Futebol

21 novembro 2025, 23h49

Atlético CP-Benfica

Richard Ríos inaugurou o marcador no Restelo

RESUMO DO JOGO

Numa partida marcada pela estreia oficial de Rodrigo Rêgo pela equipa principal do Clube e pelo primeiro golo de Richard Ríos com o Manto Sagrado, o Benfica venceu o Atlético CP, por 0-2, carimbando presença nos oitavos de final da Taça de Portugal.

Fechada mais uma janela competitiva das seleções nacionais, com vários atletas do SL Benfica a vestirem a camisola das suas nações, regresso às provas internas, com a festa da Taça de Portugal a surgir como objetivo mais imediato.

Na 4.ª eliminatória da competição, ditou o sorteio um duelo entre dois históricos lisboetas, Benfica e Atlético CP. Desta feita, no Estádio do Restelo, casa emprestada dos homens da Tapadinha, 43 anos volvidos após o último embate oficial, as duas equipas olharam-se nos olhos nesta noite de sexta-feira, 21 de novembro, com o Jamor como meta a atingir.

Atlético CP-Benfica

José Mourinho explicou, na antevisão, que ia haver mexidas no xadrez, face às lesões no coletivo, e assim foi, com Samuel Soares, Tomás Araújo, Otamendi, António Silva, Dedic, Aursnes, Barrenechea, Rodrigo Rêgo, João Rego, Ivanovic e Pavlidis a surgirem no onze eleito.

Apito inicial e logo se viu um Atlético destemido e corajoso, com Caleb a dar o mote, mas com o remate a sair fraco. Joãozinho, no lance seguinte, disparou forte (muito perto do ferro) a colocar Samuel Soares em sentido.

A toada manteve-se e, aos 11', mais um lance de perigo, com Ricardo Dias, na sequência de um canto, a cabecear com intenção, para o guarda-redes encarnado dizer "sim".

Atlético CP-Benfica

Finalmente, o Benfica pareceu soltar-se e, aos 18', na sequência de um livre em que Barrenechea atirou contra a barreira, Rodrigo Rêgo tentou a sorte. No momento posterior, João Rego rematou forte, mas a bola foi desviada pela defesa dos da casa.

As águias mostraram querer resolver, mas as soluções apresentadas não surtiam efeito. Aos 23', novo lance de perigo, desta feita com Ivanovic, na sequência de um canto, a rematar às malhas laterais.

Do outro lado, Délcio respondeu (26') e, em cima da meia hora, grande oportunidade para os encarnados. Pavlidis oferece a Dedic, com o defesa a rematar rasteiro para uma belíssima defesa de Rodrigo Dias. O Benfica carregava nesta altura, e António Silva (30') também esteve muito perto, contudo, o desvio, em zona central na pequena área, saiu por cima da barra.

Nos últimos minutos da 1.ª parte, mais Atlético... Aos 40', Délcio, num pontapé de bicicleta, atirou para defesa segura de Samuel Soares; aos 43', Catarino, rematou forte, à entrada da área, mas o esférico saiu por cima.

Ao intervalo, mantinha-se o nulo, nuns 45 minutos marcados por um Atlético a acreditar sempre, a olhar com intenção um Benfica a exibir-se aquém de desejado.

Dedic

Filme do jogo

Ver match center

A 2.ª parte começou com 4 mexidas no onze inicial do Benfica. Schjelderup, Barreiro, Richard Ríos e Dahl entraram em campo para as saídas de Ivanovic, João Rego, Barrenechea e Tomás Araújo, respetivamente.

Benfica mais pressionante, mais incisivo, com o Atlético a fechar-se mais atrás e a explorar o contragolpe.

As aproximações às duas áreas foram-se sucedendo, contudo, sem oportunidades flagrantes... e foi necessário chegar aos 73' para as redes abanarem!

Pavlidis

Canto batido por Aursnes na direita do ataque para o 2.º poste, e Richard Ríos, em cima da linha de pequena área, cabeceou colocado, inaugurando o marcador. Quebrada a estoica resistência dos homens da Tapadinha, o 0-2 aconteceu minutos depois. Falta clara de Paulinho sobre Barreiro no coração da área, grande penalidade assinalada de pronto. Chamado à marca dos 11 metros, Pavlidis (seria substituído aos 79' para a entrada de Henrique Araújo) rematou com frieza e não desperdiçou (77').

Com cerca de 10 minutos para jogar, ainda houve tempo para mais um par de ocasiões... Aos 90', Schjelderup, num belo lance individual, na Hora H, permitiu a defesa de Rodrigo Dias; já no tempo de compensação, Otamendi, na cobrança de um penálti após falta sobre António Silva, não conseguiu enganar o guarda-redes adversário...

Atlético CP-Benfica

Apito final no Estádio do Restelo, triunfo do Benfica sobre o Atlético, por 0-2, missão cumprida.

Fechada mais uma página da Taça de Portugal, o Benfica abre agora um novo capítulo da Liga dos Campeões. Terça-feira, dia 25 de novembro, as águias enfrentam o Ajax, em desafio da 5.ª jornada da fase de liga da competição. O apito inicial está marcado para as 17h45 (hora de Portugal Continental), na Johan Cruijff Arena, em Amesterdão.

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 22 de novembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas