, que o coloca "numa bonita rota, mas totalmente com os pés no chão".

"Sabemos de todos os desafios que vêm a cada rodada, sabemos de todo o potencial que têm os nossos adversários em todas as competições em que estamos a jogar, e, mesmo nas vitórias, procuramos sempre algum ponto a evoluir. Essa ambição de crescer a cada rodada, de crescer a cada jogo, ela existe independentemente se é a vitória ou se é a derrota. Seguimos muito focados em estar melhor a cada exibição", completou.

Embora as águias enfrentem o FC Porto no domingo (27 de outubro), entre as duas mãos da eliminatória europeia, o timoneiro do Benfica prefere focar-se em cada compromisso individualmente: "Isso, claro, aumenta a dificuldade para as próximas semanas, mas vemos todos os adversários com o mesmo olhar de dificuldade, a mesma preparação de estudar muito todos os adversários. É o momento de pensar neste grande desafio que temos primeiro, para depois pensar no FC Porto. Sem dúvida que é importante preparar a equipa com condições de jogar bem em todos os jogos, mas vamos passo a passo."

Claudia Dillon

Ouça Claudia Dillon

"Significa muito, poder jogar [na Champions League] é uma grande oportunidade. Há muitas grandes equipas em toda a Europa. Para mim, vinda do Brasil, isto era algo pelo qual estava muito entusiasmada, por poder jogar não só em Portugal, mas também contra todas estas outras equipas, por isso significa muito para mim. Sei que significa muito para esta equipa e para este clube, no geral", expressou, por sua vez, Claudia Dillon.

A central encarnada vincou que, no seio benfiquista, as "expectativas são muito altas": "Temos uma equipa muito boa neste ano, temos muitas batedoras fortes, por isso temos uma grande oportunidade de jogar contra algumas das equipas de topo na Champions League neste ano. A nossa mentalidade é entrar com tudo no jogo, tentar ganhar os pontos, tentar animar o público e ter boa energia."

"Gosto sempre de jogar em casa, o público e a energia são ótimos. Temos muitos grandes adeptos no Benfica, por isso poder estar rodeada dessa energia quando jogamos é uma vantagem. É sempre ótimo para todos", salientou também.

A atleta assegurou ainda que "o objetivo principal, obviamente, é vencer": "Ainda é muito cedo na época, por isso temos de garantir que conseguimos chegar à próxima ronda da Champions League e também continuar a melhorar para o resto da liga portuguesa. Temos o jogo com o FC Porto a chegar, que é outro jogo grande e importante para nós, por isso temos de garantir que estamos num trajeto ascendente e a melhorar."

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 22 de outubro de 2025

Patrocinadores Voleibol